Cotidiano
Xapuri discutiu o futuro da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na 3ª Conferência Municipal
O secretário municipal de Saúde, Daniel Lima, fez um relato sobre as condições em que o setor de saúde foi encontrado no início da gestão e das medidas emergenciais tomadas para restabelecer as condições mínimas de atendimento

O prefeito de Xapuri ressaltou que a conferência assume uma importância ainda maior no contexto atual, em que se enfrenta o crescimento de problemas relacionados a lesões por esforço repetitivo. Foto: cedida
A Prefeitura de Xapuri realizou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, evento que reuniu representantes de diversos segmentos sociais para discutir e propor melhorias no acesso à saúde para trabalhadores dos setores público e privado, entre outros.
A solenidade de abertura foi abrilhantada pela participação da Banda de Música Municipal Dona Júlia Gonçalves Passarinho, que executou com maestria os hinos Nacional e xapuriense, marcando o início oficial dos trabalhos.
A mesa de honra foi composta pelo prefeito de Xapuri, pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Lima, pelo vice-prefeito Vânio Miranda, pelas conselheiras estadual e municipal de Saúde, Lucrécia Batista Pereira e Cirnelândia Ribeiro, pelo comandante da Polícia Militar em Xapuri, tenente Marcos Roberto Farias, pelo promotor de justiça de Xapuri, Renan Batista, e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Paraná.

Durante a abertura, a conselheira estadual de Saúde, Lucrécia Batista Pereira, que é filha de Xapuri, destacou a importância da conferência para o município. Foto: cedida
Durante a abertura, a conselheira estadual de Saúde, Lucrécia Batista Pereira, que é filha de Xapuri, destacou a importância da conferência para o município. “Esse momento é de vocês”, afirmou, dirigindo-se aos representantes da sociedade presentes no evento. “Vocês, que estão na ponta, é que estão sentindo o que está faltando. Nossos gestores estão aqui para colaborar, mas vocês são muito mais importantes”, acrescentou.

A Prefeitura de Xapuri encerra, com a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, um ciclo de conferências municipais importantes, como a de Meio Ambiente e das Cidades, reforçando o compromisso da gestão
O prefeito de Xapuri ressaltou que a conferência assume uma importância ainda maior no contexto atual, em que se enfrenta o crescimento de problemas relacionados a lesões por esforço repetitivo, acidentes de trabalho, doenças mentais, estresse e depressão. “Nós, como gestão, precisamos ouvir a população e entender como é que a gente pode, juntos, ofertar melhores condições de trabalho e acolher aqueles que precisam da gestão no âmbito da saúde”, destacou.

O evento é de extrema relevância para os municípios, pois permite que a população participe ativamente da construção de políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador. Foto: cedida
O evento é de extrema relevância para os municípios, pois permite que a população participe ativamente da construção de políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador, contribuindo para que as demandas reais da comunidade sejam ouvidas e integradas ao planejamento e à execução das ações municipais.
A Prefeitura de Xapuri encerra, com a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, um ciclo de conferências municipais importantes, como a de Meio Ambiente e das Cidades, reforçando o compromisso da gestão com a participação popular e o desenvolvimento de políticas públicas que visem melhorar a vida das pessoas nas cidades brasileiras.

A 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, evento que reuniu representantes de diversos segmentos sociais para discutir e propor melhorias no acesso à saúde para trabalhadores dos setores público e privado, entre outros.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.