Extra
Vereadores debatem sobre ramais, furtos, roubos na fronteira e falta de atendimento na agência do INSS em Brasileia
Por Fernando Oliveira/Ascom
Após o feriado prolongado de carnaval, foi realizada nesta quinta-feira,27, no plenário José Cordeiro Barbosa da Câmara Municipal a 4° Sessão do ano, presidida pelo Vereador Presidente Rogério Pontes(MDB).
Participaram o Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB), Vereador 1° Secretário da Mesa Diretora e líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz (PT), Vereador Antônio Francisco (PT), Vereador Charbel Reis Saady (PP), Vereador Joelso Pontes (PP), Vereador Mário Jorge (MDB) e o Vereador Zé Gabrielle Silva(PSB).
O Presidente da Câmara Rogério Pontes(MDB), destacou a realização do Carnaval Legal 2020 Brasileia só folia, parabenizou a organização do evento e a Policia Militar por terem garantido uma festa com muita paz e tranquilidade no município.
“Quero parabenizar equipe que organizou o carnaval, Fernando Oliveira, Lacerda e o Almir Andrade, eles se dedicaram bastante para realizar o carnaval e parabenizar também todos que participaram, não teve confusão é sinal que o povo de Brasiléia está sabendo brincar. Quero parabenizar toda segurança em nome da Major Ana Cassia, por ter organizado todo seu comando para garantir a segurança dos foliões que viraram participar desta tão popular e tradicional que é o Carnaval que acontece no Brasil inteiro é a cultura do nosso pais e temos que respeitar”, salientou o Vereador Presidente.
No grande expediente, ocasião em que os parlamentares usaram a ‘Tribuna da Casa do Povo’, para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.
Veja o que disseram
Vereador e líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz (PT), Enfatizou a sua agenda na Superintendência do INSS em Rio Branco com outros vereadores em busca de melhorais para agencia do órgão em Brasileia que não tem atendentes suficiente para atender a população do município.
“As pessoas que procuram o INSS de Brasiléia estão com imensas dificuldades e nósre estamos preocupados, estamos em busca de solução, as pessoas vem pra unidade 2 da manhã na esperança de ser atendido, como representante do povo de Brasiléia não podemos deixar isso continuar dessa forma, existe uma atende só para atender toda a demanda. Em virtude disso juntamente com o vereador Messias e o vereador Nego de Epitaciolândia, fomos até Rio Branco, nos reunimos com o diretor substituto, cobramos imediata solução para a contratação pelos menos de estagiários para atender a população. E agora está sendo elaborado um documento em conjunto pelas as Câmaras de Brasileia e Epitaciolândia que será assinado coletivamente por todos vereadores das duas Casas Legislativas desses municípios e será encaminhado para os Deputados federais e Senadores acreanos em Brasília. Para que tenham conhecimento do problema que está sendo na agencia do INSS em Brasileia tomem providencias urgentes junto ao governo federal que é o responsável de resolver essa situação para que a população da nossa região e do nosso município não continue sofrendo em busca de um auxilio e um benefício junto ao INSS”, ressaltou o parlamentar.
O Vereador Joelson Pontes (PP), destacou assuntos relevantes sobre os servidores municipais e pediu atendimentos na agencia do INSS em Brasileia.
” Foi uma sessão produtiva, apresentei uma pauta sobre funcionários públicos, estamos com impasse desde o mês de dezembro sobre o projeto que alterou o regime jurídico dos funcionários municipais, há outras questões acerca dos PCCR do Sindicato da Administração e da Saúde e por ser um ano de eleição, todas as matérias tem que ser votada antes do dia 4 de abril, faço um pedido também que a Prefeitura inclua nessa correção o salário dos conselhos tutelares, finalizo minha reivindicação fazendo um apelo sobre atendimentos do INSS que não está atendendo a demanda da região, são só dez fichas diárias para uma agência que atende o Alto Acre”, ressaltou o Vereador.
Vereador Mário Jorge Fiesca (MDB), lembrou os furtos de veículos que acontecem na fronteira e reivindicou das forças de segurança do estado e do governo federal reforço e fiscalização nas pontes deBrasileia e Epitaciolândia que dão acesso ao outro lado da fronteira Cobija- Bolívia.
“Hoje uso a tribuna desta casa para tratar de um assunto que tem incomodado muito a nossa população, com relação ao furto de moto que tem ocorrido em nosso município, fizemos essa reivindicação para o Secretário de Segurança do Estado para que possa estar dando uma resposta para a nossa população, no feriado de carnaval um aumento significativo de furto de moto, e isso tem preocupado muito a nossa população, gostaríamos que o comandante da PM, Coronel Wlisses desse uma resposta sobre a instalação do policiamento nas Pontes especificamente. Estamos enviando documento para o comando estadual e para o Exército Brasileiro para que façam uma fiscalização mais eficaz nas fronteiras, ou seja nas pontes”, enfatizou o parlamentar.
Vereador Charbel Saady (PP), usou a tribuna para fazer pedido de informações.
“Eu fiz um pedido voltado para a prefeitura e os organizadores do carnaval, para saber a forma como foi a parceria público privado, nós não temos detalhes e por conta de algumas situações ocorrido nas redes sociais e nas ruas, as pessoas perguntando como foi isso, fiz esse pedido e tenho certeza que vai ser respondido e a gente vai poder saber como foi feito a parceria público privado”, disse o Vereador.
Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio (PSDB), pediu melhorias de ponte e lamentou a falta de atendimentos na Agencia do INSS em Brasileia
“Hoje uso a tribuna desta casa, para fazer algumas indicações, uma sobre a ponte do ramal da Biluca, as pessoas precisam trafegar, tem produtor rural que ficou isolado porque não dar mais para trafegar, e também falei do INSS, pessoas não estão conseguindo atendimento , clientes que já está a 8 meses esperando o resultado da periferia, tem pessoas que não tem acesso à internet, precisamos que o INSS trate as pessoas com mais respeito, as pessoas que se desloca de suas casas de madrugada precisam desse atendimento, tem que ter uma pessoa lá para dizer sim ou não”, pontuou o Vice Presidente da Casa do Povo.
Vereador Zé Gabrieli(PSB), falou de suas visitas as comunidades rurais e fez indicações para a Prefeitura de Brasileia com pedido de melhorais para a população do município.
“Fizemos muitas visitas nesses dias de carnaval e trouxemos indicações para que a prefeitura possa tomar providências. Eu fiz uma indicação para o ramal do Catarino que não está bom, e outro para o ramal do Neno no 13, visto que as máquinas estão trabalhando por lá. Estamos pedindo para os poderes estaduais e federais uma política para ajudar o produtor a comprar um insumo mais barato, comprar seu próprio maquinário para não ficar dependendo 100% do estado”, reivindicou o parlamentar.
Comentários
Extra
Multidão lota Praça Hugo Poli no primeiro Bingão das Mães da gestão Carlinhos do Pelado em Brasileia
Mais de 50 mães foram premiadas durante noite de homenagens, prêmios e emoção em celebração ao Dia das Mães
A Praça Hugo Poli, um dos principais pontos de encontro e eventos de Brasileia, foi palco de uma noite memorável nesta sexta-feira (9), com a realização do Bingão das Mães — o primeiro promovido pela atual gestão do prefeito Carlinhos do Pelado. A celebração, que antecede o Dia das Mães, reuniu centenas de mulheres em um momento marcado por emoção, reconhecimento e muitas premiações.
O evento distribuiu prêmios de grande valor, como geladeira, TV de 50 polegadas, air fryer, micro-ondas, forno elétrico, fogão, cama box e brindes em dinheiro via PIX. Ao todo, 55 mães foram contempladas com apoio de comerciantes, empresários locais, vereadores e parlamentares estaduais.
Mesmo com a ausência de sua mãe, o prefeito fez questão de destacar a importância da celebração. “Minha mãe já não está entre nós, mas meu coração se alegra por poder homenagear cada mãe de Brasileia. Vocês, mamães, são a força dessa cidade. São guerreiras que merecem todo carinho, respeito e admiração”, declarou Carlinhos do Pelado.
Entre as participantes, histórias de vida emocionaram o público. Dona Maria do Socorro, de 77 anos e mãe de 21 filhos, celebrou a oportunidade de estar presente. “É a primeira vez que participo. Essa festa está muito bonita. Me senti muito feliz como mãe”, comentou.
Estiveram presentes no evento os vereadores Lucélia Borges, Almir Andrade e Dhjailson Américo, além dos deputados estaduais Eduardo Veloso e Tadeu Hassem, e o empresário Oswaldo Dias, presidente do Grupo Star Motors e CEO da Honda no Acre.
O Bingão das Mães se firma como uma celebração que vai além dos prêmios, promovendo união, valorização e reconhecimento àquelas que desempenham a missão de ser mãe com amor e dedicação.
Mesmo sem a presença física de sua mãe, o prefeito Carlinhos do Pelado fez questão de participar ativamente da homenagem “Minha mãe já não está mais entre nós, mas hoje na condição de prefeito meu coração se alegra por poder homenagear cada mãe de Brasileia e escolhemos nesta sexta-feira para que no domingo as mães possam celebrar também com seus filhos e famílias. Vocês Mamães são a força dessa cidade, são guerreiras que merecem todo carinho, respeito reconhecimento e admiração ”, afirmou o prefeito.
As mães que participaram do evento saíram agradecidas pela iniciativa, entre elas a Dona Maria do Socorro de mais de 70 anos. “É muito bom ver esse tipo de festa é a primeira vez que participo tenho 77 anos e 21 filhos e aqui a festa está grande e bonita para as mães o prefeito está fazendo uma festa muito bonita. Me senti muito feliz como mãe”, disse.
O evento contou com as presenças dos vereadores Lucélia Borges, Almir Andrade, Dhjailson Américo, deputado Eduardo Veloso, deputado Tadeu Hassem e do empresário Oswaldo Dias, presidente do Grupo Star Motors e CEO da concessionária Honda no Acre.
O Bingão das Mães se consolida como um evento que vai além da diversão e dos prêmios, promovendo união, reconhecimento e incentivo à valorização das mães brasileenses.
Fotos e vídeo: Assessoria
Comentários
Extra
Brasiléia é campeã na 6ª Mostra “Acre, Aqui Tem SUS” e será um dos representantes do estado na fase nacional em Belo Horizonte
Brasiléia foi a vencedora do Alto Acre da 6ª Mostra “Acre, Aqui Tem SUS” – Modalidade I, etapa estadual da 20ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, com o projeto “Medicamento em Casa” e será uma das representantes do Estado do Acre no Congresso Nacional, que será realizado em Belo Horizonte (MG), no mês de junho.
O projeto vencedor foi apresentado pela farmacêutica municipal Kelly Monteiro, com coautoria de Luiz Marinho. A produção do vídeo de apresentação ficou a cargo do videomaker Matheus Gomes.
O projeto “Medicamento em Casa” tem como objetivo garantir o acesso contínuo, seguro e humanizado aos medicamentos de uso contínuo, promovendo a equidade no cuidado e assegurando o direito à saúde aos usuários em situação de vulnerabilidade no município de Brasiléia.
Instituído pela Lei Municipal nº 1.130, de 24 de maio de 2022, começou a ser executado no ano de 2024. É uma iniciativa que leva dignidade, cuidado e saúde diretamente ao lar de quem mais precisa, destinado principalmente a pessoas idosas, acamadas e com mobilidade reduzida.
O prefeito Carlinhos do Pelado e o secretário de Saúde Francelio Barbosa parabenizaram toda a equipe da Saúde pela performance exitosa durante o evento. Carlinhos ainda destacou: “Esta conquista reflete o compromisso de nossa gestão com uma saúde pública de qualidade e acessível a todos”, pontuou o prefeito.
Comentários
Extra
Prefeito Sérgio Lopes inaugura CRAM em Epitaciolândia ao lado do Governador Gladson Cameli e da Vice-Governadora Mailza Assis
Centro de Referência da Mulher atenderá vítimas de violência no Alto Acre e é a segunda unidade do tipo na região Norte
O município de Epitaciolândia deu um passo significativo no combate à violência de gênero nesta sexta-feira (9), com a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRAM). A solenidade contou com a presença do prefeito Sérgio Lopes, que recepcionou o governador do Acre, Gladson Cameli, e a vice-governadora Mailza Assis — autora da emenda parlamentar que garantiu a construção da unidade.
A estrutura é a segunda do tipo no estado e em toda a região Norte, e terá atuação voltada ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o Alto Acre. O CRAM funcionará com uma equipe multidisciplinar, oferecendo assistência jurídica, psicológica e social às vítimas de violência doméstica e familiar.
O evento reuniu uma série de autoridades públicas, entre elas os prefeitos Carlinhos do Pelado (Brasileia), Jerry Correia (Assis Brasil) e Padeiro (Bujari), além do deputado estadual Tadeu Hassem, vereadores, secretários municipais e estaduais, representantes do Judiciário, das forças de segurança e de movimentos sociais.
Durante o discurso, o prefeito Sérgio Lopes destacou o simbolismo da inauguração como resposta concreta às necessidades das mulheres da região. “É um marco na história de Epitaciolândia e uma ferramenta essencial na proteção e empoderamento feminino”, afirmou.
Já o governador Gladson Cameli reforçou o compromisso da gestão estadual com políticas públicas de inclusão e enfrentamento à violência de gênero. “Esse centro representa acolhimento, respeito e dignidade às mulheres acreanas”, declarou.
O CRAM se soma aos esforços do estado na ampliação da rede de proteção às mulheres e representa uma conquista histórica para o Alto Acre.