fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Coluna política semanal

Publicado

em

“Se quiser colher a curto prazo, plante cereais. Se quiser colher a longo prazo, plante árvores. Mas, se quiser colher para sempre, eduque o homem”.

O Desabafo de Faustão

Abertamente insatisfeito com a crise política do Brasil, o apresentador Fausto Silva alfinetou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decretou a absolvição da chapa Dilma-Temer. O desabafo aconteceu durante a exibição do programa “Domingão do Faustão” (TV Globo) de último domingo.

Alguém discorda!?

“O Brasil tem que tirar os vários otários da frente”, disse Faustão, que acrescentou: “E fica a lição para uma próxima eleição. Não adianta a gente reclamar de quem está lá dentro, porque quem os elegeu fomos nós. País rachado só interessa a corruptos unidos”.

“Território sem lei”

Um grupo de encapuzados incendiou nesta segunda-feira (12/06) a Direção Executiva da Magistratura do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, em Chacao, na região metropolitana de Caracas.

Absurdo

Em sua coluna no jornal O Globo, a jornalista Miriam Leitão afirmou, nesta terça-feira (13), que foi alvo de agressões verbais de delegados do Partido dos Trabalhadores (PT) durante um voo entre Brasília e o Rio de Janeiro. Segundo Miriam, foram “duas horas de gritos, xingamentos” e “palavras de ordem” contra ela e contra a TV Globo.

Que coisa feia

O caso ocorreu em 3 de junho, em um voo da Avianca que partiria às 19h05. No mesmo dia, o PT havia feito o congresso do partido na capital federal, “Antes de chegar ao portão, fui comprar água e ouvi gritos do outro lado. Olhei instintivamente e vi que um grupo me dirigia ofensas’ ‘relatou Miriam.

Mulher de fibra

A Polícia Federal também teria apelado para que ela se deslocasse para a parte da frente da aeronave, mas Miriam voltou a recusar. “Diga à Polícia Federal que enfrentei a ditadura. Não tenho medo de nada”, contou, reproduzindo o diálogo que teve com a aeromoça.

Lugar de espetáculo é no circo

O parlamento mirim de Brasileia que passou quatro anos sem produzir absolutamente nada, agora parece estar se transformando em uma casa de espetáculo.

O povo está de olho!!!

Não adianta querer   “Vender gato por lebre“, vereador não é apenas pra pagar churrasco no final de semana, precisa honrar as promessas de campanha.

Até ponte onde não existe rio.

Só para lembrar, Vereador não executa, vereador tem outras atribuições que são de parâmetros do legislativo,  mesmo assim, alguns na campanha prometeram de tudo, até construir ponte onde não existe córrego, nem rio.

Além de não ter federal, parece não existir estadual

Assim segue a querida Brasileia. Capacidade a nobre representante tem, mas não usa em prol da população, a única coisa que faz do seu mandato é, dizer amém para o governo.

Grandes diferenças

Basta parar e observar, as diferenças existentes entre a prefeita Fernanda Hassem (PT) e a deputada Leila Galvão (PT), são muitas(…), ambas pertencem a mesma sigla partidária, porém pensam e atuam de forma diferente.

É devagar, é devagar, devagarinho…

Assim vem sendo a aproximação do deputado federal  Léo de Brito (PT) com o eleitorado da fronteira, vale lembrar que a região do Alto Acre não tem representante no congresso, além desse fator, Léo também foi um grande apoiador da Campanha de Fernanda Hassem (PT).

O Prefeito é o Tião

Não vou citar a fonte, mas em uma conversa entre amigos, ficou claro um certo descontentamento do prefeito de Epitaciolândia Tião Flores (PSB) em relação a atitude de alguns secretários, que segundo a fonte, querem aparecer mais que o prefeito.

Assis Brasil, Capixaba, Plácido de Castro e Santa Rosa do Purus

Um projeto de lei do senador Jorge Viana (PT-AC) cria quatro áreas de livre comércio de importação e exportação nos municípios de Assis Brasil, Capixaba, Plácido de Castro e Santa Rosa do Purus, no Acre (PLS 184/2017), De acordo com o texto, as mercadorias estrangeiras ou nacionais só serão comercializadas por empresas autorizadas a operar na região, que faz fronteira com a Bolívia e o Peru.

Economia Local  

De acordo com o senador, os países vizinhos já têm políticas de tributação diferenciada para municípios de fronteiras e a medida promoverá o desenvolvimento econômico da região. O senador lembra ainda que as grandes distâncias que envolvem o transporte das mercadorias até os municípios do Acre aumentam os preços dos produtos e que a concessão das isenções e dos benefícios fiscais pode favorecer o consumidor.

Comentários

Continue lendo

Extra

Professor é condenado por desacato, resistência e agressão após obstruir abordagem policial em Assis Brasil

Publicado

em

Comarca de Assis Brasil, cidade localizada na fronteira com o Peru – Foto: Divulgação

Homem foi sentenciado a 8 meses de prisão e indenização por danos morais após tumultuar intervenção policial.

O desfecho de um episódio ocorrido em dezembro de 2021, em Assis Brasil, foi marcado esta semana pelo encerramento do processo criminal envolvendo um professor local. O indivíduo foi considerado culpado por desacato e resistência à autoridade, após ter atrapalhado uma abordagem policial e empregado força física contra os agentes da lei.

Segundo os registros, o incidente teve início durante uma abordagem policial a um indivíduo que anteriormente havia evadido de uma blitz policial. Nesse momento, um terceiro interveniente, identificado como o professor em questão, interrompeu os policiais e instruiu o abordado a não obedecer às ordens policiais. Alegando que a Polícia Civil deveria intimar o indivíduo e que ele poderia comparecer à delegacia posteriormente para prestar esclarecimentos, o professor interferiu de forma decisiva na ação policial em curso.

Diante da obstrução à intervenção policial, os agentes deram voz de prisão ao professor, que resistiu à detenção, empurrando os policiais. Em resposta, os policiais revidaram, algemaram o indivíduo e o conduziram à delegacia. A prisão em flagrante foi validada pelo juízo da comarca de Assis Brasil, e em audiência subsequente, o professor alegou abuso de autoridade por parte dos policiais. Entretanto, sua tese não foi acatada pela justiça, resultando na condenação a 8 meses de prisão.

Mesmo em grau de recurso, o Tribunal de Justiça do Acre manteve a sentença condenatória, reforçando os argumentos que levaram à condenação inicial. Além da pena de prisão, o professor também foi condenado na esfera cível a indenizar os policiais em 2 mil reais, como compensação por danos morais causados pelos xingamentos proferidos durante o ocorrido.

O processo permanece confidencial para preservar a identidade do acusado, conforme determinação judicial.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL

AVISO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO PRESENCIAL SRP N.º 003/2024.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 19/04/2024 à 30/04/2024.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço por item.

DATA DA ABERTURA: 02 de maio de 2024.

HORARIO: 08h00min (oito horas).

LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia/AC.

OBJETO: Contratação de empresa especializada no fornecimento de material de expediente visando atender as necessidades do Município de Epitaciolândia/AC. 

As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Comissão Municipal de Contratação, Portal de Licitação do Tribunal de Contas do Estado do Acre, site do município ou através do e-mail: [email protected]

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia/AC, 19 de abril de 2024.

Agleison Rodrigues dos Santos

Agente de Contratação

Decreto n° 003/2024

Comentários

Continue lendo

Extra

Acadêmicos de medicina em universidade federal de Pando denunciam violação de direitos no País

Publicado

em

Uma advogada que está representando um grupo de mais de 20 estudantes brasileiros, que buscam o sonho de se formar em medicina na Bolívia, está denunciando uma série de violações de direitos previstos em Lei, que não vem sendo respeitado pela Universidade Amazônica de Pando – UAP.

Casos de violações em diversas áreas são feitos todos os anos, uma vez que os estrangeiros, na maioria brasileiros, são os que mais pagam taxas e na prática, mantém os as instituições públicas e privadas na fronteira.

Na cidade de Cobija, capital do estado de Pando/Bolívia, com pouco menos de 100 mil habitantes, já possui três faculdades na área da medicina, sendo duas particulares e uma federal. Já foi denunciado que essas instituições praticam bullying contras os acadêmicos que atrasam suas mensalidades, além de taxas as vezes consideradas abusivas para que possam fazer provas, ou entrar na sala de aula.

Advogada Angeles Cardozo Guzman, os direitos previstos em Lei, não estão sendo respeitados

Segundo a advogada Angeles Cardozo Guzman, os direitos previstos em Lei, não estão sendo respeitados e algumas respostas que foram solicitadas, não estão sendo dadas para que possam garantir a Constituição Política do Estado.

Denunciam que os pagamentos de matrículas são mais caros para os estrangeiros, além do mais grave, como supostas importunações sexuais, docentes que querem ‘favores íntimos’ para que possam passar de semestre, discriminação, violência psicológica, e por fim, extorsões financeiras.

Também denunciam que os docentes querem a mudança nos planos de estudos para que possam cumprir suas matérias, mas, não querem ajudar os acadêmicos, além da direção ser obtusa quando é procurada pelos alunos.

Uma ação foi impetrada para que as normas fossem cumpridas, sendo dada causa ganha aos alunos, mesmo assim, nada está sendo cumprido. Angeles Cardozo comunicou que, caso esta pauta não seja resolvida em breve, estará indo até Brasília/DF, para denunciar às autoridades do Itamaraty e no Senado Brasileiro.

Com apoio do jornalista Hugo Mopi Soliz – Canal Pando Vision

Comentários

Continue lendo