Acre
Vítima persegue e detém ladrão que usava criança de 10 Anos para praticar furtos em Rio Branco

Antônio Carlos, de 51 anos, foi preso sob acusação de furto no início da tarde desta quinta-feira, dentro do Novo Mercado Velho, na região central de Rio Branco.
A história que levou à prisão de Antônio Carlos remonta ao dia 5 de agosto, quando ele estava na companhia de uma menina de apenas 10 anos, que é sua enteada. Juntos, eles furtaram objetos de um apartamento localizado na Rua do Futuro, no bairro Aviário. O crime foi documentado em vídeo e entregue à polícia pela proprietária do apartamento. Nas imagens, é possível ver o momento em que a criança vigia a rua e fazia gestos para orientar Antônio Carlos a sair da residência carregando uma televisão de 42 polegadas. Além da TV, foram furtados um relógio, um controle remoto e R$ 130 em dinheiro.

A prisão de Antônio Carlos ocorreu graças à ação corajosa da proprietária do apartamento. Enquanto fazia compras em uma farmácia, ela reconheceu o ladrão e a criança saindo de um prédio na região central de Rio Branco. Decidida a não deixá-los escapar, ela os seguiu até o Novo Mercado Velho, onde realizou a abordagem. Com a ajuda de populares, conseguiu manter os suspeitos sob controle até a chegada de uma equipe do 1° Batalhão da Polícia Militar, acionada pela vítima.
Antônio Carlos, confrontado com as imagens incriminatórias, confessou o crime. Ele alegou ter entrado no apartamento porque a porta estava aberta e afirmou que a criança era sua enteada, e ambos moravam no bairro Recanto dos Buritis.
Diante dos fatos, Antônio Carlos foi detido e levado para a Delegacia Especializada de Investigação Criminal (Deic) para as devidas providências legais. A criança, com apenas 10 anos de idade e amparada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), não pode sofrer sanções penais, especialmente por não estar em situação de flagrante. Ela foi entregue à mãe, que reside no Recanto dos Buritis.
O acusado, além de responder pelo furto, também enfrentará a possibilidade de ser acusado por corrupção de menor, uma vez que a menina era orientada e participava ativamente das ações criminosas. A polícia continua a investigação para esclarecer completamente o caso e tomar as medidas cabíveis.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.