Conecte-se conosco

Acre

Vídeo mostra coluna da passarela Joaquim Macedo cedendo e internautas comentam: “Vai cair”

Publicado

em

A Defesa Civil do Estado tem avaliado, monitorado, e nós da Defesa Civil Municipal estamos juntos. A qualquer sinal de um risco maior, as providências serão tomadas

Além da erosão no calçadão do Novo Mercado Velho, outra problema registrado no centro de Rio Branco tem causado preocupação. Imagens publicadas pela página Alerta Rio Branco e enviadas à reportagem, neste sábado (16), mostram uma parte da estrutura da Passarela Joaquim Macedo cedendo.

A passarela Joaquim Macedo, localizada entre o primeiro e o segundo distrito em Rio Branco, símbolo das transformações urbanas e inaugurada em 2006 para homenagear o ex-governador do Acre, Joaquim Falcão Macedo, que governou no período de 1970 a 1983, pode ter um fim trágico em tempo inestimável, por causa da erosão que avança sobre sua cabeceira e parte do Novo Mercado Velho.

A Defesa Civil do Estado tem avaliado, monitorado, e nós da Defesa Civil Municipal estamos juntos. A qualquer sinal de um risco maior, as providências serão tomadas. Foto: cedida

De acordo com a Defesa Civil Municipal, desde o dia 7 de novembro a situação de um afastamento em uma das hastes da passarela tem sido acompanhada (veja foto abaixo), ao passo que a erosão na base da estrutura é agravada pelas chuvas que tem ocorrido.

“Não só nesta estrutura, mas também em todo-o-terreno, há um risco de colapso, porque estamos vendo uma evolução a cada dia. Tanto é que já fizemos isolamento da passarela também na cabeceira do segundo distrito, para que ninguém passe nela para que não haja o risco de vítimas num colapso mais grave”, disse o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão.

Falcão explicou que na distribuição dos recursos, a Defesa Civil Estadual está responsável por gerir eventuais obras de contenção, mas a tendência de subida de nível do Rio Acre, que passa sob a passarela, e o período chuvoso, inviabilizam qualquer tentativa de contenção. “Estamos no início das chuvas, obras estruturantes e principalmente na encosta de um rio são complicadas. O manancial já está chegando a 3 metros e durante todo o período de novembro ele deve chegar aos 4 metros, dezembro vai aumentar bastante. Uma obra iniciada agora pode ser comprometida com a cheia do rio”, afirmou.

A coluna de metal que fica em cima de uma das bases da ponte está entortando na direção do rio. Além disso, é possível ver parte do concreto de sustentação se esfarelando. Foto: cedida

Passarela Joaquim Macedo foi interditada em junho

De mãos atadas quanto ações estruturais efetivas, as defesas civis têm monitorado e se preparado para ampliar as medidas de segurança para quem transita por aquela região. Nem a interrupção do trânsito de barcos abaixo da passarela está descartada. “A partir do momento que há um risco maior, interdita-se também qualquer tráfego que tenha de embarcações no rio, de maneira que nós preservemos a vida das pessoas. A Defesa Civil do Estado tem avaliado, monitorado, e nós da Defesa Civil Municipal estamos juntos. A qualquer sinal de um risco maior, as providências serão tomadas”, concluiu o coordenador.

Interdição foi efetuada em decorrência da inundação de fevereiro e março. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Em junho deste ano, o governo do Acre, com a Defesa Civil Estadual, Secretaria de Obras (Seop) e Departamento de Estradas e Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), interditaram a Passarela Joaquim Macedo, no centro de Rio Branco.

Na época o coronel falou a imprensa. “Equipes realizam o isolamento da passarela dos dois lados, porque uma movimentação de massa se deu do lado do Mercado do Primeiro Distrito e fez com que o tabuleiro da ponte se movimentasse cerca de 70 cm, o que traz uma preocupação e torna a área de risco. A interdição é para que a população não trafegue e nem fique por baixo da estrutura”, destacou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.

População não deve trafegar ou ficar por baixo da passarela. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O titular  da Seop também falou. “A Secretaria de Obras tem acompanhado, com o apoio do Deracre e o intuito do isolamento é procurarmos entender melhor o grau dessa movimentação que atinge também o entorno da passarela, para termos segurança”, afirmou o titular da Seop, Ítalo Lopes.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco

Publicado

em

Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.

A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.

Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.

Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo retifica edital e republica resultado final do concurso da Educação; confira

Publicado

em

Editais tratam de Professor de Matemática e divulgam resultados provisórios para Educação Física em Tarauacá

Sede da Secretaria de Educação/Foto: Reprodução

A edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (12) trouxe novas publicações relacionadas ao concurso público da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), organizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Administração (SEAD). Os atos tratam da retificação do resultado final para o cargo de Professor de Matemática em Tarauacá e da divulgação de resultados provisórios referentes a candidata sub judice.

O primeiro edital apresenta o resultado final após todas as fases da ampla concorrência, listando os candidatos classificados por ordem de pontuação. Francisco Rone Arruda Maia aparece na primeira colocação, com nota 73,88, seguido por Antonio Jaisson Rodrigues da Rocha, com 66,25, e Ricardo Oliveira Magalhães, com 65,80, entre outros nomes divulgados oficialmente.

O segundo torna públicos os resultados provisórios da prova discursiva, da avaliação de títulos e da prova prática de uma candidata que participa do certame na condição de sub judice. De acordo com o edital, a candidata Jessica de Albuquerque do Vale, inscrita para o cargo de Professor de Educação Física, com lotação em Tarauacá, zona urbana, obteve nota 8,50 na prova discursiva, 2,00 na avaliação de títulos e 9,00 na prova prática.

O documento também estabelece o prazo para interposição de recursos, que poderá ser feito das 08h do dia 13 até às 21h59 do dia 14 de janeiro de 2026, por meio do site do Instituto Nosso Rumo, responsável pela organização do concurso. Os recursos devem ser apresentados exclusivamente na área específica destinada a cada etapa avaliativa.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do Instituto Nosso Rumo, pelo telefone (11) 3964-4946, no horário das 07h às 15h, ou por meio de chamado eletrônico no site da banca organizadora.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo convoca aprovados no concurso do ISE para exames e entrega de documentos

Publicado

em

Chamada publicada no Diário Oficial inclui cargos de agente socioeducativo e técnico de informática

Comentários

Continue lendo