Brasil
Vídeo impressionante mostra momento em que míssil russo atinge shopping na Ucrânia
Ataque provocou incêndio que deixou pelo menos 20 mortos e 59 feridos; Rússia diz que atacou depósito de armas ocidentais

Míssil russo atinge shopping em Kremenchuk, na Ucrânia
REPRODUÇÃO/TWITTER @DEFENCEU
Um vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa da Ucrânia nesta terça-feira (28) mostra o momento exato em que um míssil russo atingiu o shopping center Amstor na cidade ucraniana de Kremenchuk, na segunda-feira (27).
O ataque provocou um incêndio que deixou pelo menos 20 mortos e 59 feridos em um horário de muito movimento no centro comercial. De acordo com o Ministério da Defesa, 2.811 mísseis russos atingiram o país nesta terça.
O Exército russo afirma ter atacado um depósito de armas ocidentais em uma fábrica de máquinas para construção, de onde o incêndio se propagou para o shopping, e que o centro comercial estava vazio. Os moradores de Kremenchuk negam a versão.
A cerca de dez minutos a pé do shopping, há uma fábrica de máquinas de construção. O local foi visitado nesta terça-feira por jornalistas da AFP, que constataram que uma das edificações estava destruída e o resto permanecia intacto, sem nenhum rastro de material militar.
.@ZelenskyyUa As of the evening of June 28, the total number of russian missiles that have hit Ukrainian cities are estimated at 2,811.
russian missile hits shopping mall in the city of #Kremenchuk pic.twitter.com/94fwmyDDUl— Defence of Ukraine (@DefenceU) June 28, 2022
Quatro guindastes gigantes foram mobilizados para retirar os escombros. O estacionamento foi ocupado por caminhões de bombeiros e veículos de resgate e do Exército ucraniano. As operações foram suspensas por mais de uma hora após soarem sirenes de alerta.
Antonina Chumilova observava tudo de seu salão de beleza, que teve a porta quebrada com o impacto. “Pouco antes do ataque russo, ouvi a sirene de alerta e, dez minutos depois, duas explosões com intervalo de um segundo”, contou. “Em cerca de 15 minutos, estava tudo queimado”, explicou.
Ivan Melekhovets disse à AFP que “não há nenhuma possibilidade de sobreviver” a um incêndio como o que ocorreu.
“O mais difícil é ver os corpos de adultos e crianças”, desabafou o socorrista, que participou das buscas na segunda-feira. “Agora trabalhamos para encontrar pessoas desaparecidas, entre 50 e 60”, informou.
Comentários

Brasil
“Coringa de Miami” exige compensação milionária por suposta referência em GTA 6 da Rockstar
Lawrence Sullivan continua nada feliz com a possível “aparição” no trailer do jogo
O aguardado trailer de GTA 6, lançado recentemente, trouxe à tona uma controvérsia envolvendo Lawrence Sullivan, conhecido como o “Coringa de Miami”. O vídeo apresenta cenas que parecem ser inspiradas na figura de Sullivan, o que levou o próprio a exigir uma compensação milionária da desenvolvedora do jogo, a Rockstar Games.
Sullivan expressou sua insatisfação inicialmente ao público, destacando a possível referência em um vídeo postado online. Em seguida, ele revelou sua intenção de conversar com os responsáveis pela produção do jogo, buscando esclarecimentos sobre o uso de sua imagem.
@lawrence.sullivan0 #gta6 #gta6new #gtaonline #gta6joker #florida #maimijoker #gta6 #floridajoker #miami #305 #727 #gta6trailer #thejoker #facetattoos #jokersmile #dc #fyp #joker ♬ original sound – Lawrence Sullivan
No entanto, até o momento, o pedido de diálogo não foi atendido pela Rockstar Games, o que gerou uma nova manifestação de Sullivan em um segundo vídeo. Dessa vez, o “Coringa de Miami” vai além e solicita uma compensação financeira substancial, fixando o valor entre 1 ou 2 milhões de dólares.
“Esse sou eu! GTA, precisamos conversar. Se não, vocês precisam me dar 1 ou 2 milhões de dólares. Então, e aí? Quero falar com o GTA, a Rockstar Entertainment, a Rockstar Games, a Rockstar Enterprises. O Coringa da Flórida não vai aceitar isso. Vocês usaram minha imagem. Vocês usaram minha vida”, declarou Sullivan no vídeo.
Até o momento, a Rockstar Games não se pronunciou publicamente sobre a demanda feita por Lawrence Sullivan. A comunidade de fãs, no entanto, especula sobre a possível inspiração da personagem em eventos reais, adicionando um toque de autenticidade ao jogo.
Enquanto a polêmica permanece sem resolução, os entusiastas da franquia GTA continuam ansiosos por mais detalhes sobre o aguardado lançamento, que está programado para as plataformas PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Comentários
Brasil
Zelensky, Bolsonaro e a direita sul-americana: quem vai à posse de Milei
O ultradireitista Javier Milei tomará posse como presidente da Argentina amanhã (10), em cerimônia com a presença de autoridades de diferentes países. O presidente Lula, porém, não vai comparecer.
Quem vai e quem não vai
Lula enviará seu chanceler para representar o Brasil. O petista recusou o convite feito no último dia 26, quando a futura chanceler argentina, Diana Mondino, se reuniu em Brasília com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. Segundo informações do Planalto, Vieira estará na solenidade. Lula foi duramente criticado por Milei antes das eleições no país vizinho.
Outros esquerdistas da América do Sul não vão. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, foi convidado, mas não deve comparecer, designando algum representante (ainda não confirmado), assim como o presidente da Bolívia, Luis Arce, que não confirmou presença na posse do ultradireitista argentino.
Presidentes sul-americanos de direita estarão presentes. São os casos do uruguaio Luis Lacalle Pou, do paraguaio Santiago Peña e do equatoriano Daniel Noboa, que confirmaram a viagem a Buenos Aires. O chileno Gabriel Boric, de esquerda, também disse que vai.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou presença. Será a primeira vez que o ucraniano visita a América Latina desde que teve início a guerra com a Rússia, em 2022. Segundo a imprensa argentina, ele chegará em Buenos Aires na madrugada de domingo. O Clarín noticiou que haverá um forte esquema de segurança, com protocolo para a derrubada de aviões que sobrevoarem o espaço aéreo argentino sem autorização.
Mais autoridades europeias viajam à Argentina. Estão confirmados o primeiro-ministro da Hungria, o ultradireitista Viktor Orbán; o rei da Espanha, Felipe 6º; e o presidente da Armênia, Vahagn Khachaturyan.
Presença de extremista espanhol. O líder do partido Vox, de extrema-direita da Espanha, Santiago Abascal, confirmou presença.
Jair Bolsonaro
Bolsonaro já está em Buenos Aires e se encontrou com Milei ontem. A comitiva do ex-presidente do Brasil tem quase 50 pessoas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participa da viagem.
Ele foi entrevistado pelo argentino Eduardo Feinmann, que o apoiou em 2018. O jornalista já se referiu ao brasileiro como um símbolo de que a “esquerda” estava fora do “tabuleiro político” da região. Ontem, o ex-presidente levou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para traduzir as respostas.
Trump e Biden
Donald Trump não confirmou presença. O ex-presidente dos Estados Unidos é um dos nomes aguardados por Milei, mas não indicou se viajará para a Argentina.
Joe Biden é ausência certa. O presidente dos EUA deve enviar o assessor especial para assuntos da América Latina, Juan González.
Como será a cerimônia de posse
Javier Miliei convocou seus apoiadores para o acompanharem no dia da posse e “celebrar a liberdade”. Ele afirmou que faz questão de estar perto das pessoas e pediu para que a cerimônia ocorra próxima dos eleitores.
O evento está programado para começar às 11h no Congresso Nacional, onde Milei fará seu juramento como presidente. Em seguida, ele deve discursar ao público presente do lado de fora, para quem o presidente eleito prometeu uma “mensagem ao país”. A cerimônia vai até as 20h, com celebrações na Casa Rosada, Catedral Metropolitana e Teatro Colon, além do Congresso.
Entrega da faixa presidencial por Alberto Fernández. Está previsto que o atual presidente entregue a faixa presidencial a Milei na Câmara dos Deputados — e não na Casa Rosada, sede do governo executivo, como tradicionalmente ocorre.
Cristina Kirchner conduzirá ritual político. A cerimônia, que terá transmissão pela TV e também pelas redes sociais oficiais da Câmara de Deputados, será presidida pela atual vice-presidente da Argentina. Ela também ocupa o cargo de presidente do Senado, o que a torna responsável pela missão.
O roteiro de Milei
Escolta oficial buscará Milei no Hotel Libertador, região central de Buenos Aires. O líder do Liberdade Avança está hospedado no local há mais de dois meses, numa mescla de casa e escritório de trabalho.
De lá, Milei seguirá para o Congresso e depois para a Catedral acompanhar uma missa. Em seguida, o novo presidente vai para a Casa Rosada, onde receberá presidentes de outros países e demais autoridades.
No fim da tarde, por volta das 17h, Milei fará um juramento na Casa Rosada. Está previsto um coquetel para convidados, e o encerramento será no teatro Colón, o mais importante e prestigiado da Argentina, onde o novo presidente e seus convidados acompanharão uma apresentação artística.
Comentários
Brasil
Reprovação ao STF sobe para 38% e aprovação cai para 27%, diz Datafolha
CNN-Brasil
Aprovação diminuiu de 31% para 27%, e os que a consideram regular recuaram de 34% para 31%
A reprovação dos eleitores brasileiros sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) cresceu de 31% para 38% desde o ano passado, segundo dados do Datafolha divulgados neste sábado (9).
A pesquisa mostra ainda que caiu o número de pessoas que aprova a atuação da Corte.
A aprovação diminuiu de 31% para 27%, e os que a consideram regular recuaram de 34% para 31%.
O instituto começou a ouvir a população a respeito do trabalho do STF desde dezembro de 2019. Àquela época, o então presidente Jair Bolsonaro fazia críticas públicas aos ministros do Supremo, reproduzidas por seus apoiadores.
Para esta pesquisa, foram ouvidos 2.004 eleitores em 135 cidades na terça-feira (5), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A última vez em que o instituto havia divulgado esses dados havia sido em dezembro do ano passado, semanas após as eleições presidenciais.
Comentários
-
Acre1 dia atrás
O que é o círculo de fumaça que paira nos céus do Alto Acre, intrigando moradores de Brasiléia e Epitaciolândia
-
Extra1 dia atrás
Motorista de caminhonete perde controle, bate contra veículo e muro de mercado em Brasiléia
-
Extra2 dias atrás
Após perseguição, homem é morto a tiros de metralhadora na Capital
-
Flash23 horas atrás
Bolívia no Mercosul traz novas perspectivas para estudantes brasileiros de Medicina na fronteira
-
Acre20 horas atrás
Buscas por criança de 2 anos que se afogou em rio no AC são suspensas após três dias
-
Brasil5 horas atrás
“Coringa de Miami” exige compensação milionária por suposta referência em GTA 6 da Rockstar
-
Extra5 horas atrás
Tri-campeã: Brasiléia retorna para a elite do futsal acreano após decisão de virada
-
Flash20 horas atrás
Em Epitaciolândia, PF prende mulher com mais de 4,2kg de drogas em ônibus