Extra
Videoaulas para alunos da rede estadual de ensino começam nesta semana
Ferramenta quer manter jovens menos ociosos em casa durante o distanciamento social
As primeiras videoaulas para alunos da rede pública de ensino do Acre serão disponibilizadas na ferramenta Educ Acre a partir deste final de semana, informou a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE).
A ideia é manter menos ociosos em casa os mais de 150 mil estudantes durante o distanciamento social em decorrência da pandemia de coronavírus, que já infectou cerca de 100 pessoas no Acre, matando pelo menos quatro delas.
Os conteúdos a serem inseridos na ferramenta não irão contar como aula normal por não haver legislação que permita esse tipo de atividade como parte da carga horária do ano letivo.
O objetivo, de acordo com o secretário Mauro Sérgio, é garantir a não interrupção completa do acesso à edução pública enquanto durar a epidemia.
As aulas presenciais foram suspensas no dia 17 de março, assim que foram confirmados os três primeiros casos da doença no estado, e seguem paralisadas pelo menos até o dia 30 de abril.
Os estudantes poderão acompanhar as videoaulas pelo celular, computador ou tablet. Em breve, os conteúdos também devem ser transmitidos pela TV, como forma de fazer chegar o trabalho aos jovens que não têm acesso à internet.
Os materiais estão sendo gravados nos estúdios da TV Aldeia pelos próprios professores da rede pública de ensino, sob a supervisão da equipe técnica da Secretaria de Educação.
São mais de 450 escolas com atividades suspensas desde o início da pandemia, sendo 300 rurais e 178 urbanas.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE SUSPENSÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
AVISOS E PUBLICAÇÕES
AVISO DE SUSPENSÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 020/2025 – COMPRAS.GOV 90020/2025
Comunicamos a suspensão da licitação supracitada, publicada no D.O.U nº 49 de 13/03/2026. Pregão Eletrônico nº 90020/2025 (UASG 980105). Objeto: Aquisição de equipamentos de informática, tecnologia e comunicação. Motivo: Em razão de recebimento de pedido de esclarecimento e impugnação faz-se necessário maior prazo para análise e resposta da Equipe.
Brasiléia/AC, 24 de março de 2026.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Comentários
Extra
Assaltantes armados invadem posto de combustível no centro de Rio Branco
Criminosos renderam funcionários, roubaram celulares e dinheiro e fugiram sem serem localizados
Três assaltantes armados invadiram um posto de combustível da rede Bons Amigos na madrugada desta segunda-feira (23), na rua Sergipe, região central de Rio Branco, nas proximidades do Terminal Urbano.
De acordo com a Polícia Militar, acionada pelo Centro de Operações (Copom), os criminosos chegaram ao local a pé e renderam os funcionários. Durante a ação, as vítimas foram trancadas no banheiro, estratégia usada para evitar reação e dificultar a identificação dos suspeitos.
Os assaltantes levaram aparelhos celulares e cerca de R$ 300 em dinheiro antes de fugirem em direção desconhecida.
Guarnições realizaram buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.
O caso foi registrado na Delegacia de Flagrantes (Defla) e será investigado pela Polícia Civil de Rio Branco.
Comentários
Extra
Gabriela de Paiva é eleita governadora de Pando e faz história na Bolívia
Engenheira de 32 anos é a primeira mulher a comandar o departamento que faz fronteira com o Acre
A engenheira eletromecânica Gabriela de Paiva Padilla foi eleita governadora do departamento de Pando, na Bolívia, nas eleições realizadas no domingo (22). Aos 32 anos, ela se torna a primeira mulher a ocupar o cargo e uma das mais jovens líderes regionais do país.
De acordo com o Sistema de Resultados Preliminares (Sirepre), do Tribunal Supremo Eleitoral boliviano, com 96% das urnas apuradas até a noite da votação, Gabriela obteve 47% dos votos válidos, garantindo a vitória ainda no primeiro turno. A principal adversária, Eva Luz Humérez, ficou com 25% dos votos.
O cenário eleitoral foi impactado pela desclassificação do partido FSUTCP, ligado ao empresário Rodolfo Añez, poucos dias antes do pleito. Ainda assim, Gabriela já figurava entre as favoritas, com destaque em debates e propostas voltadas à realidade local, especialmente com apelo entre o público jovem.
Com apoio do partido Libre, a nova governadora construiu uma base eleitoral diversificada, alcançando tanto áreas urbanas quanto rurais. Sua ligação familiar com o setor agrícola também contribuiu para o fortalecimento da candidatura nas regiões produtoras.
A eleição marca um momento histórico na política boliviana, ao consolidar a primeira mulher eleita democraticamente para governar o departamento de Pando. Gabriela de Paiva comandará a região no período de 2026 a 2031.
Em sua primeira manifestação após a vitória, ela agradeceu o apoio da população e afirmou que trabalhará para corresponder à confiança depositada nas urnas.






Você precisa fazer login para comentar.