Conecte-se conosco

Extra

Vereadores debatem sobre ramais, furtos, roubos na fronteira e falta de atendimento na agência do INSS em Brasileia

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/Ascom

Após o feriado prolongado de carnaval, foi realizada nesta quinta-feira,27, no plenário José Cordeiro Barbosa da Câmara Municipal a 4° Sessão do ano, presidida pelo Vereador Presidente Rogério Pontes(MDB).

Participaram o Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB), Vereador 1° Secretário da Mesa Diretora e líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz (PT), Vereador Antônio Francisco (PT), Vereador Charbel Reis Saady (PP), Vereador Joelso Pontes (PP), Vereador Mário Jorge (MDB) e o Vereador Zé Gabrielle Silva(PSB).

O Presidente da Câmara Rogério Pontes(MDB), destacou a realização do Carnaval Legal 2020 Brasileia só folia, parabenizou a organização do evento e a Policia Militar por terem garantido uma festa com muita paz e tranquilidade no município.

“Quero parabenizar equipe que organizou o carnaval, Fernando Oliveira, Lacerda e o Almir Andrade, eles se dedicaram bastante para realizar o carnaval e parabenizar também todos que participaram, não teve confusão é sinal que o povo de Brasiléia está sabendo brincar. Quero parabenizar toda segurança em nome da Major Ana Cassia, por ter organizado todo seu comando para garantir a segurança dos foliões que viraram participar desta tão popular e tradicional que é o Carnaval que acontece no Brasil inteiro é a cultura do nosso pais e temos que respeitar”, salientou o Vereador Presidente.

No grande expediente, ocasião em que os parlamentares usaram a ‘Tribuna da Casa do Povo’, para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.

Veja o que disseram

Vereador e líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz (PT)

Vereador e líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz (PT), Enfatizou a sua agenda na Superintendência do INSS em Rio Branco com outros vereadores em busca de melhorais para agencia do órgão em Brasileia que não tem atendentes suficiente para atender a população do município.

“As pessoas que procuram o INSS de Brasiléia estão com imensas dificuldades e nósre estamos preocupados, estamos em busca de solução, as pessoas vem pra unidade 2 da manhã na esperança de ser atendido, como representante do povo de Brasiléia não podemos deixar isso continuar dessa forma, existe uma atende só para atender toda a demanda. Em virtude disso juntamente com o vereador Messias e o vereador Nego de Epitaciolândia, fomos até Rio Branco, nos reunimos com o diretor substituto, cobramos imediata solução para a contratação pelos menos de estagiários para atender a população. E agora está sendo elaborado um documento em conjunto pelas as Câmaras de Brasileia e Epitaciolândia que será assinado coletivamente por todos vereadores das duas Casas Legislativas desses municípios e será encaminhado para os Deputados federais e Senadores acreanos em Brasília. Para que tenham conhecimento do problema que está sendo na agencia do INSS em Brasileia tomem providencias urgentes junto ao governo federal que é o responsável de resolver essa situação para que a população da nossa região e do nosso município não continue sofrendo em busca de um auxilio e um benefício junto ao INSS”, ressaltou o parlamentar.

O Vereador Joelso Pontes (PP)

O Vereador Joelson Pontes (PP), destacou assuntos relevantes sobre os servidores municipais e pediu atendimentos na agencia do INSS em Brasileia.

” Foi uma sessão produtiva, apresentei uma pauta sobre funcionários públicos, estamos com impasse desde o mês de dezembro sobre o projeto que alterou o regime jurídico dos funcionários municipais, há outras questões acerca dos PCCR do Sindicato da Administração e da Saúde e por ser um  ano de eleição, todas as matérias tem que ser votada  antes do dia 4 de abril, faço um pedido também que a Prefeitura inclua nessa correção o salário dos conselhos tutelares,  finalizo minha reivindicação fazendo um apelo sobre atendimentos do INSS que não está atendendo a demanda da região,  são só dez fichas diárias para uma agência que atende o Alto Acre”, ressaltou o Vereador.

Vereador Mário Jorge Fiesca (MDB)

Vereador Mário Jorge Fiesca (MDB), lembrou os furtos de veículos que acontecem na fronteira e reivindicou das forças de segurança do estado e do governo federal reforço e fiscalização nas pontes deBrasileia e Epitaciolândia que dão acesso ao outro lado da fronteira Cobija- Bolívia.

“Hoje uso a tribuna desta casa para tratar de um assunto que tem incomodado muito a nossa população, com relação ao furto de moto que tem ocorrido em nosso município, fizemos essa reivindicação para o Secretário de Segurança do Estado para que possa estar dando uma resposta para a nossa população, no feriado de carnaval um aumento significativo de furto de moto, e isso tem preocupado muito a nossa população, gostaríamos que o comandante da PM, Coronel Wlisses desse uma resposta sobre a instalação do policiamento nas Pontes especificamente. Estamos enviando documento para o comando estadual e para o Exército Brasileiro para que façam uma fiscalização mais eficaz nas fronteiras, ou seja nas pontes”, enfatizou o parlamentar.

Vereador Charbel Saady (PP)

Vereador Charbel Saady (PP), usou a tribuna para fazer pedido de informações.

“Eu fiz um pedido voltado para a prefeitura e os organizadores do carnaval, para saber a forma como foi a parceria público privado, nós não temos detalhes e por conta de algumas situações ocorrido nas redes sociais e nas ruas, as pessoas perguntando como foi isso, fiz esse pedido e tenho certeza que vai ser respondido e a gente vai poder saber como foi feito a parceria público privado”, disse o Vereador.

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio (PSDB)

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio (PSDB), pediu melhorias de ponte e lamentou a falta de atendimentos na Agencia do INSS em Brasileia

“Hoje uso a tribuna desta casa,  para fazer algumas indicações, uma sobre a ponte do ramal da Biluca, as pessoas precisam trafegar, tem produtor rural que ficou isolado porque não dar mais  para trafegar, e também falei do INSS, pessoas não estão conseguindo atendimento , clientes que já está a 8 meses esperando o resultado da periferia, tem pessoas que não tem acesso à internet, precisamos que o INSS trate  as pessoas com mais respeito, as pessoas que se desloca de suas casas de madrugada precisam desse atendimento, tem que ter uma pessoa lá para dizer sim ou não”, pontuou o Vice Presidente da Casa do Povo.

Vereador Zé Gabrieli(PSB)

Vereador Zé Gabrieli(PSB), falou de suas visitas as comunidades rurais e fez indicações para a Prefeitura de Brasileia com pedido de melhorais para a população do município.

“Fizemos muitas visitas nesses dias de carnaval e trouxemos indicações para que a prefeitura possa tomar providências. Eu fiz uma indicação para o ramal do Catarino que não está bom, e outro para o ramal do Neno no 13, visto que as máquinas estão trabalhando por lá. Estamos pedindo para os poderes estaduais e federais uma política para ajudar o produtor a comprar um insumo mais barato, comprar seu próprio maquinário para não ficar dependendo 100% do estado”, reivindicou o parlamentar.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil prende foragido acusado de tentativa de homicídio em Xapuri

Publicado

em

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado.

Mandado foi cumprido na zona rural após descumprimento de medida protetiva; crime ocorreu em bar no bairro da Sibéria

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, cumpriu na manhã desta terça-feira (10) um mandado de prisão preventiva contra J.S.S., de 25 anos, que estava foragido da Justiça. A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado. J.S.S. é acusado de tentativa de homicídio registrada na madrugada de 11 de janeiro deste ano, em um bar localizado no bairro da Sibéria, na região conhecida como “4 Bocas”, em Xapuri.

Vítima escapou por pouco. lâmina do canivete ficou a milímetros da artéria do pescoço.

Conforme o inquérito policial, o suspeito, armado com uma arma branca, teria atacado por ciúmes o comerciante conhecido como “Teodoro”, morador do bairro da Sibéria, ao ver a ex-namorada acompanhada de outra pessoa. A vítima foi atingida com um golpe no pescoço, e outras perfurações só não foram consumadas devido à intervenção dos seguranças do estabelecimento.

Após o crime, o autor fugiu e passou a ser considerado foragido. Durante o período em que esteve escondido, segundo a Polícia Civil, ele enviou mensagens ameaçadoras à ex-namorada, inclusive desafiando a Justiça, o que reforçou o pedido de prisão preventiva.

A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.

Diante dos fatos, o delegado Luccas Vianna representou pela prisão do acusado, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida pela equipe de investigação coordenada pelo inspetor-chefe Eurico Feitosa. O preso foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco

Publicado

em

Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP

Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.

De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.

A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.

Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.

A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.

O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.

Comentários

Continue lendo

Extra

Farmácia Municipal de Epitaciolândia reforça compromisso diário com a saúde da população

Publicado

em

Cuidar da saúde da população é um compromisso diário da gestão municipal de Epitaciolândia. A Farmácia Municipal segue desempenhando um papel fundamental ao garantir o acesso contínuo a medicamentos essenciais, fortalecendo as ações de cuidado, prevenção e promoção da qualidade de vida, especialmente para quem mais precisa.

Com atendimento regular e abastecimento permanente, a Farmácia Municipal contribui diretamente para a eficácia dos tratamentos, reduzindo complicações de saúde e assegurando mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra uma política pública voltada à saúde preventiva, considerada um dos pilares para o avanço na qualidade de vida da população.

Esse trabalho é resultado do compromisso e da responsabilidade da gestão do prefeito Sérgio Lopes e Sergio Mesquita, em conjunto com a secretária municipal de Saúde, Marinete Mesquita, que têm priorizado investimentos e ações estratégicas voltadas ao bem-estar coletivo. A administração municipal entende que saúde pública se constrói com presença constante, planejamento e responsabilidade social.

Balanço de atendimentos – Janeiro/2026

Somente no mês de janeiro, a Farmácia Municipal de Epitaciolândia atendeu 3.044 receitas, sendo 467 receitas de medicamentos controlados. No período, foram dispensados mais de 168 mil medicamentos, demonstrando a amplitude e a importância do serviço prestado à população.

A Farmácia Municipal reafirma, assim, seu papel como um importante instrumento de cuidado e apoio à população, consolidando-se como uma das conquistas da atual gestão e fortalecendo o compromisso com uma saúde mais humana, acessível e eficiente.

Comentários

Continue lendo