fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Vídeo: Saúde implanta centro de informações estratégicas no Alto Acre

Publicado

em

Texto: Stalin Melo

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou esta semana a implementação, em Brasileia, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Ciev), que irá atender todos os municípios do Alto Acre.

O Ciev da fronteira é fundamental, porque o seu impacto na saúde coletiva se dará com o cumprimento de seus objetivos, que são monitorar eventos que possam aumentar a magnitude da emergência em saúde pública, em nível municipal, regional ou nacional, e realizar a análise de situação da saúde.

Além disso, o Ciev em Brasileia irá coletar, consolidar, analisar e disseminar as informações para caracterizar e definir o perfil e dinâmica da Covid-19 no âmbito dos municípios e do Estado, inclusive as emergências que estão relacionadas à doença.

De acordo com o epidemiologista da Sesacre, Marcos Lima, que é também articulador da Rede Vigiar/SUS, realizar a mediação entre os diferentes órgãos e instituições envolvidos na resposta à emergência da Covid-19 é fundamental. “Precisamos apoiar a emergência em saúde pública pela Covid”, disse.

Ainda segundo ele, o papel da Sesacre na implementação do Ciev em Brasileia é de apoio técnico para a realização das ações de vigilância. O investimento foi realizado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Rede Vigiar e em parceria com o Centro de Controle de Doenças dos EUA.

“É um Ciev municipal, mas que funcionará atendendo os quatro municípios da regional do Alto Acre e será uma resposta às emergências de saúde pública que ocorrerem naquela região”, afirmou o epidemiologista.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo

Flash

Giro apreende menor membro de organização criminosa sob posse de revólver municiada em Brasiléia

Publicado

em

No final da tarde deste domingo, por volta das 17h30min, a guarnição do GIRO da Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu um adolescente que seria integrante de uma das organizações criminosas em conflito, em uma ação realizada no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia.

A abordagem foi resultado de patrulhamento ostensivo e preventivo intensificado após o aumento da violência na fronteira, motivada pelo confronto entre os grupos autodenominados B13 e PCC. A operação teve como base informações de inteligência e denúncias repassadas por órgãos de investigação e pela própria comunidade, que apontavam o menor, identificado como Kauemerson, como membro de uma das facções rivais e suspeito de envolvimento em diversos crimes graves, incluindo homicídios consumados e tentativas de assassinato.

Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram o menor correndo pelas ruas do bairro. A guarnição reconheceu o suspeito e realizou a abordagem, seguindo todos os protocolos legais. Nada de ilícito foi encontrado em sua posse no momento, mas o comportamento do adolescente – marcado por nervosismo extremo e respostas contraditórias – motivou buscas nas redondezas.

Em um casebre indicado por denúncias como esconderijo frequente do jovem, os militares encontraram um revólver calibre .38, marca RUGER, com seis munições intactas. A arma estava escondida no interior do imóvel.

Diante da materialidade do crime e da situação de flagrante, o menor recebeu voz de apreensão com base no artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no artigo 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). O uso de algemas foi necessário, conforme prevê a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), devido ao risco de fuga e para garantir a segurança de todos os envolvidos.

O adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Brasiléia sem apresentar lesões aparentes, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Flash

Epitaciolândia Esporte Clube marca 7 x 0 no Assemurb e conquista três pontos na estreia do Sub-15 Masculino de Futsal

Publicado

em

Epitaciolândia Esporte Clube estreou com goleada no Estadual de Futsal Sub-15

Equipe do interior venceu Assermurb por 7 a 0 e inicia competição com moral elevada

O Epitaciolândia Esporte Clube fez bonito na estreia do Campeonato Estadual de Futsal Masculino Sub-15 neste sábado (12), ao vencer com autoridade o time da capital, Assermurb, por 7 a 0. A partida foi realizada no Centro Integrado de Esporte e Lazer na Comunidade (CIEC), localizado no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.

Com um desempenho impecável em quadra, os jovens atletas de Epitaciolândia demonstraram entrosamento, garra e maturidade, dominando o adversário do início ao fim da partida. O resultado garante os primeiros três pontos à equipe, que inicia a competição com moral e boas perspectivas para as próximas rodadas.

O Campeonato Estadual Sub-15 reúne dez equipes de Rio Branco e do interior acreano, com todas as partidas disputadas na capital. A competição é organizada pela Federação Acreana de Futebol de Salão (FAFS) em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

A vitória expressiva anima comissão técnica e torcedores, que agora aguardam os próximos confrontos com expectativa de mais boas atuações da equipe de Epitaciolândia.

Comentários

Continue lendo

Flash

Com nota 2, curso de Medicina da Uninorte está entre os piores do país segundo Inep

Publicado

em

O Curso de Medicina do Centro Universitário Uninorte – Rio Branco/AC recebeu nota 2. Os dados foram divulgados no último dia 11 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela avaliação.

Com isso, o Curso deve receber nos próximos dias uma equipe externa do Inep para avaliar as condições e calcular o conceito definitivo.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia entre outras coisas, o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos alunos, medido pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD); o perfil do corpo docente, considerando a titulação e o regime de trabalho dos professores; e a percepção dos estudantes sobre condições como infraestrutura, organização pedagógica e oportunidades de ampliação da formação.

A escala usada pelo CPC varia de 1 a 5, sendo que os conceitos de 1 e 2 são considerados insuficientes.

Caso persista as falhas, a Uninorte poderá firmar um termo de compromisso para as adequações dentro do prazo de 1 ano. Se nada for resolvido neste período, o curso pode sofrer sanções cautelares e penalidades, sendo uma delas o fechamento do curso, por exemplo.

Ufac nota 5

Já o Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu nota 5 no CPC dado pelo Inep. O curso recebeu no período de 26 a 28 de fevereiro de 2025 a visita in loco da comissão de avaliação do MEC. Foram 3 dias de reuniões com a gestão superior, coordenação do curso, núcleo docente estruturante, docentes e discentes, visitas às instalações administrativas, salas de aula, espaços de convivência, laboratórios e rede assistencial onde os estudantes realizam atividades práticas além de análise detalhada de vasta documentação comprobatória.

Comentários

Continue lendo