Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Coluna política semanal

Publicado

em

“Se quiser colher a curto prazo, plante cereais. Se quiser colher a longo prazo, plante árvores. Mas, se quiser colher para sempre, eduque o homem”.

O Desabafo de Faustão

Abertamente insatisfeito com a crise política do Brasil, o apresentador Fausto Silva alfinetou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decretou a absolvição da chapa Dilma-Temer. O desabafo aconteceu durante a exibição do programa “Domingão do Faustão” (TV Globo) de último domingo.

Alguém discorda!?

“O Brasil tem que tirar os vários otários da frente”, disse Faustão, que acrescentou: “E fica a lição para uma próxima eleição. Não adianta a gente reclamar de quem está lá dentro, porque quem os elegeu fomos nós. País rachado só interessa a corruptos unidos”.

“Território sem lei”

Um grupo de encapuzados incendiou nesta segunda-feira (12/06) a Direção Executiva da Magistratura do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, em Chacao, na região metropolitana de Caracas.

Absurdo

Em sua coluna no jornal O Globo, a jornalista Miriam Leitão afirmou, nesta terça-feira (13), que foi alvo de agressões verbais de delegados do Partido dos Trabalhadores (PT) durante um voo entre Brasília e o Rio de Janeiro. Segundo Miriam, foram “duas horas de gritos, xingamentos” e “palavras de ordem” contra ela e contra a TV Globo.

Que coisa feia

O caso ocorreu em 3 de junho, em um voo da Avianca que partiria às 19h05. No mesmo dia, o PT havia feito o congresso do partido na capital federal, “Antes de chegar ao portão, fui comprar água e ouvi gritos do outro lado. Olhei instintivamente e vi que um grupo me dirigia ofensas’ ‘relatou Miriam.

Mulher de fibra

A Polícia Federal também teria apelado para que ela se deslocasse para a parte da frente da aeronave, mas Miriam voltou a recusar. “Diga à Polícia Federal que enfrentei a ditadura. Não tenho medo de nada”, contou, reproduzindo o diálogo que teve com a aeromoça.

Lugar de espetáculo é no circo

O parlamento mirim de Brasileia que passou quatro anos sem produzir absolutamente nada, agora parece estar se transformando em uma casa de espetáculo.

O povo está de olho!!!

Não adianta querer   “Vender gato por lebre“, vereador não é apenas pra pagar churrasco no final de semana, precisa honrar as promessas de campanha.

Até ponte onde não existe rio.

Só para lembrar, Vereador não executa, vereador tem outras atribuições que são de parâmetros do legislativo,  mesmo assim, alguns na campanha prometeram de tudo, até construir ponte onde não existe córrego, nem rio.

Além de não ter federal, parece não existir estadual

Assim segue a querida Brasileia. Capacidade a nobre representante tem, mas não usa em prol da população, a única coisa que faz do seu mandato é, dizer amém para o governo.

Grandes diferenças

Basta parar e observar, as diferenças existentes entre a prefeita Fernanda Hassem (PT) e a deputada Leila Galvão (PT), são muitas(…), ambas pertencem a mesma sigla partidária, porém pensam e atuam de forma diferente.

É devagar, é devagar, devagarinho…

Assim vem sendo a aproximação do deputado federal  Léo de Brito (PT) com o eleitorado da fronteira, vale lembrar que a região do Alto Acre não tem representante no congresso, além desse fator, Léo também foi um grande apoiador da Campanha de Fernanda Hassem (PT).

O Prefeito é o Tião

Não vou citar a fonte, mas em uma conversa entre amigos, ficou claro um certo descontentamento do prefeito de Epitaciolândia Tião Flores (PSB) em relação a atitude de alguns secretários, que segundo a fonte, querem aparecer mais que o prefeito.

Assis Brasil, Capixaba, Plácido de Castro e Santa Rosa do Purus

Um projeto de lei do senador Jorge Viana (PT-AC) cria quatro áreas de livre comércio de importação e exportação nos municípios de Assis Brasil, Capixaba, Plácido de Castro e Santa Rosa do Purus, no Acre (PLS 184/2017), De acordo com o texto, as mercadorias estrangeiras ou nacionais só serão comercializadas por empresas autorizadas a operar na região, que faz fronteira com a Bolívia e o Peru.

Economia Local  

De acordo com o senador, os países vizinhos já têm políticas de tributação diferenciada para municípios de fronteiras e a medida promoverá o desenvolvimento econômico da região. O senador lembra ainda que as grandes distâncias que envolvem o transporte das mercadorias até os municípios do Acre aumentam os preços dos produtos e que a concessão das isenções e dos benefícios fiscais pode favorecer o consumidor.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.

O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.

Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.

Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.

O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.

A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.

“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.

As investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025

OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”

Origem: Secretaria Municipal de Saúde.

Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h

Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026

Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br

Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas. 

Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção

Publicado

em

Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida  

Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.

De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.

A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.

Comentários

Continue lendo