Extra
Vereadores de Brasiléia participam de debate sobre embargos de terras no Acre

Vereadores, Leonir Castro, Arlete Amaral e Elenilson Cruz, estiveram na ALEAC para apoiar medias contra a decisão do Ibama e pedir providencias a bancada do Acre.
Vereadores do município de Brasiléia, localizado na fronteira Acre, participaram da reunião presidida pelo presidente em exercício, Pedro Longo, onde foi tratado os bloqueios direcionados ao setor madeireiro, embargos de terras, além de possíveis apreensões de gados que estejam dentro da Reserva.
Elenilson Cruz, Arlete Amaral e Leonir de Castro, estiveram na Assembleia Legislativa do Acre – Aleac, juntamente com vários produtores, madeireiros e moradores que estão sendo retirados de suas casas, sob acusação de supostamente estarem ajudando no desmatamento da Resex.
Segundo foi divulgado, a ordem de bloqueio praticado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), está afetando cerca de 90% das madeireiras no Estado, fazendo com que milhares de empregos direto e indiretamente, estejam sendo ameaçados, além de que, estará encarecendo o mercado de móveis brevemente.

Deputados federais, estaduais, além de autoridades convidadas participaram do encontro, onde ouviram o desabafo de represetantes de várias regiões que vem sendo afetados diretamente após a decisão do Ibama.
O vereador de Brasiléia, Leonir Castro, representando os demais colegas, falou sobre a preocupação em relação as medidas tomadas. “Em nome de meus colegas que aqui estão, Elenilson Cruz e Arlete Amaral, quero expor a minha insatisfação e ser muito solidários aos produtores rurais como eu. Sabemos que é de lá que tiramos a nossa roupa, o xampu e o sapato dos pés, e agora querem massacrar essa categoria que tanto pena, labuta de sol-a-sol. Não sei pra quê tanta perversidade, rancor e ódio contra o homem do campo e produtor rural, famílias que trabalham dignamente e vejo valores inversos, como instalação de um falso socialismo que está sendo instalado no nosso País”, desabafou.
Todos os presentes falaram a mesma linha, no tocante ao desemprego em massa e de famílias que poderão ficar sem teto para morar. Marcaram presença na ALEAC, os deputados estaduais Eduardo Veloso, Tanizio Sá, Gilberto Lira, Arlenilson Cunha e Marcos Cavalcante e o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim.
Segundo foi dito pelos deputados que fizeram parte da mesa diretora, as reinvindicações serão levadas aos demais deputados do Acre e para Brasília, junto ao órgão competente e demais bancada acreana.
A principal meta seria o desembargo imediato para que não ocorra demissões e aumente o número de desabrigados nas cidades. Uma reunião está prevista para o dia 14 em Brasília, com autoridades para buscar um caminho que reverta os embargos do órgão ambiental da capital federal.
Veja vídeo na íntegra do que foi debatido na ALEAC.
Comentários
Extra
Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco
Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP
Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.
De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.
A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.
Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.
A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.
O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.
Comentários
Extra
Farmácia Municipal de Epitaciolândia reforça compromisso diário com a saúde da população
Cuidar da saúde da população é um compromisso diário da gestão municipal de Epitaciolândia. A Farmácia Municipal segue desempenhando um papel fundamental ao garantir o acesso contínuo a medicamentos essenciais, fortalecendo as ações de cuidado, prevenção e promoção da qualidade de vida, especialmente para quem mais precisa.
Com atendimento regular e abastecimento permanente, a Farmácia Municipal contribui diretamente para a eficácia dos tratamentos, reduzindo complicações de saúde e assegurando mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra uma política pública voltada à saúde preventiva, considerada um dos pilares para o avanço na qualidade de vida da população.
Esse trabalho é resultado do compromisso e da responsabilidade da gestão do prefeito Sérgio Lopes e Sergio Mesquita, em conjunto com a secretária municipal de Saúde, Marinete Mesquita, que têm priorizado investimentos e ações estratégicas voltadas ao bem-estar coletivo. A administração municipal entende que saúde pública se constrói com presença constante, planejamento e responsabilidade social.
Balanço de atendimentos – Janeiro/2026
Somente no mês de janeiro, a Farmácia Municipal de Epitaciolândia atendeu 3.044 receitas, sendo 467 receitas de medicamentos controlados. No período, foram dispensados mais de 168 mil medicamentos, demonstrando a amplitude e a importância do serviço prestado à população.
A Farmácia Municipal reafirma, assim, seu papel como um importante instrumento de cuidado e apoio à população, consolidando-se como uma das conquistas da atual gestão e fortalecendo o compromisso com uma saúde mais humana, acessível e eficiente.
Comentários
Extra
Moradores do Bairro do Bosque denunciam onda de furtos e cobram mais rondas policiais em Rio Branco
Crimes se repetem em um raio de 200 metros; arrombamentos já somam quatro ocorrências e foram registrados por câmeras de segurança
A falta de rondas policiais no Bairro do Bosque, um dos mais antigos e tradicionais de Rio Branco, tem deixado moradores apreensivos e inseguros diante do aumento de furtos na região. A ousadia dos criminosos tem chamado atenção da comunidade, que denuncia a repetição dos crimes, inclusive durante o dia.
Na última quarta-feira (4), uma clínica localizada na Rua Manoel Cassiano foi alvo de arrombamento. Do local, foram levados fogão, botijão de gás, bebedouro com filtro, micro-ondas e outros objetos. Segundo moradores, este já é o quarto furto registrado na mesma rua, em um raio de aproximadamente 200 metros.
As ações criminosas vêm sendo registradas por câmeras de segurança. Em uma das imagens mais recentes, gravada neste sábado (7), é possível ver um homem pulando o muro de um imóvel vestindo camisa azul. Momentos depois, ele retorna pelo mesmo local com outra camisa, carregando uma televisão, e sai tranquilamente, em plena luz do dia.
De acordo com relatos, a maioria dos arrombamentos ocorre durante a noite, por volta das 23 horas. Em pelo menos dois casos, os moradores registraram boletins de ocorrência na Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC). No entanto, afirmam que não houve retorno das autoridades nem reforço de ações ostensivas para identificar e prender os suspeitos.
A sensação de impunidade tem preocupado a população local. Moradores relatam sentimento de impotência diante da sequência de crimes e temem que a situação possa evoluir para ocorrências ainda mais graves.
Diante do cenário, a comunidade pede providências urgentes, com aumento das rondas policiais e maior agilidade nas investigações, para garantir a segurança e a tranquilidade no Bairro do Bosque.































Você precisa fazer login para comentar.