Extra
Vereadores debatem sobre ramais, furtos, roubos na fronteira e falta de atendimento na agência do INSS em Brasileia
Por Fernando Oliveira/Ascom
Após o feriado prolongado de carnaval, foi realizada nesta quinta-feira,27, no plenário José Cordeiro Barbosa da Câmara Municipal a 4° Sessão do ano, presidida pelo Vereador Presidente Rogério Pontes(MDB).
Participaram o Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB), Vereador 1° Secretário da Mesa Diretora e líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz (PT), Vereador Antônio Francisco (PT), Vereador Charbel Reis Saady (PP), Vereador Joelso Pontes (PP), Vereador Mário Jorge (MDB) e o Vereador Zé Gabrielle Silva(PSB).
O Presidente da Câmara Rogério Pontes(MDB), destacou a realização do Carnaval Legal 2020 Brasileia só folia, parabenizou a organização do evento e a Policia Militar por terem garantido uma festa com muita paz e tranquilidade no município.
“Quero parabenizar equipe que organizou o carnaval, Fernando Oliveira, Lacerda e o Almir Andrade, eles se dedicaram bastante para realizar o carnaval e parabenizar também todos que participaram, não teve confusão é sinal que o povo de Brasiléia está sabendo brincar. Quero parabenizar toda segurança em nome da Major Ana Cassia, por ter organizado todo seu comando para garantir a segurança dos foliões que viraram participar desta tão popular e tradicional que é o Carnaval que acontece no Brasil inteiro é a cultura do nosso pais e temos que respeitar”, salientou o Vereador Presidente.
No grande expediente, ocasião em que os parlamentares usaram a ‘Tribuna da Casa do Povo’, para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.
Veja o que disseram
Vereador e líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz (PT), Enfatizou a sua agenda na Superintendência do INSS em Rio Branco com outros vereadores em busca de melhorais para agencia do órgão em Brasileia que não tem atendentes suficiente para atender a população do município.
“As pessoas que procuram o INSS de Brasiléia estão com imensas dificuldades e nósre estamos preocupados, estamos em busca de solução, as pessoas vem pra unidade 2 da manhã na esperança de ser atendido, como representante do povo de Brasiléia não podemos deixar isso continuar dessa forma, existe uma atende só para atender toda a demanda. Em virtude disso juntamente com o vereador Messias e o vereador Nego de Epitaciolândia, fomos até Rio Branco, nos reunimos com o diretor substituto, cobramos imediata solução para a contratação pelos menos de estagiários para atender a população. E agora está sendo elaborado um documento em conjunto pelas as Câmaras de Brasileia e Epitaciolândia que será assinado coletivamente por todos vereadores das duas Casas Legislativas desses municípios e será encaminhado para os Deputados federais e Senadores acreanos em Brasília. Para que tenham conhecimento do problema que está sendo na agencia do INSS em Brasileia tomem providencias urgentes junto ao governo federal que é o responsável de resolver essa situação para que a população da nossa região e do nosso município não continue sofrendo em busca de um auxilio e um benefício junto ao INSS”, ressaltou o parlamentar.
O Vereador Joelson Pontes (PP), destacou assuntos relevantes sobre os servidores municipais e pediu atendimentos na agencia do INSS em Brasileia.
” Foi uma sessão produtiva, apresentei uma pauta sobre funcionários públicos, estamos com impasse desde o mês de dezembro sobre o projeto que alterou o regime jurídico dos funcionários municipais, há outras questões acerca dos PCCR do Sindicato da Administração e da Saúde e por ser um ano de eleição, todas as matérias tem que ser votada antes do dia 4 de abril, faço um pedido também que a Prefeitura inclua nessa correção o salário dos conselhos tutelares, finalizo minha reivindicação fazendo um apelo sobre atendimentos do INSS que não está atendendo a demanda da região, são só dez fichas diárias para uma agência que atende o Alto Acre”, ressaltou o Vereador.
Vereador Mário Jorge Fiesca (MDB), lembrou os furtos de veículos que acontecem na fronteira e reivindicou das forças de segurança do estado e do governo federal reforço e fiscalização nas pontes deBrasileia e Epitaciolândia que dão acesso ao outro lado da fronteira Cobija- Bolívia.
“Hoje uso a tribuna desta casa para tratar de um assunto que tem incomodado muito a nossa população, com relação ao furto de moto que tem ocorrido em nosso município, fizemos essa reivindicação para o Secretário de Segurança do Estado para que possa estar dando uma resposta para a nossa população, no feriado de carnaval um aumento significativo de furto de moto, e isso tem preocupado muito a nossa população, gostaríamos que o comandante da PM, Coronel Wlisses desse uma resposta sobre a instalação do policiamento nas Pontes especificamente. Estamos enviando documento para o comando estadual e para o Exército Brasileiro para que façam uma fiscalização mais eficaz nas fronteiras, ou seja nas pontes”, enfatizou o parlamentar.
Vereador Charbel Saady (PP), usou a tribuna para fazer pedido de informações.
“Eu fiz um pedido voltado para a prefeitura e os organizadores do carnaval, para saber a forma como foi a parceria público privado, nós não temos detalhes e por conta de algumas situações ocorrido nas redes sociais e nas ruas, as pessoas perguntando como foi isso, fiz esse pedido e tenho certeza que vai ser respondido e a gente vai poder saber como foi feito a parceria público privado”, disse o Vereador.
Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio (PSDB), pediu melhorias de ponte e lamentou a falta de atendimentos na Agencia do INSS em Brasileia
“Hoje uso a tribuna desta casa, para fazer algumas indicações, uma sobre a ponte do ramal da Biluca, as pessoas precisam trafegar, tem produtor rural que ficou isolado porque não dar mais para trafegar, e também falei do INSS, pessoas não estão conseguindo atendimento , clientes que já está a 8 meses esperando o resultado da periferia, tem pessoas que não tem acesso à internet, precisamos que o INSS trate as pessoas com mais respeito, as pessoas que se desloca de suas casas de madrugada precisam desse atendimento, tem que ter uma pessoa lá para dizer sim ou não”, pontuou o Vice Presidente da Casa do Povo.
Vereador Zé Gabrieli(PSB), falou de suas visitas as comunidades rurais e fez indicações para a Prefeitura de Brasileia com pedido de melhorais para a população do município.
“Fizemos muitas visitas nesses dias de carnaval e trouxemos indicações para que a prefeitura possa tomar providências. Eu fiz uma indicação para o ramal do Catarino que não está bom, e outro para o ramal do Neno no 13, visto que as máquinas estão trabalhando por lá. Estamos pedindo para os poderes estaduais e federais uma política para ajudar o produtor a comprar um insumo mais barato, comprar seu próprio maquinário para não ficar dependendo 100% do estado”, reivindicou o parlamentar.
Comentários
Extra
Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção
Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida
Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.
De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.
A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.
Comentários
Extra
Foragido da Justiça é morto a tiros em propriedade rural na fronteira com a Bolívia
O foragido da Justiça Edmilson Moreira da Rocha, de 64 anos, foi morto a tiros na noite do último domingo (21), em uma propriedade rural localizada na Vila Mapajo, em território boliviano, região de fronteira com o município de Capixaba, no interior do Acre.
Segundo informações de testemunhas, Edmilson consumia bebidas alcoólicas na companhia de Jonson da Silva Freitas, de 41 anos, quando os dois se desentenderam. A discussão teria começado após Edmilson ingerir parte da bebida pertencente a Jonson. O conflito evoluiu para agressões verbais e, em seguida, Jonson se apossou de uma espingarda e efetuou um disparo à queima-roupa. Os chumbos atingiram o rosto, o tórax e o braço da vítima, que morreu no local. Após o crime, o autor permaneceu na propriedade.
O homicídio foi presenciado por uma testemunha ocular, que acionou a polícia boliviana. A Polícia Militar de Capixaba também foi informada e se deslocou até a área, atuando de forma conjunta com uma guarnição boliviana. Jonson foi preso ainda no local do crime.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Capixaba, onde prestou depoimento. Na audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (22), a prisão em flagrante foi convertida em preventiva. Jonson da Silva Freitas foi encaminhado ao presídio de Senador Guiomard, onde permanecerá à disposição da Justiça.
De acordo com as autoridades, Edmilson possuía condenação definitiva de 12 anos de prisão, expedida pela Vara Criminal de Senador Guiomard, pelo crime de estupro de vulnerável. Ele estava foragido do sistema prisional há cerca de quatro anos. Familiares relataram que a vítima vivia há aproximadamente um mês em uma fazenda em território boliviano, onde trabalhava enquanto tentava se ocultar da condenação judicial.
O corpo de Edmilson foi transportado em uma caminhonete até a Delegacia de Polícia do município, onde uma equipe do Instituto Médico Legal (IML), de Rio Branco, realizou os procedimentos para a remoção.
O caso segue sob investigação da Delegacia-Geral de Capixaba.
Comentários
Extra
Governo do Acre antecipa pagamento de aposentados para esta terça
Em um gesto que visa aquecer a economia estadual e proporcionar mais tranquilidade às famílias acreanas durante as festividades de fim de ano, o governador Gladson Camelí autorizou o Acreprevidência a antecipar o pagamento de aposentados e pensionistas civis e militares.
O anúncio beneficia milhares de servidores, injetando recursos na economia local às vésperas do Natal. Com a decisão, o benefício referente ao mês de dezembro estará disponível nas contas dos segurados tanto civis, quanto militares, nesta terça-feira, 23.
A medida reforça o compromisso da gestão estadual com o funcionalismo público, especialmente com aqueles que já dedicaram anos de serviço ao Estado. Geralmente realizado nos últimos dias do mês, o adiantamento permite que os beneficiários planejem suas compras de Natal e compromissos financeiros com maior antecedência.
“Nossa prioridade é garantir que o servidor, seja ele ativo ou inativo, receba com dignidade e pontualidade. Antecipar esse pagamento é uma forma de reconhecer o esforço de quem ajudou a construir o nosso Acre”, destacou o governador.
A antecipação não beneficia apenas os servidores, mas também o setor de comércio e serviços. Com o dinheiro em conta antes do dia 25, espera-se um aumento significativo no volume de vendas em todo o estado, fortalecendo o mercado local neste período sazonal.











Você precisa fazer login para comentar.