Extra
Vereadores de Brasiléia realizam 17º Sessão Ordinária de 2023 com pedidos de melhorias

Na manhã desta terça-feira (6), foi realizada a décima sétima Sessão Ordinária de 2023 da 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Leomar Barbosa (PSD), Lessandro Jorge (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).
Grande expediente:
Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala na tribuna cumprimentando a todos os nobres vereadores, o presidente Marquinhos Tibúrcio, os servidores desta casa, o público e imprensa presente e os que acompanham pelas redes sociais. O parlamentar prestou suas condolências e sinceros sentimentos as famílias enlutadas pelas percas nesse fim de semana. O vereador mencionou sobre a repercussão dos votos do projeto de Nº 009/2023 aprovado na sessão anterior e interpreta que o projeto não contribui com Brasiléia. O parlamentar mencionou que é importante o executivo esclarecer a esta casa legislativa e a sociedade que tem feito as ações e que diga o porquê os ramais estão isolados, porque a cidade está esburacada e escura, problemas na educação. O edil mencionou sobre a construção da nova escola Socorro Frota e o espaço físico do atual prédio, que o mesmo é pequeno. O vereador realizou a indicação para a secretaria de obras que realize melhorias na quadra de esporte do bairro José Moreira. O parlamentar solicitou que a secretaria de obras, realize tampa buracos no ramal do Chico Leal e ramal do Cajazeira, devido que carros de pequeno porte não conseguem passar. De oportuno o edil reiterou a indicação realizada nesta casa legislativa para o poder executivo com relação as melhorias no Mercado Municipal de Brasiléia como a instalação de internet, bebedouro, telão e desobstrução de canos entupidos. O edil finalizou a sua oportunidade deixando um abraço a todos presentes e aos amigos que acompanham de suas casas.

Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO)
Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO): No uso de suas atribuições iniciou sua fala agradecendo a Deus por mais um dia de trabalho e cumprimentando a todos presentes. O edil comunicou a visita que realizou ao DETRAN em Rio Branco e que esteve conversando com o Arquiteto Urbanista da Engenharia de Transito, Vitor Perez, para se informar de quem é a competência da construção de lombadas nas ruas, principalmente em frente as escolas, e obteve a informação que é do município e de antemão já houve uma conversa com a prefeita e a mesma garantiu a realização desse serviço e o Vitor Perez informou que em questão das placas e marcação é com a sua pessoa. O vereador indicou que o secretário de saúde do município de Brasileia, Francelio Carneiro juntamente com o secretário de saúde do Estado, Pedro Pascal, e em parceria com os parlamentares do estado possam está realizando um mutirão de atendimento de saúde na especialidade de Cardiologia, a vereadora Arlete Amaral solicitou para se associar ao seu pedido. O parlamentar parabenizou o ex-vereador e gerente de esporte, Bil Rocha e o poder executivo pelo início do campeonato de futebol de areia, realizado na quadra de areia do bairro Samaúma. O edil finalizou a sua oportunidade parabenizando o deputado Tadeu Hassem pelo seu aniversário.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)
Vereadora Marinete Mesquita (PT): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos os colegas vereadores, a todo o público presente. A parlamentar mencionou sobre a votação do projeto de Nº 009/2023, ressaltando que votou contra, justificou e compartilhou a informação nas redes sociais, pois tem prazer e honra no que faz. A edil solicitou que esta casa legislativa providencie trechos da gravação do dia em que foi votado o projeto destinado para a semana do Evangélico no município, assim como também trechos da Ata e encaminhe a todos os representantes das igrejas no nosso município. A vereadora solicita que a gestão do município tome providencias, através da secretaria competente no que diz respeito aos vencimentos do servidores que prestaram concurso, mesmo de forma seletivo no ultimo edital. A vereadora finalizou a sua oportunidade, se associando ao pedido do vereador Jurandir Queiroz, pedindo providencias no km 19, linha 08 que dá acesso a Cajazeira.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)
Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos. A parlamentar reiterou a indicação realizada por sua pessoa com relação ao aparelho de exame de Colonoscopia do município, e solicita que o secretário de saúde, Francélio, que coloque este aparelho para funcionar e capacite um médico. A vereadora solicita que o poder executivo tome providencias com relação a iluminação da rua Olegário França. A edil aproveitou a oportunidade e parabenizou o Hospital que conseguiu a contratação de mais um médico para o ambulatório, ressaltando que será dois médicos no ambulatório e um médico no Pronto Socorro e de oportuno informou que está sendo habilitado ambulatório de nutrição e de psicologia dentro da Unidade. A vereadora finalizou a sua oportunidade explicando sobre a situação em que foi citada na sessão anterior por um parlamentar.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)
Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio, o público. O parlamentar realizou novamente a indicação de que o secretário de obras, Lima, esteja realizando melhorias do km 19 na linha 11. O parlamentar de oportuno solicitou ao secretário de obras, que venha está realizando a construção de uma ponte próxima onde mora o Barto no ramal Mete Bala, sendo que as maquinas se encontram nesse mesmo ramal. O edil indicou que o secretário de obras, Lima, realize melhorias ou refaça a sinalização da rua Olegário França próximo a escola Ruy Lino onde se encontra um desbarrancamento da rua. O vereador fez menção sobre a votação do projeto Nº 009/2023, ressaltando que votou e justificou seu voto contra o projeto. O edil expressou que ficaria muito feliz se o poder executivo mandasse um projeto para essa casa legislativa para a contratação de segurança armada para as escolas, e informou que existe um projeto com recursos do Ministério da Justiça e que lamentavelmente nenhum prefeito dos 22 municípios apresentou um projeto para essa situação e de oportuno mencionou que votaria favorável ao PCCR. O vereador finalizou a sua oportunidade agradecendo a Deus.

Vereador Rogerio Pontes (PROS)
Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio, os colegas vereadores, o público presente na plenária. O parlamentar expressou que seria mais importante os 11 parlamentares se unirem e discutir assuntos pertinentes para melhorias do município ao invés de falar mal de uma gestora que tanto tem feito por Brasileia e está tentando fazer muito mais. O vereador se pronunciou a favor da prefeita Fernanda Hassem com relação a sua gestão no município. O edil pronunciou a sua candidatura para a próxima eleição. O parlamentar finalizou a sua oportunidade agradecendo a população de Brasiléia, desejando uma ótima semana a todos e que estão juntos para fazer o melhor por Brasileia.
Comentários
Extra
Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.
Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato
A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal
Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.
Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.
No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.
Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.
Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.
Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.
Comentários
Extra
Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco
Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia
Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.
Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.
Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.
“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.
Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.
De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.
O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.
VEJA VÍDEO
Comentários
Extra
Corpo com mãos amarradas é encontrado boiando no Igarapé São Francisco, em Rio Branco
Vítima apresentava perfuração no peito e sinais de agressão; Polícia Civil investiga homicídio
O corpo encontrado boiando na manhã desta quinta-feira (25) no Igarapé São Francisco, no bairro Conquista, em Rio Branco, foi identificado como sendo de Weligton Carlos Martins Werklaenhg, de 48 anos.
De acordo com informações repassadas por familiares, Weligton estava desaparecido desde a semana passada, quando foi visto pela última vez.
A perícia inicial realizada no local constatou que a vítima foi atingida por um golpe de faca na região do peito e apresentava indícios de agressões físicas anteriores à morte.
Ainda segundo a família, Weligton morava nas proximidades do Conjunto Manoel Julião.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura a motivação e a autoria do crime.














Você precisa fazer login para comentar.