Conecte-se conosco

Cotidiano

Vereadores de Coari, no interior do AM, são investigados após denúncia de ‘mensalinho’ em vídeo

Publicado

em

Segundo Ministério Público, dinheiro vinha diretamente do prefeito do município, Adail Filho.

Vereadores de Coari, no interior do AM, são investigados após denúncia de ‘mensalinho’

Por G1 AM

Todos os 15 vereadores da Câmara Municipal de Coari, a 363 km de Manaus, são suspeitos de participar de um esquema de corrupção e alvos de investigação do Ministério Público do Amazonas (MPAM).

A investigação foi aberta após o “mensalinho” ser denunciado em um vídeo feito em 2017 e entregue ao órgão. No vídeo, os vereadores sorteiam o nome que será “premiado” com uma quantia em dinheiro (veja acima).

De acordo com a denúncia, o sistema de entregar o dinheiro a um vereador aleatoriamente era uma forma do prefeito do município, Adail Filho (PP), “controlar” a casa – uma mesada de R$ 10 mil que os parlamentares recebiam da Prefeitura de Coari.

Segundo a investigação, os sorteios aconteciam com frequência e eram filmados pelos próprios parlamentares para evitar fraudes.

“Era para dar garantia de que não havia boicotagem, então nós fazíamos ali”, disse o vereador cassado Samuel Castro.

A investigação aponta que oito vereadores participaram do bolão, mas que todos os 15 parlamentares recebiam mesada da prefeitura. O escândalo veio à tona quando quatro deles romperam com o prefeito Adail Filho e denunciaram o esquema ao MPAM.

“O dinheiro vem direto do Executivo e é proveniência da mão do prefeito para o presidente da Câmara, Keitton Pinheiro, que é primo dele”, contou o vereador Aldervan Cordovil.

Em nota, Pinheiro alegou que os fatos denunciados são mentirosos, “frutos de mais uma tentativa” de retirá-lo do cargo que ocupa.

Segundo o vereador Ewerton Medeiros (DEM), o “mensalinho” era responsável por manter os parlamentares sob controle de Adail Filho. “O dinheiro era para que a Câmara fizesse tudo que o mestre mandava”, disse.

Adail Filho afirmou, por meio de nota, que “nunca houve nenhum tipo de repasse ilegal para a Câmara ou para qualquer um dos vereadores. Os recursos do executivo, que são repassados ao legislativo, são todos declarados e podem ser encontrados no Portal da Transparência dos Municípios”. O prefeito de Coari disse ainda que não interfere de nenhuma forma nas decisões tomadas pela Câmara Municipal.

O vereador Carlinhos do Bem negou que o bolão usava dinheiro de corrupção. Segundo ele, a quantia tratava-se de uma arrecadação para ajudar o vereador Aldervan Cordovil (PTB), que passava por dificuldades financeiras. O parlamentar afirmou ainda que o grupo decidiu manter os sorteios até que todos fossem contemplados.

Cordovil, porém, negou a versão. “Isso não é verdade. É uma justificativa mentirosa, tirada da cabeça dele unicamente”, disse.

Os promotores apreenderam o vídeo do bolão e já ouviram todos os envolvidos. Os 15 vereadores estão sendo investigados, inclusive os que denunciaram o esquema, segundo a procuradora geral de Justiça Leda Albuquerque.

“Nós estamos aprofundando essa investigação. Não tenha dúvida de que o vídeo nos traz elementos que são importantes de convencimento para algum eventual posicionamento do Ministério Público no futuro”, explicou Albuquerque.

*colaborou Alexandre Hisayasu, da Rede Amazônica.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo