Acre
Vice-prefeito de Brasiléia está pronto para assumir Município após afastamento de Everaldo
Com Marcus José e Marquinho Filho
O vice-prefeito do município de Brasiléia, conhecido como Jorge da Fazenda, recebeu a equipe do jornal oaltoacre em sua residência, após pronunciamento do delegado da Polícia Federal, anunciar o afastamento de Everaldo Gomes, após deflagrarem a Operação Metástase, além de alguns secretários, funcionários e da prisão preventiva do ex-prefeito, Aldemir Lopes.
Jorge estaria afastado da gestão a cerca de três anos por divergências internas e políticas, além de acreditar que muitos projetos poderiam estar sendo aplicados para ajudar ainda mais na atual gestão. “Foi pego de surpresa, apesar de saber dos outros problemas como o bloqueio de bens do prefeito nesta semana (…), é lamentável ver atos ilícitos assim, é lamentável”, comentou.
Comentou que “havia entrado na política para ajudar num processo administrativo, pois, não vivo da política e não quero manchar meu nome, que considero um legado da vida (…) e ter moral, ética e ser cidadão de bem e andar de cabeça erguida…”.
Jorge comentou que, logo no início da administração, passou a ter divergências com algumas pessoas e perceber problemas em licitações. Ao tentar consertar para que o planejamento municipal andasse, devido problemas internos e burocracias que relevantes.
Ao perguntar sobre seu dia diante dos acontecimentos, Jorge disse que estava em sua colônia localizada no m 52, quando passou a ouvir no rádio sobre a Operação da Polícia Federal. “As pessoas me perguntavam como seria daqui por diante, e só lamentava, pois, são pais de família envolvidas nessa situação e os filhos não merecem”, disse.
Sabendo que corre os risco de ficar até janeiro de 2017 à frente do Município, Jorge disse que seria pouco tempo para administrar, mas, poderia tentar apresentar projetos que possam ajudar Brasiléia, mesmo sabendo que somente num prazo longo, a cidade como um todo, poderá mudar para melhor.
Veja vídeo reportagem exclusiva.
Matéria relacionada:
Vice-prefeito de Brasiléia filia-se ao PSD de Petecão e via alternativa se fortalece na região
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.