Acre
Vereadores reivindicam melhorias em Sessão Ordinária para Brasiléia
Christiane Araújo – CMB
Na manhã desta terça-feira, (20), a Câmara Municipal de Brasileia realizou a Segunda Sessão Ordinária, da décima quarta Legislatura. Estiveram presentes os vereadores Mário Jorge (PMDB), Antônio Francisco (PT), Reinaldo Gadelha (PMDB), Charbel Saady (PP), Joelso Pontes (PP), Marquinho (PSDB), Rosildo Freitas (PT), Zé Gabriele (PSB), Rozevete (PSB), Edú Queiroz (PT) e o Presidente da Câmara, Rogério Pontes (PMDB).
No Grande Expediente o vereador Antônio Francisco (PT) apresentou indicação para que seja encaminhado documento ao Instituto de Terras do Acre (ITERACRE), para a regularização dos bairros Eldorado e Alberto Castro. E solicitou que seja elaborado um Projeto de Lei para que sejam identificadas as ruas, por nomes, na Agrovila do quilômetro 26. E que os seringais Carmem e Nazaré também sejam regularizados junto ao ITERACRE. O vereador apresentou indicação para que o Poder Executivo veja a possibilidade de inserir um agente administrativo para a Agrovila do quilômetro 26.
O vereador Charbel Reis (PP) iniciou seu pronunciamento apresentando indicação para que o ramal Juricaba seja contemplado com trabalho de recuperação. O vereador falou da importância da construção de um porto para atender os ribeirinhos. “Nossa intenção é reivindicar junto aos nossos deputados e senadores para que esse porto seja construído e se torne funcional”, afirmou.
O vereador Edú Queiroz (PT), apresentou indicação para que seja enviado oficio ao Corpo de Bombeiros para que sejam retiradas as palhas secas das palmeiras e que seja dada manutenção periódica das mesmas. E solicitou que seja encaminhado documento a Prefeitura de Brasileia para que seja providenciado semáforo no trevo próximo a drogaria Clara, bem como a colocação de uma lombada no local, pois ali só existe uma placa de indicação, mas não existe a lombada. E propôs que a Câmara de Brasileia preste homenagem à corporação das Policias Militar e Civil, que estão permanentemente nas ruas zelando pela segurança dos munícipes. Que o DNIT construa uma rotatória no quilômetro 26.
O vereador Joelso Pontes (PP) apresentou indicação para que a secretaria de Obras desobstrua um bueiro localizado na Rua Raimundo Tuchaua. E apresentou indicação para que seja realizado trabalho de reposição de lâmpadas no bairro José Moreira. Sobre a Rua João Jovino, o vereador solicitou que seja realizado um trabalho paliativo no Beco. Que seja realizado planejamento emergencial para a melhoria de ramais, principalmente os mais críticos. E solicitou que a prefeitura, através da Secretaria municipal de educação, providencie transporte para Linha 09. E que o Instituto Dom Moacir disponibilize um curso de técnico em enfermagem para o município de Brasileia. Que a Prefeitura viabilize uma maneira de regulamentar a venda dos comerciantes ambulantes. O vereador solicitou, ainda, informações a respeito da continuidade ou não dos trabalhos realizados no ramal do quilômetro 59. E finalizou solicitando que a Defesa Civil do município seja estruturada para disponibilizar a população, informações mais precisas nos momentos que o nível da água estiver subindo.
O vereador Zé Gabriele (PSB) apresentou indicação solicitando sinalização em frente as Escolas Instituto Odilon Pratagi, Kairala José Kairala e Maria do Socorro Frota. E que a prefeitura de Brasileia recolha as máquinas que atendem os produtores rurais para manutenção e posterior devolução às comunidades. Que seja providenciado agente de trânsito para a Avenida Rui Lino e Manoel Marinho Monte. Rozevete solicitou que a Consulado brasileiro providencie rede de internet para facilitar a inscrição dos médicos brasileiros no Programa “Mais Médicos”.
O vereador Marquinho (PSDB), pediu informação a respeito da construção da nova ponte, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Que seja feito trabalho de drenagem na Avenida Manoel Marinho Monte. O vereador solicitou, ainda, que seja providenciado trabalho de drenagem para o bairro Alberto Castro.
O vereador Mário Jorge (PMDB) iniciou seu pronunciamento solicitando Moção de Aplauso para a Policia Militar e Polícia Civil, pelos relevantes serviços prestados à população. O vereador Lamentou a morte dos jovens Deurisvan Silva, Júnior Amaral e José Luiz, ocorrido no último final de semana. Que a Secretaria Municipal de Obras providencie trabalho paliativo na rotatória do centro de Brasileia. Mário Jorge apresentou indicação solicitando iluminação pública para as Ruas João Jovino e Olegário França. Que a prefeitura realize trabalho de limpeza nas ruas do bairro Marcos Galvão. E que seja realizada operação tapa-buracos nos bairros periféricos do município, bem como no ramal do Pólo Agroflorestal. E que o mesmo serviço seja realizado no ramal do quilômetro 13. Sobre a Rua José Maria de Souza Santos, o vereador solicitou que que seja contemplada com trabalho paliativo. E que seja realizada entrega de sementes de hortaliças para os produtores do Pólo e moradores dos bairros como a comunidade do Nazaré. Que seja providenciado trabalho paliativo na ladeira que dá acesso ao bairro Marcos Galvão. Que a Secretaria Municipal de Obras providencie refletores para a referida ladeira, no sentido de amenizar a escuridão. Que a Prefeitura recupere as pontes do Ramal da Eletra. Que seja realizada uma parceria entre as prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia no sentido de resolver a situação do ramal do quilômetro 05, trecho do Porongaba ao senhor Manoel Gomes. E apresentou indicação para a Secretaria Estadual de Educação, no sentido de dar continuidade ao Programa “Asas da Florestania”, para a comunidade Nossa Senhora Aparecida II.
O vereador Reinaldo Gadelha (PMDB), ao usar a Tribuna, apresentou indicação para que seja incluída a comunidade Varejão no planejamento de ramais. Que a Prefeitura inclua um caminhão para atender a comunidade do quilômetro 19. Que seja realizada operação tapa-buraco na Rua 02 de Novembro. Sobre a rua Rubro Negro, o vereador solicitou trabalho paliativo.
O vereador Rosildo Freitas (PT), apresentou requerimento solicitando Moção de Pesar às famílias dos jovens Deurisvan Silva, Júnior Amaral e José Luiz, que foram assassinados no último final de semana em Brasileia. Solicitou trabalho de limpeza e iluminação pública para a comunidade do quilômetro 26. Rosildo reivindicou a construção de uma escola para atender a comunidade do quilômetro 84, que se encontram fora do ano letivo devido à falta de escola. E apresentou indicação solicitando trabalho paliativo em trecho do ramal do quilômetro 59, onde a comunidade está com dificuldades para transitar.
O vereador Rozevete (PSB), apresentou indicação para que a Câmara de Brasileia envie documento a Policia Militar para que sejam realizadas rondas no município, no intuito de coibir a violência. Que seja enviado documento ao DNIT para que seja construída uma rotatória na Agrovila do quilômetro 26 e que as Ruas do bairro Alberto Castro sejam contempladas com trabalho de melhoramento. O vereador parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Obras pelos trabalhos que vêm sendo realizados no município. Sobre o quilômetro 88, ramal do Jacu, o vereador solicitou que seja providenciado trabalho de recuperação de uma ponte.
Comentários
Acre
Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na última sexta-feira, 6, uma estratégia inédita de formar empresas para atuação no comércio exterior. A iniciativa, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), qualificará 40 micros e pequenas empresas para a atividade de importação. O encontro reuniu representantes de 11 associações comerciais, além de diretores e técnicos. A proposta é estruturar uma nova cultura empresarial voltada à inserção internacional.
Durante a apresentação, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o programa vai criar um ambiente prático de formação. “A meta é qualificar 40 empresas importadoras, realizando desde a capacitação até a importação efetiva. Queremos proporcionar ao empresário a experiência real da sua primeira operação, para que ele possa transformar isso em um novo negócio. Importação e exportação representam uma oportunidade estratégica para ampliar margens e diversificar mercados. Vamos alcançar empresários de todos os municípios do estado”.

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, enfatizou o impacto prático da capacitação para o setor empresarial. “São parcerias essenciais para o crescimento das associações e dos empresários que estão na ponta. Aprender a importar e, depois, conseguir andar com as próprias pernas vai fazer muita diferença. Adquirir produtos diretamente do mercado internacional amplia competitividade e reduz custos. Esse curso facilitará o acesso dos empreendedores das cidades do interior a orientações técnicas e bem especializadas”.
Para o diretor de Projetos da Federacre, Clóvis Console, o programa simboliza a aproximação concreta entre poder público e iniciativa privada. “Vamos beneficiar empresários de todo o estado, inclusive de municípios onde ainda estamos estruturando entidades representativas. A formação de grupos de importadores permitirá compras mais competitivas e fortalecerá a economia local. Trazer dinheiro novo para o Acre, por meio do comércio exterior, é uma estratégia para lá de assertiva que vai impactar diretamente na vida da nossa população com mais variedades e outros”.

Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (Aceac), Daiane Figueiredo, a iniciativa fortalecerá o empresariado com qualificação. “Se você não investe no empresário, não tem resultado. Estou empolgada porque essa é uma oportunidade de crescermos juntos, iniciativa privada e poder público. Quem está na ponta são as associações, então isso é mais que necessário. Com incentivo e apoio, a chance de dar certo é muito maior”, concluiu, reforçando a importância da interiorização das políticas de desenvolvimento do setor.
Além da capacitação, também haverá um amplo acompanhamento especializado para que as empresas realizem a primeira operação de importação. A proposta inclui assessoria completa em todas as etapas do processo, desde a negociação internacional até os trâmites legais aduaneiros. Um dos diferenciais será a possibilidade de utilização de um contêiner compartilhado, modelo que reduz custos logísticos e dilui riscos entre os participantes. A estratégia permite que micro e pequenos empresários tenham acesso ao mercado externo com investimento inicial acessível.
The post Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Rio Acre mantém tendência de vazante e marca 10,43 metros ao meio-dia em Rio Branco
Boletim da Defesa Civil confirma queda gradual do nível do manancial e ausência de chuvas nas últimas 24 horas

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acidente de motocicleta deixa jovem ferido na AC-40, em Senador Guiomard
Motociclista perdeu o controle após pneu furar na Curva das Mangueiras e foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco
O jovem Felipe Sousa Baratela, de 20 anos, ficou ferido após sofrer um acidente de motocicleta na rodovia AC-40, conhecida como Estrada do Quinari, no trecho da Curva das Mangueiras, no sentido Senador Guiomard/Rio Branco.
De acordo com informações apuradas no local, Felipe trafegava em uma motocicleta Honda Fan 150 quando o pneu do veículo furou, fazendo com que ele perdesse o controle da direção ao contornar a curva e caísse sobre a pista.
Uma ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Senador Guiomard foi acionada e realizou os primeiros atendimentos ainda na rodovia, encaminhando a vítima ao Hospital Geral Dr. Ary Rodrigues.
Em razão da gravidade dos ferimentos, o motociclista foi transferido posteriormente para o Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde permaneceu sob cuidados do setor de traumatologia para avaliação especializada.
Felipe apresentou múltiplas escoriações pelo corpo e suspeita de fratura no punho direito. O estado de saúde é considerado estável. As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.














Você precisa fazer login para comentar.