Acre
Zum quer trazer de volta a dignidade aos moradores de Assis Brasil
Alexandre Lima, de Assis Brasil
Durante esta semana, o prefeito eleito pelo PSDB, Antonio B. Souza, o ‘Zum’, recebeu a equipe do jornal oaltoacre.com, para falar um pouco dos seus trabalhos que vem sendo realizados no pequeno município de Assis Brasil, distante a 330km da capital acreana na tríplice fronteira.
O gestor iniciou falando dos desafios que terá pela frente junto com sua equipe. Vários projetos já foram planejados e estão sendo colocados em prática desde que assumiu o Município em janeiro passado, mesmo sabendo das dificuldades que teria pela frente, sabendo Assis Brasil passou por duas gestões desastrosas.
“Sabemos que o problema maior é financeiro e Assis Brasil não está fora do contexto em relação aos municípios do Brasil e do Acre. Dos 22 no estado, acredito que uns dois apenas estão em situação mais confortável. Mas, não quero ficar me lamentando e olhando para trás pelo retrovisor”, destacou.

Com a chefe de Gabinete Toinha Gadelha, Primeira dama Neiva Vilacorta e o Assessor de Comunicação, Gerineudo Galdino em seu gabinete.
Junto com sua equipe, Zum está buscando apoio em todas as áreas, tanto no Estado quando em Brasília. Comentou que a recíproca está sendo acima do esperado, pois, conseguiu o apoio de deputados federais que destinaram emendas para as mais diversas áreas. Doações de órgãos federais e a promessa de muito trabalho para os próximos meses.
Aos poucos, o gestor vem tomando ciência das problemáticas da Prefeitura, como pendências administrativas junto aos funcionários, falta de maquinário para trabalhar e outros problemas. “Encontrei uma prefeitura com muitos problemas. Até mesmo a falta de local para jogar o lixo, já que o lixão estava fechado e caminhão na entrada sem entrar. Graças a Deus estamos aos poucos buscando soluções”, disse.
Zum falou de muitas coisas que já vem realizando no Município, como o apoio aos idosos através da Secretaria de Ação Social, na educação, saúde e outras secretárias. No quesito BR 317 e ramais, disse que já esteve reunido com o superintendente do Dnit no Acre, Tiago Caetano, onde recebeu as boas de apoio.
“Acredito que a partir do mês de maio e com a chegada do verão, já estaremos trabalhando para melhorar alguns ramais do Município. Tiago (do Dnit) me garantiu que estará tendo uma atenção direcionada na BR 317 até Brasiléia e isso vai melhorar muito o acesso de produtos e turismo para Assis Brasil”, falou.
- Pequena Assis Brasil se destaca com menor número de eleitor e maior número de candidatos na regional do Alto Acre.
Lhe foi perguntado sobre as atividades culturais de Assis Brasil, Zum destacou que os eventos como aniversário do Município que acontece no próximo mês, Festival de Praia e carnaval fora de época, estarão dentro do calendário de eventos, uma vez que criou uma comissão, coordenada pela Chefe de Gabinete, Toinha Gadelha, onde estarão buscando apoio de empresários locais e de fora, para que a cidade volte a ter vida como antes.
- Chegada no posto fiscal de Assis Brasil, na divisa como Peru /Foto: Alexandre Lima
Comentários
Acre
Ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, morre aos 63 anos
O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, morreu no final da tarde deste domingo (14), aos 63 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital João Câncio Fernandes, onde realizava tratamento contra um câncer de pulmão. O óbito foi confirmado por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderam a ocorrência na unidade hospitalar.
Nilson Areal teve trajetória marcante na política acreana. Foi prefeito de Sena Madureira por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012, período em que conduziu importantes ações administrativas no município. Além da atuação no Executivo municipal, também exerceu o cargo de deputado estadual.
O ex-prefeito deixa esposa, dois filhos e três netos. A morte causou grande comoção em Sena Madureira e entre lideranças políticas do Acre.
O governador Gladson Cameli divulgou uma nota de pesar, na qual lamentou a morte do amigo de longa data e destacou a contribuição de Nilson Areal para a vida pública e o desenvolvimento do município.
Comentários
Acre
Mailza arrecada mais de 2 mil brinquedos para crianças com Corrida Solidária
A Corrida Solidária com Mailza, realizada neste sábado, 13, reuniu milhares de corredores em um grande ato de solidariedade, esporte e celebração da vida. Promovida pela vice-governadora Mailza Assis, em comemoração ao seu aniversário, a iniciativa arrecadou mais de 2 mil brinquedos, que serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade neste Natal.
Com clima favorável, sol aparecendo ao longo do percurso e muita animação, a corrida transformou-se em uma verdadeira festa popular. Antes da largada, os participantes cantaram parabéns para a vice-governadora. Ao final, além da entrega das medalhas, teve bolo de aniversário e um animado banho de mangueira garantido pelo Corpo de Bombeiros, fechando o evento em clima de alegria e confraternização.
Mailza agradeceu a participação do público e destacou o significado da ação. “Quero agradecer a cada pessoa que colaborou, que sonhou comigo esse momento, que trouxe um brinquedo e participou dessa corrida. É um gesto que simboliza compartilhar, solidarizar com as famílias que mais precisam, especialmente as nossas crianças. Também é cuidar da saúde, rever amigos e viver um momento de descontração. Esse evento foi preparado com muito amor e carinho, e juntos vamos fazer um Natal diferente para muitas crianças”, afirmou ela que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
Entre os participantes, histórias de inclusão e afeto marcaram o evento. Regimar Souza do Nascimento e Leide Fernandes prestigiaram a corrida acompanhados da filha Jayane, de 24 anos, que tem paralisia cerebral.
“Ela quis vir, disse: ‘mãe, eu quero ir’. Trouxemos ela para participar e também homenagear o aniversário da vice-governadora”, contou Leide.
Regimar também parabenizou a iniciativa. “É uma ação linda. Ela transforma o próprio aniversário em um presente para quem mais precisa, para as crianças. Isso é algo que Deus abençoa, e que inspira outras pessoas a fazerem o bem”, afirmou.
Entre os grupos que mais chamaram atenção pelo entusiasmo esteve o Funcional da Polícia Militar do Acre, formado exclusivamente por mulheres, que chegaram animadas e abrilhantaram ainda mais a festa.
“Foram mais de 100 mulheres aqui. As meninas estavam muito ansiosas para participar, porque é um evento solidário. Nós trabalhamos em bairros periféricos, como Cidade do Povo, Taquari e também na Arena da Floresta. Ao todo, são 106 mulheres, todas muito alegres e felizes por estarem aqui hoje”, relatou a instrutora Halida Prado.
Resultados da corrida
Na categoria masculina, o grande vencedor foi Kauan Vitor, seguido por Jefferson Ramos em segundo lugar e Manoel Cunha em terceiro.
Kauan parabenizou a vice-governadora e ressaltou a importância do esporte aliado à solidariedade.
“Sou da corrida amadora há dois anos. Além de promover o esporte, essa ação ajuda as crianças do nosso Acre. Nem todo mundo consegue dar um presente no Natal, então é maravilhoso poder ajudar fazendo o que a gente ama”, disse.
Jefferson Ramos, corredor amador há dez anos, destacou os benefícios da prática esportiva.
“Qualquer esporte é importante para a nossa saúde. Depois da pandemia, as pessoas passaram a se cuidar mais. E hoje, além disso, estamos fazendo o bem”, ressaltou.
Na categoria feminina, Dalvanir Alves conquistou o primeiro lugar, seguida por Fran Melo em segundo e Juliane Souza em terceiro. Dalvanir celebrou a iniciativa.
“Uma oportunidade maravilhosa de incentivar o exercício físico e, ao mesmo tempo, proporcionar um Natal mais feliz para as crianças. A vice-governadora festejou seu aniversário da melhor forma, junto à população”, destacou.
Fran Melo, corredora profissional há oito anos, também elogiou o evento. “Foi uma ação linda. Quem ganha de verdade são as crianças, porque as doações foram brinquedos. Parabéns à vice-governadora por essa iniciativa”, afirmou.
Comentários
Acre
Mototaxista e passageira ficam feridos após caminhonete desgovernada causar acidente em Brasiléia
Veículo atingiu motocicleta e derrubou parte do muro do cemitério municipal na Avenida Rui Lino
Um acidente envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux e um mototáxi deixou duas pessoas feridas na manhã deste sábado (13), por volta das 9h20, na cidade de Brasiléia. O caso ocorreu na Avenida Rui Lino e mobilizou equipes de socorro e autoridades de trânsito.
Segundo informações preliminares, a caminhonete Hilux, placa MZY-8979, era conduzida por uma mulher, que não teve a identidade divulgada. Testemunhas relataram que a motorista teria se atrapalhado com os pedais do veículo, que possui câmbio automático, ao sair de um comércio localizado do outro lado da avenida. Com isso, o veículo atravessou a via e colidiu de ré contra o muro do cemitério municipal.
No momento do descontrole, um mototáxi passava pelo local. O condutor, identificado como Assis Leite, ex-vereador de Epitaciolândia, transportava uma passageira na garupa. Com o impacto, o mototaxista sofreu um corte na perna direita,
enquanto a passageira teve escoriações.
Por pouco, a caminhonete não passou por cima da motocicleta. O impacto ainda derrubou parte do muro do cemitério. A motorista permaneceu no local e prestou esclarecimentos às autoridades.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital para atendimento médico, onde permaneceram em observação. As autoridades competentes foram acionadas e apuram as circunstâncias do acidente.
Segundo foi informado, o mototaxista após análise completa na sala vermelha do hospital de Brasileia, onde passou por todos os procedimentos necessários, logo foi transferido para Rio Branco devido a gravidade do estado dele. Assis sofreu fratura exposta na Tíbia e Fíbula do membro inferior direito, e ao chegar na Capital, iria passar por cirurgia de reparação para fazer a fixação dos ossos da perna. A passageira teria suspeita de fraturas em alguma costelas.

































Você precisa fazer login para comentar.