Acre
Vereadores de Brasiléia parabenizam o governador Tião Viana por inicio as obras do hospital regional
Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasiléia – ASCOM
Na 9° sessão ordinário os vereados parabenizaram e governo do estado pelo investimento para a construção do novo hospital regional no município de Brasiléia.
O vereador Bil (PMDB) foi o primeiro a usar a tribuna, e falou da vinda das autoridades na ultima quarta feira, e que espera alguma solução quanto a situação dos haitianos, parabenizou o governo do estado do acre pala construção do novo hospital regional, pediu que a prefeitura faça um play glaud no espaço frente ao centro cultural para o lazer das crianças daquele bairro, pediu providencia no atendimento da ação social, porque tem pessoas reclamando que estão sendo mau atendida, solicitou um paliativo no ramal do 68 numa ladeira próximo ao senhor natal, reivindicou iluminação publica na rua 15 de novembro bairro três botequins, pediu coleta de lixo no bairro José braúna, solicitou o concerto dos refletoras da quadra Hugo poli, finalizou criticando o atendimento no hospital Raimundo chaar.
O vereador Carlinhos do pelado (PSB) indicou que a prefeitura agilize a entrega e o funcionamento da galeria comercial atrás do mercado dos colonos, pediu que a secretaria de obras faça a limpeza das ruas no bairro José Moreira, pois tem muito lixo e mato nas beiradas das ruas, pediu que a prefeitura ague pelo menos duas vezes ao dia a avenida Manoel marinho monte, agradeceu o investimento do governo do estado para a construção do novo hospital regional.
Erizete (PT) iniciou pedindo que a prefeitura agilize a melhoria em uma ponte no ramal do km 13, após o asfalto E no projeto de assentamento Princesa, porque os alunos que vem andando a pé e enfrentam dificuldade pra ir a escola, pediu prioridade nos ramais que transportam alunos no planejamento de ramais, mencionou a preocupação na coleta de lixo no município, finalizou pedindo que a prefeitura realize o concerto do cano estourado na rua Francisco Alves de morais.
Ivonaldo (PRP) falou da visita que fez no ramal santa Luzia e viu a dificuldade daquelas pessoas para ter o acesso a saúde e educação e que precisa de uma alternativa de uma posição do poder publico, pediu que a prefeitura realize um serviço de cidadania itinerante na comunidade baixa verde km 84, solicitou que a prefeitura de esclarecimento a respeito da pousada vila Brasília porque a mesma esta abandonada.
O vereador Joelso pontes (PP) falou a respeito da ordem de serviço e da satisfação da construção do novo hospital, falou da ultima operação feito pelo ICMBIO onde resultou em algumas apreensões de madeiras, e disse que precisa ser elaborado um plano de manejo a aquelas pessoas que vivem nas reservas extrativista, pediu que a prefeitura recupere um bueiro no km 10 próximo ao senhor Mário Santiago, e construa duas pontes uma no km 17 e outra no ramal das Filipinas, solicitou que seja construído de um centro de zoonoses, pelo fato de ter muitos animais na rua principalmente cachorros, conclui pedindo melhorias na comunidade do 13 próximo ao associação Belmonte.
Marquinhos (PSDB) agradeceu a vinda do governador Tião Viana, em segui da solicitou a limpeza da Rua Pedro Álvaro noto próximo a sanacre bairro sumaúma 1, pediu que o DEPASA agilize a distribuição de agua no bairro 25 de março, falou do problema na coleta de lixo onde que uma vez já e errado transportar encima de caçamba e além disso os lixos vão caindo no meio da BR, solicitou que seja feito a limpeza no entorno e envolta da escola socorro frota porque os insetos estão tomando de conta principalmente cobras.
Marivaldo (PMDB) deu inicio ao seu pronunciamento falando da recuperação de alguns ramais na legislatura passada, e disse que precisa acabar com paliativos mas sim a reforma inteira de um ramal danificado ou com ruim acesso, falou que Brasileia esta passando por um problema social com os haitianos, finalizou pedindo que a secretaria de obras viabilize um bueiro grande no igarapé balaço e que reforce fazendo um aterro.
Rosildo (PT) iniciou falando do orgulho e da importância da feira dos produtores no município e pediu que fosse instalado um som ao vivo na feira e que já sirva como informativo, solicitou que seja feito uma melhoria numa ladeira no ramal do polo porque essa mesma ladeira esta causando transtornos aos feirantes, que carregar seus produtos nas costas ate o caminhão, pediu que o núcleo de transporte resolvesse a situação de 16 alunos que estão sem transporte no ramal do 59, solicitou um atendimento de vacinação no km 84 arraial, finalizou pedindo a reforma das cedes do sindicatos dos trabalhadores e memorial Wilson pinheiro.
Tereza Xavier (PT) pediu que a secretaria de ação social esclareça que situação se encontra o aluguel social daquelas pessoas que perderam suas casas na ultima alagação em fevereiro de 2012, solicitou que a prefeitura faça casinhas provisória para os motos taxista, concluiu pedindo que a prefeitura não faça o tapa buraco com concreto porque dificulta mais a trafegabilidade.
Mario Jorge (PSB) parabenizou o governo do estado pela construção do novo hospital, e que a secretaria de obras faça melhorias na rua Moacir marinho no bairro sumaúma próximo ao Arial do zidorio, e na rua Maria castro beira rio bairro Alberto castro, solicitou também a melhoria no ramal fortaleza km 19, finalizou pedindo a urgência na situação do bairro marcos Galvão ou são José, porque a aquele bairro esta completamente sem a mínima infraestrutura.
Comentários
Acre
MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre
MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada
Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.
Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.
A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.
Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.
A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.
A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada
Veja vídeos entrevista:
Comentários
Acre
Governador Gladson Camelí acompanha subida do Rio Acre e reforça ações de apoio às famílias
O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias

O governador Gladson Camelí acompanhou neste sábado, 17, a elevação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, e destacou as ações dos órgãos de Comando e Controle para reduzir os impactos da cheia sobre a população. Ele também fez um apelo à colaboração e empatia dos moradores diante do momento crítico, reforçando que a união é essencial para evitar danos maiores.
Na Gameleira, o major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida na capital e confirmou que, às 16h, o nível do manancial já havia alcançado 14,40 metros. As cotas de alerta e de transbordo do Rio Acre são de 13,50 metros e 14 metros, respectivamente.
No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios atingidos pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado vem apoiando as Defesas Civis municipais de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Prioridade tem sido amenizar impactos e garantir segurança das pessoas, destacou o governador. Foto: Diego Gurgel/Secom
“Estamos trabalhando para evitar que mais pessoas precisem deixar suas casas e sofram prejuízos. A tendência é de baixa, mas, diante do volume de chuvas, precisamos manter ações de governo para reduzir os impactos”, afirmou o governador.
Ele também fez um alerta à população sobre os riscos de acidentes às margens do rio. “Muita gente vem pescar ou observar a enchente, mas é fundamental ter cuidado e consciência. Há casas alagadas e situações que exigem sensibilidade e responsabilidade. Nossa prioridade é a prevenção”, disse.

Governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. Foto: Diego Gurgel/Secom
O governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. “Não apenas em Rio Branco, mas em qualquer cidade que esteja sofrendo com a elevação das águas, estaremos juntos para amenizar a dor das famílias. Já determinei às equipes que não deixem para amanhã o que precisa ser feito hoje”, concluiu.
O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias.

Rio Acre chegou a 14,40 metros na tarde deste sábado, 17. Foto: Diego Gurgel/Secom
Segundo ele, o atendimento às famílias atingidas ocorre de forma coordenada. “O Rio Acre apresenta elevação lenta e progressiva, o que até agora afetou poucas pessoas. Com a cota de 14,40 metros, já atendemos 13 famílias, cerca de 30 pessoas, que foram alojadas no Parque de Exposições. Além disso, sete famílias indígenas foram direcionadas para a Escola Leôncio de Carvalho, em respeito às suas tradições”, explicou
O comandante destacou que a expectativa é de estabilização do nível do rio nos próximos dias. “Imaginamos que amanhã o ritmo de subida diminua e, se tudo der certo, na segunda-feira [19] o rio comece a estabilizar e depois a baixar. Permaneceremos de prontidão durante todo o período para garantir o melhor atendimento à população”, afirmou.
Atualmente, dois locais de abrigo estão em funcionamento: o Parque de Exposições, com capacidade para 70 famílias, oito já ocupadas, e a Escola Leôncio de Carvalho, destinada ao grupo indígena.
Santos também ressaltou o papel da tecnologia no enfrentamento da cheia. “O aplicativo Família Segura e a plataforma Climate têm sido fundamentais para agilizar a comunicação e o planejamento das ações. Essas ferramentas permitem acompanhar em tempo real o número de famílias atingidas e facilitam a tomada de decisões”, finalizou.

O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida. Foto: Diego Gurgel/Secom
Comentários
Acre
Vestibular de Medicina da Ufac tem 2º e decisivo dia neste domingo com mudanças na logística
Provas de Ciências da Natureza e Matemática serão aplicadas; portões abrem às 11h para evitar transtornos em Cruzeiro do Sul, como também em Rio Branco

Os candidatos inscritos testarão seus conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (P3 e P4). Foto: captada
O segundo e último dia do vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) acontece neste domingo (18), com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Após problemas de logística no primeiro dia, a universidade antecipou a abertura dos portões para as 11h, garantindo quase duas horas de intervalo antes do fechamento, para facilitar o acesso e evitar congestionamentos.
A expectativa é de maior fluidez na organização, depois de transtornos ocorridos no domingo passado, quando candidatos enfrentaram dificuldades para chegar a tempo aos locais de prova. Mais de 5,4 mil inscritos concorrem às 80 vagas oferecidas, sendo a primeira edição do processo seletivo próprio da Ufac para o curso, após a saída do Sisu.
As provas começam às 13h, após o fechamento dos portões às 12h30. A recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência, levando documento de identidade original, caneta preta transparente e comprovante de inscrição.
Segundo dia
Diferente da primeira fase, que focou em Linguagens e Humanas, este domingo exige fôlego para cálculos e raciocínio científico.
-
Conteúdo: Provas de Biologia, Química, Física e Matemática.
-
Horário de Abertura: 11h (Horário local).
-
Fechamento dos Portões:12h45 (Impreterivelmente).
-
Início dos Exames: 13h.
A organização reforça que o candidato deve portar apenas caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente, além do documento de identidade original com foto. O uso de aparelhos eletrônicos é estritamente proibido e pode causar a eliminação imediata.


















Você precisa fazer login para comentar.