Conecte-se conosco

Cotidiano

Verstappen faz pole em Suzuka e está perto de conquistar título da F1

Publicado

em

Max Verstappen está próximo de conquistar o segundo título consecutivo do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 no Grande Prêmio do Japão, após ficar à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, e conseguir a pole position no treino classificatório no circuito Suzuka neste sábado (8).

O piloto de 25 anos conduziu sua Red Bull com motor Honda em torno do famoso circuito em 1min29s304, superando Leclerc por apenas 0s010. Carlos Sainz ficou atrás por 0s057 com a outra Ferrari e largará em terceiro.

Verstappen foi investigado por pilotagem perigosa após ter aparentemente entrado na trajetória da McLaren de Lando Norris, mas recebeu apenas uma reprimenda.

Norris foi forçado a sair do trajeto e passar pela grama para evitar contato e disse que esperava que Verstappen fosse penalizado.

Mas os replays mostraram a cauda da Red Bull deslizando, e os fiscais de prova perceberam que Verstappen havia temporariamente perdido controle do seu carro com pneus frios.

“Foi incrível pilotar aqui novamente, claro que estou muito feliz com a pole position e super feliz de estar de volta aqui”, disse Verstappen, após conseguir a 18ª pole position da sua carreira e a quinta desta temporada.  Domingo, acrescentou, “será interessante com o clima, estou bem confiante que temos um bom carro”.

Verstappen tem 104 pontos a mais que Leclerc na classificação do Mundial de Pilotos e precisa marcar oito a mais que o monegasco para conquistar o título no próximo domingo. Isso significa que ele será campeão se vencer com a volta mais rápida.

Mas, com chuva afetando a sessão de treinos da sexta-feira e ameaçando cair novamente no domingo, a corrida pode não ser tão simples.

Leclerc ou Sainz podem entregar à Ferrari sua primeira vitória em Suzuka desde Michael Schumacher em 2004.

Verstappen era o favorito para a pole position antes da sessão, após ter feito o tempo mais rápido no último treino de sábado (8).

Mas Leclerc parecia prestes a protagonizar uma zebra em sua última volta rápida, com Verstappen, provisoriamente na pole position, sem parecer que melhoraria seu tempo anterior.

No fim, não foi suficiente, e a primeira volta rápida de Verstappen foi suficiente para a pole position.

“Eu perdi os pneus no último setor, então perdi um pouco de tempo”, disse Leclerc, que largou da pole position nove vezes nesta temporada, mas venceu apenas três vezes.

O companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, Sergio Pérez, ficou em quarto lugar, à frente de Esteban Ocon, da Alpine.

A Mercedes tem uma sequência invicta em Suzuka desde 2014, mas ela parece prestes a terminar, com Lewis Hamilton, o piloto mais bem colocado da equipe no grid, largando em sexto lugar.

Fernando Alonso ficou em sétimo, à frente do companheiro de Hamilton, George Russell. Sebastian Vettel, pilotando em Suzuka pela última vez antes de se aposentar no fim do ano, ficou em nono lugar com a Aston Martin. Norris fechou os dez primeiros do grid.

Favorito da torcida da casa, Yuki Tsunoda, pilotando um carro de Fórmula 1 diante dos torcedores de Suzuka pela primeira vez, ficou em 13º.

A corrida de domingo (9) será a primeira em Suzuka desde 2019. O Grande Prêmio do Japão ficou fora do calendário nos últimos dois anos por causa da pandemia de covid-19.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo