Cotidiano
Xapuri receberá oficina e espetáculo de dança com destaque para o carimbó
O projeto foi pensado como diáspora para Xapuri pelo significado histórico que a cidade possui para o Acre, como palco de lutas, incluindo a antirracista.
Por
A artista Camila Cabeça e a socióloga e educadora popular Jaycelene Brasil executam de 19 a 25 de julho, no salão paroquial da igreja São Sebastião, em Xapuri, o projeto “Diásporas corporais na princesinha do Acre: oficina e aula espetáculo de dança – carimbó para o despertar do corpo”.
O projeto foi aprovado no Edital de Culturas Tradicionais e Populares do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour – FEM/ Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
Poderão participar pessoas com idade entre 14 e 80 anos, que receberão certificados frutos da parceria com a Universidade Federal do Acre – Ufac, por meio do projeto Mãos que Salvam.
A cultura do carimbó é ponto central da oficina e aula espetáculo de dança que serão ministrados por Camila Cabeça, artista, pesquisadora e proponente do projeto. Jaycelene Brasil, também ministrante de oficina no projeto, aborda questões cruciais da luta antirracista como legislação, educação, relações étnico-raciais, respeito/ valorização da diversidade cultural e representatividade positiva.
Segundo Camila, o projeto foi pensado como diáspora para Xapuri pelo significado histórico que a cidade possui para o Acre, como palco de lutas, incluindo a antirracista.
“Falo em diásporas na princesinha como uma forma de contar, cantar e dançar essa história do Carimbó. Contar esse corpo diásporico indígena, esse corpo diaspórico africano que mistura o conceito de Brasil que até então entendemos. Ao trazer para o Acre, também absorvemos e entendemos que tem o Carimbó de sanfona e tantas coisas bonitas que essa troca que a diáspora faz, vamos retornar para nossa origem contando e dançando a história corporal. A expectativa é que nós dancemos e relancemos uma perspectiva, para entender a diáspora em quem somos”, explica Camila Cabeça.
A atividade ocorrerá observando os devidos protocolos sanitários como o uso de máscara e álcool em gel e o distanciando será mantido.
Comentários
Cotidiano
Masculino goleia e garante classificação; Feminino sofre revés, mas busca reforços para última rodada
Com vitória por 7 a 2, Epitaciolândia assume vice-liderança do grupo A e avança no Masculino. No Feminino Sub-17, equipe é superada por 9 a 1. 
Equipe masculina vence por 7 a 2 e avança com antecedência. Já o time feminino é goleado por 9 a 1, mas ainda tem chances e aposta em reforços para garantir a vaga.
A penúltima rodada da primeira fase trouxe resultados opostos para as equipes masculina e feminina. No masculino, a vitória expressiva por 7 a 2 garantiu a classificação antecipada. A partida, no entanto, foi encerrada aos 5 minutos do segundo tempo após o goleiro do time do João Eduardo se lesionar e, sem goleiro reserva ou jogadores com uniforme para substituição, a equipe adversária concordou em encerrar o confronto.
Já no feminino, a equipe enfrentou um domingo difícil. O combinado de Porto Acre e Epitaciolândia impôs uma dura goleada de 9 a 1, dificultando a situação na tabela. Apesar do revés, a equipe ainda tem chances de classificação e promete reforços para o próximo jogo decisivo.
A última rodada promete fortes emoções, especialmente no feminino, onde a luta pela vaga continua aberta.
Comentários
Cotidiano
Humaitá recebe o Manaus e vai tentar 2ª vitória no Brasileiro

Foto Glauber Lima: Humaitá deve ter um esquema ofensivo na Arena da Floresta
O Humaitá enfrenta o Manaus neste domingo, 20, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, pela 13ª rodada da fase de classificação do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão vai tentar a segunda vitória
Desfalques importantes
O zagueiro Gabriel e o meia João Hassen, principal destaque do Humaitá no torneio, estão lesionados e não jogam
A comissão técnica do Tourão deixou para divulgar os titulares somente 30 minutos antes do início da partida.
Pelo G4
O duelo na Arena é importantíssimo para o Manaus. Se a equipe amazonense vencer assume a 3ª colocação no A1 com 20 pontos e dará um passo decisivo para seguir com boas chances de classificação.
Trio do Distrito Federal
Um trio do Distrito Federal comanda Humaitá e Manaus. Matheus de Moraes será o árbitro e terá como auxiliares Marconi de Souza e Renato Gomes Tolentino.
Comentários
Cotidiano
Montenegro goleia Brasileia e conquista classificação no Sub-17

Foto Fafs: Montenegro avança e segue na disputa do título 2026
O Montenegro goleou Brasileia por 9 a 1 nesse sábado, 19, no ginásio Álvaro Dantas, e garantiu a classificação para a próxima fase do Campeonato Estadual Sub-17.
Epitaciolândia venceu o João Eduardo por 7 a 2 e assumiu a segunda colocação do grupo A com 9 pontos e também avançou.
No fechamento da rodada, no masculino, o Café com Leite/Porto Acre bateu a Base do Zé por 3 a 1.
Duelo no feminino
Na partida isolada pelo Estadual Feminino Sub-17, o Café com Leite/Porto Acre goleou o Epitaciolândia por 9 a 1.
Você precisa fazer login para comentar.