Acre
Vereadores reivindicam melhorias em Sessão Ordinária para Brasiléia
Christiane Araújo – CMB
Na manhã desta terça-feira, (20), a Câmara Municipal de Brasileia realizou a Segunda Sessão Ordinária, da décima quarta Legislatura. Estiveram presentes os vereadores Mário Jorge (PMDB), Antônio Francisco (PT), Reinaldo Gadelha (PMDB), Charbel Saady (PP), Joelso Pontes (PP), Marquinho (PSDB), Rosildo Freitas (PT), Zé Gabriele (PSB), Rozevete (PSB), Edú Queiroz (PT) e o Presidente da Câmara, Rogério Pontes (PMDB).
No Grande Expediente o vereador Antônio Francisco (PT) apresentou indicação para que seja encaminhado documento ao Instituto de Terras do Acre (ITERACRE), para a regularização dos bairros Eldorado e Alberto Castro. E solicitou que seja elaborado um Projeto de Lei para que sejam identificadas as ruas, por nomes, na Agrovila do quilômetro 26. E que os seringais Carmem e Nazaré também sejam regularizados junto ao ITERACRE. O vereador apresentou indicação para que o Poder Executivo veja a possibilidade de inserir um agente administrativo para a Agrovila do quilômetro 26.
O vereador Charbel Reis (PP) iniciou seu pronunciamento apresentando indicação para que o ramal Juricaba seja contemplado com trabalho de recuperação. O vereador falou da importância da construção de um porto para atender os ribeirinhos. “Nossa intenção é reivindicar junto aos nossos deputados e senadores para que esse porto seja construído e se torne funcional”, afirmou.
O vereador Edú Queiroz (PT), apresentou indicação para que seja enviado oficio ao Corpo de Bombeiros para que sejam retiradas as palhas secas das palmeiras e que seja dada manutenção periódica das mesmas. E solicitou que seja encaminhado documento a Prefeitura de Brasileia para que seja providenciado semáforo no trevo próximo a drogaria Clara, bem como a colocação de uma lombada no local, pois ali só existe uma placa de indicação, mas não existe a lombada. E propôs que a Câmara de Brasileia preste homenagem à corporação das Policias Militar e Civil, que estão permanentemente nas ruas zelando pela segurança dos munícipes. Que o DNIT construa uma rotatória no quilômetro 26.
O vereador Joelso Pontes (PP) apresentou indicação para que a secretaria de Obras desobstrua um bueiro localizado na Rua Raimundo Tuchaua. E apresentou indicação para que seja realizado trabalho de reposição de lâmpadas no bairro José Moreira. Sobre a Rua João Jovino, o vereador solicitou que seja realizado um trabalho paliativo no Beco. Que seja realizado planejamento emergencial para a melhoria de ramais, principalmente os mais críticos. E solicitou que a prefeitura, através da Secretaria municipal de educação, providencie transporte para Linha 09. E que o Instituto Dom Moacir disponibilize um curso de técnico em enfermagem para o município de Brasileia. Que a Prefeitura viabilize uma maneira de regulamentar a venda dos comerciantes ambulantes. O vereador solicitou, ainda, informações a respeito da continuidade ou não dos trabalhos realizados no ramal do quilômetro 59. E finalizou solicitando que a Defesa Civil do município seja estruturada para disponibilizar a população, informações mais precisas nos momentos que o nível da água estiver subindo.
O vereador Zé Gabriele (PSB) apresentou indicação solicitando sinalização em frente as Escolas Instituto Odilon Pratagi, Kairala José Kairala e Maria do Socorro Frota. E que a prefeitura de Brasileia recolha as máquinas que atendem os produtores rurais para manutenção e posterior devolução às comunidades. Que seja providenciado agente de trânsito para a Avenida Rui Lino e Manoel Marinho Monte. Rozevete solicitou que a Consulado brasileiro providencie rede de internet para facilitar a inscrição dos médicos brasileiros no Programa “Mais Médicos”.
O vereador Marquinho (PSDB), pediu informação a respeito da construção da nova ponte, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Que seja feito trabalho de drenagem na Avenida Manoel Marinho Monte. O vereador solicitou, ainda, que seja providenciado trabalho de drenagem para o bairro Alberto Castro.
O vereador Mário Jorge (PMDB) iniciou seu pronunciamento solicitando Moção de Aplauso para a Policia Militar e Polícia Civil, pelos relevantes serviços prestados à população. O vereador Lamentou a morte dos jovens Deurisvan Silva, Júnior Amaral e José Luiz, ocorrido no último final de semana. Que a Secretaria Municipal de Obras providencie trabalho paliativo na rotatória do centro de Brasileia. Mário Jorge apresentou indicação solicitando iluminação pública para as Ruas João Jovino e Olegário França. Que a prefeitura realize trabalho de limpeza nas ruas do bairro Marcos Galvão. E que seja realizada operação tapa-buracos nos bairros periféricos do município, bem como no ramal do Pólo Agroflorestal. E que o mesmo serviço seja realizado no ramal do quilômetro 13. Sobre a Rua José Maria de Souza Santos, o vereador solicitou que que seja contemplada com trabalho paliativo. E que seja realizada entrega de sementes de hortaliças para os produtores do Pólo e moradores dos bairros como a comunidade do Nazaré. Que seja providenciado trabalho paliativo na ladeira que dá acesso ao bairro Marcos Galvão. Que a Secretaria Municipal de Obras providencie refletores para a referida ladeira, no sentido de amenizar a escuridão. Que a Prefeitura recupere as pontes do Ramal da Eletra. Que seja realizada uma parceria entre as prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia no sentido de resolver a situação do ramal do quilômetro 05, trecho do Porongaba ao senhor Manoel Gomes. E apresentou indicação para a Secretaria Estadual de Educação, no sentido de dar continuidade ao Programa “Asas da Florestania”, para a comunidade Nossa Senhora Aparecida II.
O vereador Reinaldo Gadelha (PMDB), ao usar a Tribuna, apresentou indicação para que seja incluída a comunidade Varejão no planejamento de ramais. Que a Prefeitura inclua um caminhão para atender a comunidade do quilômetro 19. Que seja realizada operação tapa-buraco na Rua 02 de Novembro. Sobre a rua Rubro Negro, o vereador solicitou trabalho paliativo.
O vereador Rosildo Freitas (PT), apresentou requerimento solicitando Moção de Pesar às famílias dos jovens Deurisvan Silva, Júnior Amaral e José Luiz, que foram assassinados no último final de semana em Brasileia. Solicitou trabalho de limpeza e iluminação pública para a comunidade do quilômetro 26. Rosildo reivindicou a construção de uma escola para atender a comunidade do quilômetro 84, que se encontram fora do ano letivo devido à falta de escola. E apresentou indicação solicitando trabalho paliativo em trecho do ramal do quilômetro 59, onde a comunidade está com dificuldades para transitar.
O vereador Rozevete (PSB), apresentou indicação para que a Câmara de Brasileia envie documento a Policia Militar para que sejam realizadas rondas no município, no intuito de coibir a violência. Que seja enviado documento ao DNIT para que seja construída uma rotatória na Agrovila do quilômetro 26 e que as Ruas do bairro Alberto Castro sejam contempladas com trabalho de melhoramento. O vereador parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Obras pelos trabalhos que vêm sendo realizados no município. Sobre o quilômetro 88, ramal do Jacu, o vereador solicitou que seja providenciado trabalho de recuperação de uma ponte.
Comentários
Acre
Homem é ferido no peito com chave de fenda após discussão com companheira em Rio Branco
Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro; mulher foi detida e levada à Delegacia da Mulher
Uma discussão entre um casal terminou em violência na noite desta segunda-feira (15), na rua José Magalhães, no bairro Conquista, em Rio Branco. Um homem de 48 anos foi atingido no peito com uma chave de fenda durante o desentendimento e precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com informações apuradas no local, Sebastião da Silva Nascimento consumia bebidas alcoólicas com a companheira, Ociene Moraes Monteiro, de 35 anos, quando o casal iniciou uma discussão. O conflito teria começado após ofensas verbais e evoluído para agressões físicas entre ambos.
Durante a briga, Ociene teria se apossado de uma chave de fenda e desferido um golpe no tórax de Sebastião, do lado esquerdo. Mesmo ferido, o homem conseguiu correr em busca de ajuda, mas caiu em frente a uma distribuidora da região.
O Samu foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e, após ser estabilizada, foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável. Segundo o médico plantonista da unidade, Dr. Luiz Alberto, o ferimento foi profundo e há suspeita de pneumotórax, sendo necessária a realização de procedimento cirúrgico.
A Polícia Militar, por meio de guarnições do 1º Batalhão, esteve na residência onde ocorreu a agressão. No local, os policiais encontraram Ociene acompanhada de três filhos pequenos, incluindo um bebê de colo. Um dos filhos, de 10 anos, presenciou a cena e relatou que os pais costumam consumir bebidas alcoólicas diariamente.
Ociene foi detida e encaminhada à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) para prestar esclarecimentos. As crianças foram entregues aos cuidados da avó materna, no bairro Cidade do Povo.
Conforme a polícia, esta não seria a primeira ocorrência em que a mulher fere o companheiro com objeto perfurante após discussões relacionadas ao consumo de álcool. O caso será investigado pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Mulher internada em estado grave após acidente na BR-364 entre Bujari e Sena Madureira não sabe que marido morreu
Familiares de Cheila Maria, 52, ocultam a morte do esposo, João Paulo, 39, temendo por sua recuperação; vítima aguarda cirurgia e permanece na UTI

Por conta do estado de saúde de Cheila Maria, a família preferiu não contar ainda que o marido dela não resistiu aos ferimentos. Foto: captada
Internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após um acidente na BR-364, a autônoma Cheila Maria Viana de Sousa, 52 anos, ainda não foi informada pela família sobre a morte do marido, João Paulo Marcelino Ximenes, 39. O casal viajava de Feijó para Rio Branco quando sofreu uma colisão frontal no km 204 da rodovia, entre Bujari e Sena Madureira.
De acordo com uma sobrinha, que pediu para não ser identificada, a saúde de Cheila ainda é instável – ela sofreu duas costelas quebradas, ferimentos na mão direita e precisou de dreno após apresentar ar no pulmão. “Ela acordou e perguntou pelo esposo, mas não entrou em detalhes porque está falando pouco, muito machucada. Por isso ainda não contamos”, relatou a familiar.
João Paulo não resistiu aos ferimentos. No outro veículo envolvido estavam Luciana Régis de Andrade, 40, e seu filho de 11 anos, que sofreram ferimentos leves. Cheila aguarda cirurgia na mão e deve permanecer sob observação.
Viagem foi realizada para buscar a neta
João Paulo e Cheila estava juntos há aproximadamente 16 anos. João Paulo trabalhava como motorista de aplicativo no interior do estado, Cheila além de autônoma, e dona de casa é os cuidados da neta de 6 anos.
A menina mora com os avós em Feijó e passava as férias na capital com a mãe. No domingo, o casal saiu de Feijó para buscar a menina na capital.
Sobre o acidente, a família ainda não sabe o que pode ter provocado a batida e que, provavelmente, terão mais detalhes após a conclusão da perícia. “Não posso falar muito sobre isso porque não sabemos [sobre o acidente]. Daqui quatro dias vai sair o laudo”, destacou.
O corpo de João Paulo foi velado em Feijó, e sepultado.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco lança concurso de fotografia com prêmios de R$ 20,8 mil para melhores cliques natalinos
Inscrições vão até 11 de janeiro; fotos devem ser feitas em cenários decorados da capital, como Praça Plácido de Castro e Horto Florestal

A proposta é estimular a participação da população e eternizar, por meio da fotografia, momentos que representam o Natal vivido pela cidade. Foto: captada
Iniciaram nesta segunda-feira (15) as inscrições do concurso de fotografia da Prefeitura de Rio Branco, com prêmios totais de R$ 20.800 para os melhores cliques feitos nas decorações natalinas da capital acreana. As inscrições seguem até 11 de janeiro pelo site da prefeitura, e as fotos devem ser tiradas em cenários ornamentados como a Praça Plácido de Castro, Horto Florestal, rotatórias e avenidas.
Categorias e premiação
Fotografia profissional: R$ 12,5 mil
-
1° lugar: R$ 5 mil
-
2° lugar: R$ 3 mil
-
3° lugar: R$ 2 mil
-
4° lugar: R$ 1,5 mil
-
5° lugar: R$ 1 mil
Fotografia amadora: R$ 7,3 mil
-
1° lugar: R$ 2 mil
-
2° lugar: R$ 1,5 mil
-
3° lugar: R$ 1 mil
-
4° lugar: R$ 800
-
5° lugar: R$ 500
-
6° ao 10° lugar: R$ 300 cada
Foto mais curtida no Instagram: R$ 1 mil
Critérios de avaliação
- Qualidade: Boa visualização da decoração
- Criatividade: Originalidade e narrativa visual
- Local: Cenários ornamentados pela prefeitura
Público-alvo
- Participantes: Moradores de Rio Branco (profissionais ou amadores)
- Resultado: Premiação em 31 de janeiro
A iniciativa busca engajar a população com as decorações de Natal da cidade, promovendo ao mesmo tempo o turismo local e a valorização dos espaços públicos. O concurso também serve como estratégia de marketing para a gestão municipal em período festivo.

Concurso busca valorizar decorações de Natal e estimular participação popular. Foto: captada




















Você precisa fazer login para comentar.