Conecte-se conosco

Acre

Visita de agências de aviação do Peru ao Acre fortalece parcerias para desenvolvimento logístico e comercial

Publicado

em

Representantes de agências de aviação do Peru realizaram uma visita institucional ao presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), ocasião em que apresentaram detalhes das operações de transporte aéreo e infraestrutura logística do país vizinho. Durante a reunião, foram destacadas as possibilidades de parceria entre o Peru e o Acre para impulsionar o desenvolvimento econômico e expandir as oportunidades de comércio internacional.

Os representantes enfatizaram que o serviço aéreo peruano está preparado para atender as demandas de cada cliente, oferecendo soluções logísticas com capacidade variada. Entre os recursos apresentados, estão o Boeing 3337, que pode transportar até 22 toneladas, e o modelo Jump de 330-360, com capacidade para 4 toneladas. Para exigências de maior volume, os aviões DS-310 e DS-311, também com capacidade de 4 toneladas, podem ser disponibilizados para operações específicas.

Outro ponto discutido foi a recente inauguração do Porto de Shancay, no Peru, que facilita o transporte de mercadorias, beneficiando diretamente os empresários ao reduzir o tempo de trânsito para Europa e Ásia. “Estamos confiantes de que este novo serviço representa um passo significativo para o desenvolvimento econômico e social da região, proporcionando mais eficiência e oportunidades de exportação”, ressaltou um dos representantes.

A estrutura logística do Peru também foi apresentada aos parlamentares acreanos. A delegação peruana destacou a disponibilidade de uma agência paraguaia e armazéns com autorização aduaneira para agilizar o processo de tramitação. Esses armazéns, que ocupam 40.000 metros quadrados em Lima, estão preparados para integrar os serviços de despacho aduaneiro, contando ainda com 36 recadas no grupo para reforçar as operações logísticas.A visita fortalece o diálogo entre o Acre e o Peru, possibilitando que novos investimentos sustentáveis sejam discutidos e ampliados, beneficiando ambos os lados.

O diretor geral do Departamento de Marketing da Sli Air Cargo, Omar Rebaza, apresentou as oportunidades de exportação que podem ser exploradas com a nova rota entre Acre e Peru. Em sua fala, ele destacou a importância da parceria para ajudar os exportadores e industriais brasileiros a entregar seus produtos de maneira eficiente.

“Estamos muito interessados em cobrir essa rota entre Acre e Peru, não apenas para entregar produtos, mas também para auxiliar na venda e distribuição”, afirmou. Omar também mencionou que o Departamento está aberto a promover uma ampla gama de produtos, como bebidas classificadas, ração animal, arroz e outros itens que o estado do Acre possa oferecer.

Com mais de 15 anos de experiência em logística, a equipe do Departamento de Marketing conta com um armazém de 40.000 metros quadrados, uma agência de cargas, uma agência de customs e transporte próprio para distribuição. Rebaza enfatizou que a criação de um acordo entre as partes pode facilitar a integração e levar produtos do Acre ao mercado peruano.

A visita e a apresentação de Omar Rebaza evidenciam o potencial de expansão do comércio entre o Acre e o Peru, promovendo uma troca comercial vantajosa e ampliando as oportunidades de negócios para os produtores locais. “É apenas uma questão de alinharmos as ideias e garantirmos que os produtos cheguem ao Peru”, concluiu o diretor, reforçando o comprometimento em fortalecer as relações comerciais entre os dois estados.

O deputado Pedro Longo expressou seu otimismo em relação às novas oportunidades de logística para o transporte de passageiros e cargas. “Sem dúvida, essa é uma conquista muito aguardada pelo povo acreano. A possibilidade de termos agora uma ligação aérea com o Peru, a Bolívia e o Brasil é animadora”, destacou. Ele ressaltou que os preparativos para essa nova rota estão avançados, o que traz esperança de melhorias significativas na conectividade da região.

Longo acredita que a nova ligação aérea não apenas estimulará a economia acreana, mas também impulsionará o desenvolvimento do turismo e estreitará as relações com os países vizinhos. “Estamos lutando pelo turismo há muito tempo. Estou muito feliz de participar desse momento”, concluiu, expressando sua satisfação e otimismo com as perspectivas futuras para o Acre.

O presidente Luiz Gonzaga destacou a importância da integração entre os países e o trabalho conjunto realizado por diversas instituições para viabilizar essa conexão. Ele afirmou que essa iniciativa é um resultado significativo dos esforços coletivos, mencionando o papel do governo do estado e da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).

Gonzaga ressaltou que a integração não é apenas uma visão, mas uma realidade em andamento. “Estamos vendo que as coisas estão se realizando. A empresa está aqui, todo o aparato dela está presente”, afirmou. Ele explicou que, apesar de já haver progressos significativos, como a compra dos aviões e a obtenção de autorizações no Peru, ainda existem questões burocráticas a serem resolvidas do lado brasileiro. “Os aviões já foram comprados e estão aguardando a parte da burocracia. No Peru, já está muito avançado, está comprado e construído”, concluiu, enfatizando a urgência de avançar nas formalidades para que a integração se torne plenamente efetiva.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Ismael Medeiros

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo