Conecte-se conosco

Acre

Vice-governadora Mailza visita a Dom Porquito e defende plano de expansão da maior agroindústria da região Norte

Publicado

em

O plano de expansão prevê aumento na capacidade de abate e novos investimentos em tecnologia e qualificação da mão de obra local

Recepcionada pelo diretor Alder Costa, Mailza conheceu o plano de expansão produtivo da indústria. Foto: Neto Lucena/Secom

Como parte das comemorações do Mês da Indústria, a vice-governadora Mailza Assis visitou, na tarde da sexta-feira, 9, as instalações da Dom Porquito Agroindustrial S/A, localizada no município de Brasileia. A agenda integra as ações do governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Agência de Negócios do Acre (Anac) voltadas ao fortalecimento do setor produtivo acreano.

Durante a visita, Mailza conheceu o plano de expansão da empresa, que atualmente é uma das maiores empregadoras do Alto Acre e um dos principais polos exportadores de carne suína da região Norte. A indústria tem ampliado sua capacidade de produção e já exporta para mais de dezoito países, além de atender o mercado interno com marcas consolidadas como Mister Pig, Sabbor e Refinatti.

“A Dom Porquito é um exemplo claro de que é possível aliar crescimento econômico, geração de empregos e produção sustentável. O governo do Acre está comprometido em fortalecer esse ambiente de desenvolvimento”, destacou a vice-governadora.

Vice-governadora Mailza conheceu a linha de produção dos produtos que incluem cortes de carne suína e embutidos. Foto: Neto Lucena/Secom

A empresa emprega atualmente mais de 500 pessoas e mantém um sistema de integração com produtores locais, fomentando a economia regional. O plano de expansão prevê aumento na capacidade de abate e novos investimentos em tecnologia e qualificação da mão de obra local.

“Por determinação da vice-governadora, a Seict e a Anac vão estabelecer parceria com as prefeituras da região para qualificar mão de obra especializada e preparar a população ativa para os resultados esperados. Com os novos investimentos na ordem de R$ 200 milhões, a perspectiva é duplicar de 500 para 1.000 empregos somente na Dom Porquito nos próximos dois anos”, destacou Assurbanípal Mesquita.

Titular da Seict lembrou os incentivos fiscais estabelecidos pelo governo do Estado como fomento à indústria e o ambiente de negócios favorável criado pelo governo. Foto: Neto Lucena/Secom

Ainda de acordo com o titular da Seict, o governo do Estado se esforça para garantir a captação de US$ 15 milhões junto ao Fundo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo para o Desenvolvimento Internacional (Fossem). O objetivo é investir diretamente na estruturação da cadeia produtiva da carne suína com aumento da competitividade no mercado externo.

“Com esses recursos, queremos fortalecer os produtores locais, ampliar a capacidade de exportação e garantir que o Acre se consolide como referência de produção sustentável na Amazônia”, afirmou o secretário.

Alder Costa, diretor da Dom Porquito, agradeceu a visita da vice-governadora Mailza Assis e destacou a importância do diálogo entre o setor produtivo e o governo. “Receber a vice-governadora aqui reforça o compromisso do Estado com quem produz. O diálogo permanente com o governo é fundamental para superar desafios, planejar o crescimento e manter o Acre em rota de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Visita contou com três prefeitos do Alto e Baixo Acre que ficaram impressionados com a linha de produção da empresa. Foto: Neto Lucena/Secom

O que disseram as demais autoridades:

“É bom ver a indústria local se aperfeiçoando. O papel do estado é o de oferecer infraestrutura como ramais, energia de qualidade, qualificação em parceria com o sistema S, ou seja, facilitar e não criar embargos. O que vimos aqui é o efeito multiplicador da renda através do emprego. Mais de 500 funcionários que recebem em dia e deixam renda em Brasileia e Epitaciolândia” – Luiz Calixto – secretário de Estado de Governo.

“O manejo de suínos em sua maioria acontece dentro dos limites de Epitaciolândia, onde, com apoio do Estado temos mantido a trafegabilidade dos ramais de inverno a verão. Vamos continuar apoiando esse empreendimento que gera empregos e riquezas para o Alto Acre” – Sérgio Lopes – prefeito de Epitaciolândia.

“Em parceria com a Seict vamos planejar a qualificação de mão de obra especializada para atender a demanda do mercado e gerar mais emprego e renda. A vice-governadora Mailza está de parabéns por incentivar os incentivos de fortalecimento a economia regional” – Carlos Amando – prefeito de Brasileia

“Estou impressionado com a qualidade dos produtos feitos aqui e de saber que 90% vai para fora do Acre levando o nome do nosso estado para o mundo. A vice-governadora Mailza acerta quando prepara o crescimento da cadeia produtiva” – Edvaldo Teles – prefeito do Bujari.

Publicidade Luzrouse:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Último dia do ano será de calor e chuvas rápidas em todo o Acre

Publicado

em

Quarta-feira (31) terá tempo quente e abafado, com sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva forte

Sipam prevê quarta-feira (8) com céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas no AC — Foto: Juan Vicent/Arquivo pessoal

A quarta-feira (31), último dia do ano, será marcada por tempo quente e abafado em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e pontuais ao longo do dia, conforme informações do portal O Tempo Aqui. Apesar da possibilidade de pancadas mais intensas em áreas da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia e Mato Grosso, o risco de chuva forte no território acreano é considerado baixo.

Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de calor, com variação de nuvens e chuvas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% durante a tarde, podendo alcançar entre 80% e 90% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.

Centro e oeste do Acre

No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário será semelhante, com tempo quente, abafado, sol entre nuvens e chuvas pontuais. A umidade mínima varia entre 45% e 55% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 95% ao amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, com predominância do quadrante norte.

Temperaturas nos municípios

Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Já em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas mais elevadas, entre 33°C e 35°C.

Em Plácido de Castro e Acrelândia, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.

Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de até 34°C.

Nos municípios de Tarauacá e Feijó, as temperaturas variam entre 22°C e 24°C nas mínimas, com máximas entre 33°C e 35°C.

No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas oscilam entre 33°C e 35°C.

Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 32°C e 34°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco garante assistência integral a famílias afetadas pela alagação

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco segue prestando todo o suporte necessário às famílias que precisaram deixar suas casas em decorrência da Cheia do Rio Acre. Em uma ação coordenada entre diversas secretarias municipais, os abrigos montados pelo município oferecem acolhimento, atendimento em saúde, alimentação e acompanhamento diário às famílias afetadas.

Atualmente, os abrigos instalados nas escolas Jorge Kalume e Álvaro Vieira acolhem, cada um, 14 famílias, totalizando cerca de 100 pessoas atendidas. Nos locais, equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência.

Escolas abrigados 12
Equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência (Foto: Val Fernandes/Secom)

Além do acolhimento, as famílias recebem todas as refeições diárias — café da manhã, almoço e jantar — asseguradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O cuidado também se estende aos animais de estimação. Os abrigos contam com atendimento específico para os pets, com o apoio da equipe de Zoonoses, que realiza o recolhimento e o acompanhamento dos animais.

Escolas abrigados 1
De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos. (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos.

“A Escola Jorge Kalume está com 14 famílias, somando 52 pessoas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está oferecendo toda a questão da alimentação, assistência e atendimento médico na área da saúde e a Zoonoses está vindo para recolher e acompanhar os animais”, destacou.

Escolas abrigados 11
Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal.

“Está ótimo, graças a Deus, as meninas tratam a gente muito bem. Não tenho o que reclamar. O atendimento, a alimentação, tudo certinho”, afirmou.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que continuará mobilizada para garantir assistência às famílias afetadas, priorizando o bem-estar, a dignidade e a segurança da população durante este período. As famílias que necessitarem de apoio podem entrar em contato pelo telefone 193. As equipes seguem de prontidão para atender e garantir assistência à população afetada.

Escolas abrigados 4
Escolas abrigados 9
Escolas abrigados 7
Escolas abrigados 6
Escolas abrigados 5
Escolas abrigados 2
Escolas abrigados 8

<p>The post Prefeitura de Rio Branco garante assistência integral a famílias afetadas pela alagação first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre entra em vazante e registra queda no nível em Rio Branco

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil aponta redução para 14,75 metros, mas rio segue acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre manteve tendência de vazante nesta terça-feira (31) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o monitoramento, às 5h16 o rio marcava 14,88 metros, apresentando queda em relação aos dias anteriores. Na medição das 9h, o nível baixou ainda mais, atingindo 14,75 metros, confirmando a redução do volume do manancial.

A Defesa Civil informou que não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital, com volume acumulado de 0,00 milímetro, fator que contribuiu para a manutenção da vazante.

Apesar da redução gradual, o Rio Acre permanece acima da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e ainda ligeiramente acima da cota de transbordo, estabelecida em 14,00 metros. As autoridades seguem monitorando a situação e mantendo o estado de atenção nas áreas ribeirinhas.

Comentários

Continue lendo