Conecte-se conosco

Cotidiano

Vice-governadora Mailza recebe homenagem do cônsul-geral do Peru e reforça avanços na integração entre os dois países

Publicado

em

A vice-governadora Mailza Assis recebeu nesta quarta-feira, 10, a visita do cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Pedro Alberto Rubín. Durante o encontro, Rubín entregou uma placa de reconhecimento à vice-governadora pela contribuição do Acre à integração Brasil-Peru, especialmente no marco da 50ª edição da Expoacre 2025.

Mailza recebeu homenagem do cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Pedro Rubín. Foto: Neto Lucena/Secom

Mailza relatou ao cônsul os resultados da missão oficial ao Peru realizada em agosto,que percorreu em mais de dez dias diferentes regiões, incluindo na agenda um encontro com a presidente Dina Boluarte, além de agendas em Pucallpa, Atalaya e Puerto Maldonado.

“A equipe foi à frente visitar as regiões e concluímos a missão com a visita à presidente. Na volta, passei por Puerto Maldonado e dialogamos com a Câmara de Comércio. Já deixamos reuniões marcadas para dar continuidade a esse processo de integração”, afirmou a vice-governadora.

Equipe do consulado peruano visitou a vice-governadora Mailza Assis Foto: Neto Lucena/Secom

O cônsul Pedro Rubín reforçou a importância de fortalecer os laços entre as regiões de fronteira, destacando o potencial econômico, social e cultural do Acre e do sul do Peru. “Precisamos impulsionar a integração em todos os níveis: econômico, político e cultural. Esta região tem muito potencial e já existe uma forte base de cooperação entre nossas populações, especialmente nas áreas de comércio, saúde e apoio às comunidades indígenas”, disse.

Projetos em andamento

Entre os temas discutidos estiveram a retomada de voos regionais entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, ampliando a conectividade entre Acre e Ucayali. A vice-governadora também abordou que está em andamento a criação de grupos de trabalho binacionais, com reunião marcada já para 3 de novembro entre a Câmara de Comércio de Madre de Dios e autoridades acreanas. Também discutiram sobre a Rota Quadrante Rondon e projetos de integração por Atalaya e Marechal Thaumaturgo, fortalecendo a ligação entre comunidades amazônicas.

Cônsul entregou placa de reconhecimento à vice-governadora pela contribuição do Acre à integração Brasil-Peru. Foto: Neto Lucena/Secom

Mailza também destacou a participação do Acre na Expoalimentaria 2025, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da América Latina, que será realizada de 23 a 26, em Lima, com a presença de 20 empresários acreanos.

Pedro Rubín reforçou a importância de fortalecer os laços entre as regiões de fronteira. Foto: Neto Lucena/Secom

Ainda no encontro, Mailza elogiou a realização da Semana Andina em Rio Branco, em parceria com o governo do estado, de 12 a 14, no Lago do Amor, com apresentações culturais, gastronomia e artesanato do Peru.

O cônsul aproveitou para convidar a população a prestigiar o evento cultural, que reunirá dança, culinária, artesanato e manifestações culturais peruanas em Rio Branco.

Cooperação estratégica

O coordenador da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre, Lauro Santos, presente no encontro, ressaltou o papel estratégico do porto de Chancay e da Rota Quadrante Rondon na consolidação do Acre como corredor logístico do Brasil para o Pacífico. “O Peru é a única saída do Brasil para o Pacífico, o que representa um ganho geopolítico extraordinário. O Acre tem posição estratégica para liderar esse processo de integração”, afirmou.

Mailza retribuiu o gesto e presenteou o cônsul com uma peça em marchetaria. Foto: Neto Lucena/Secom

O cônsul também destacou a necessidade de ampliar os acordos bilaterais em áreas como turismo, comércio, proteção ambiental e defesa dos povos indígenas.

Cultura e reconhecimento

Durante a visita, Mailza retribuiu a homenagem presenteando o cônsul Pedro Rubín com uma peça em marchetaria produzida pelo artesão acreano Maqueson Pereira. “Quero agradecer ao cônsul Pedro pela homenagem e pela presença constante no Acre. Esta parceria é essencial para fortalecer a troca de experiências e a união entre nossos povos”, destacou Mailza.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Gaúchão: Internacional vence Novo Hamburgo por 2 x 1 de virada

Publicado

em

Internacional marcou dois no segundo tempo e venceu de virada o confronto diante do Novo Hamburgo na estreia do Campeonato Gaúcho

Depois de passar sufoco na temporada 2025, o Internacional estreou com vitória por 2 x 1 de virada contra o Novo Hamburgo neste domingo (11/1). O Colorado mandou a campo um elenco com jogadores em maioria reservas e garantiu a vitória nos acréscimos do segundo tempo. Os gols foram marcados por Allison, para o Novo Hamburgo, e João Marcus (contra) e Diego Coser, para o Internacional.

Jogo

O Novo Hamburgo levou perigo logo no primeiro ataque da partida. Com 2 minutos de jogo Allison recebeu um belo cruzamento e cabeceou no gol para grande defesa do goleiro Anthoni.

Depois de assustar a defesa do Internacional, Allison teve outra oportunidade e não desperdiçou. Em cobrança de lateral, o meio-campista recebeu de Parede e acertou uma linda bicicleta no ângulo do gol Colorado para abrir o placar da partida.

Na segunda etapa, o Novo Hamburgo cometeu um erro que custou a vitória. Aos 15 minutos, o zagueiro João Marcus cabeceou contra o próprio gol após cruzamento de Alisson. O goleiro Omar tentou afastar o ataque na área mas passou pela bola e confundiu o companheiro de time.

O Internacional lutou até o final para buscar a vitória e conseguiu. Os donos da casa venceram com gol de Diego Coser. O atacante recebeu um passe do capitão Ronaldo e chutou cruzado. A bola desviou no adversário e tirou a chance de defesa do goleiro Omar.

Atual campeão do Campeonato Gaúcho, o Internacional volta a entrar em campo nesta quinta-feira (15/1) para enfrentar o Monsoon FC no Estádio Francisco Novelletto Neto, em Porto Alegre.

O Novo Hamburgo, por sua vez, encara o Juventude na quarta-feira (14/1), às 19h.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Reforço do Mirassol marca e Leão Caipira vence o São Paulo por 3 x 0

Publicado

em

Com dois gols marcados no primeiro tempo, Mirassol vence o São Paulo dentro de casa e inicia campanha no Campeonato Paulista

O Mirassol estreou com pé direito no Campeonato Paulista. O time que mais surpreendeu na temporada 2025 venceu o São Paulo por 3 x 0 neste domingo (11/1) no Estádio Campos Maia. O Leão Caipira contou com gols de Lucas Mugni, reforço da equipe, e gol contra de Alan Franco, ambos ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos do segundo tempo, José Aldo fechou o placar.

Jogo

Os donos da casa abriram o placar logo no início da partida com Lucas Mugni. Um dos principais reforços para a temporada marcou seu primeiro gol com o novo clube aos 6 minutos do primeiro tempo. O meio-campista aproveitou o rebote na finalização de Shaylon que parou na trave e precisou apenas empurrar para o fundo das redes.

O Mirassol ampliou o marcador ainda no primeiro tempo em uma infelicidade de Alan Franco. Ferraresi vacilou na saída de bola e permitiu Alesson a disparar para a área. O atacante bateu de trivela mas a bola desviou no jogador tricolor e acabou no gol.

Shaylon quase marcou o terceiro na reta final da primeira etapa. Aos 38 minutos, o meio-campista arriscou bem mas mandou para fora. Apesar disso, o lance já havia sido paralisado por impedimento.

Lucas Mugni, que fez a sua estreia diante do São Paulo, quase deixou o seu segundo gol na partida. O meio-campista disparou em contra-ataque do Mirassol e finalizou no canto de Rafael, que se esticou para evitar que os donos da casa aumentassem a vantagem.

Apesar dos esforços para não sofrerem mais gols no segundo tempo, o São Paulo não aguentou a pressão do Mirassol, que fechou o placar com José Aldo. Nos acréscimos, o meio-campista aproveitou a falha de Rafael ao afastar o cruzamento de Gabriel e deixou Aldo com espaço e condições.

O Mirassol volta a entrar em campo nesta quarta-feira (14/1) para enfrentar o Primavera às 19h. Enquanto isso, o São Paulo busca somar seus primeiros pontos no Campeonato Paulista no duelo diante do São Bernardo nesta quinta-feira (15/1) às 21h45.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético-MG empata em 1 x 1 com Betim na estreia do Campeonato Mineiro

Publicado

em

Reinier marca seu primeiro gol com a camisa do Atlético-MG mas Galo apenas empata na estreia do Campeonato Mineiro; time busca sétimo título

Em jogo de muita intensidade, o Atlético-MG empatou em 1 x 1 com o Betim pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro, neste domingo (11/1), na Arena MRV. Com time mesclado, o Galo empatou com o adversário da região metropolitana com gol de Reinier ainda no primeiro tempo; Jardel deixou tudo igual para o Betim.

Jogo

O Betim iniciou a partida dando um susto na defesa do Atlético-MG. Erick Salles desceu pela direita e cruzou na área para Maycon, o atacante dominou e finalizou no canto do goleiro Éverson com apenas um minuto de jogo.

O Galo respondeu com Cuello. O argentino que se lesionou na metade da temporada passada voltou a ser titular do time mineiro após cinco meses. O atacante recebeu na esquerda e bateu colocado mas a finalização parou por cima do gol.

Reinier foi quem abriu o placar da partida para os donos da casa aos 21 minutos. O ex-Real Madrid fez bela jogada em tabela com Rony para liberar espaço dentro da área e encobrir o goleiro do Betim. Foi o primeiro gol do camisa 19 com a camisa do Atlético-MG.

O alvinegro quase ampliou no primeiro tempo com Cadu. O atacante das categorias de base do Galo recebeu um passe de Cuello em contra-ataque, puxou a jogada para o meio e arriscou uma bomba de fora da área para grande defesa do goleiro Jori.

O roteiro da primeira etapa se repetiu no segundo tempo. O Betim voltou melhor do intervalo e começou melhor a partida, dessa vez, com gol. Logo no primeiro minuto, Diego Jardel aproveitou o vacilo do Galo no meio campo, driblou o zagueiro e encobriu o goleiro Éverson pra empatar o confronto.

Próximos jogos

O Atlético-MG volta a entrar em campo nesta quarta-feira (14/1) para enfrentar o North Esporte Clube em Montes Claros-MG. Será o primeiro confronto na história entre as equipes. O time do interior mineiro foi destaque da divisão de acesso do estadual e garantiu a vaga para a elite da disputa.

Enquanto isso, o Betim joga sua primeira em casa no Campeonato Mineiro e enfrenta o Uberlândia na mesma data na Arena Vera Cruz.

Comentários

Continue lendo