Acre
Vereadores de Brasiléia parabenizam o governador Tião Viana por inicio as obras do hospital regional
Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasiléia – ASCOM
Na 9° sessão ordinário os vereados parabenizaram e governo do estado pelo investimento para a construção do novo hospital regional no município de Brasiléia.
O vereador Bil (PMDB) foi o primeiro a usar a tribuna, e falou da vinda das autoridades na ultima quarta feira, e que espera alguma solução quanto a situação dos haitianos, parabenizou o governo do estado do acre pala construção do novo hospital regional, pediu que a prefeitura faça um play glaud no espaço frente ao centro cultural para o lazer das crianças daquele bairro, pediu providencia no atendimento da ação social, porque tem pessoas reclamando que estão sendo mau atendida, solicitou um paliativo no ramal do 68 numa ladeira próximo ao senhor natal, reivindicou iluminação publica na rua 15 de novembro bairro três botequins, pediu coleta de lixo no bairro José braúna, solicitou o concerto dos refletoras da quadra Hugo poli, finalizou criticando o atendimento no hospital Raimundo chaar.
O vereador Carlinhos do pelado (PSB) indicou que a prefeitura agilize a entrega e o funcionamento da galeria comercial atrás do mercado dos colonos, pediu que a secretaria de obras faça a limpeza das ruas no bairro José Moreira, pois tem muito lixo e mato nas beiradas das ruas, pediu que a prefeitura ague pelo menos duas vezes ao dia a avenida Manoel marinho monte, agradeceu o investimento do governo do estado para a construção do novo hospital regional.
Erizete (PT) iniciou pedindo que a prefeitura agilize a melhoria em uma ponte no ramal do km 13, após o asfalto E no projeto de assentamento Princesa, porque os alunos que vem andando a pé e enfrentam dificuldade pra ir a escola, pediu prioridade nos ramais que transportam alunos no planejamento de ramais, mencionou a preocupação na coleta de lixo no município, finalizou pedindo que a prefeitura realize o concerto do cano estourado na rua Francisco Alves de morais.
Ivonaldo (PRP) falou da visita que fez no ramal santa Luzia e viu a dificuldade daquelas pessoas para ter o acesso a saúde e educação e que precisa de uma alternativa de uma posição do poder publico, pediu que a prefeitura realize um serviço de cidadania itinerante na comunidade baixa verde km 84, solicitou que a prefeitura de esclarecimento a respeito da pousada vila Brasília porque a mesma esta abandonada.
O vereador Joelso pontes (PP) falou a respeito da ordem de serviço e da satisfação da construção do novo hospital, falou da ultima operação feito pelo ICMBIO onde resultou em algumas apreensões de madeiras, e disse que precisa ser elaborado um plano de manejo a aquelas pessoas que vivem nas reservas extrativista, pediu que a prefeitura recupere um bueiro no km 10 próximo ao senhor Mário Santiago, e construa duas pontes uma no km 17 e outra no ramal das Filipinas, solicitou que seja construído de um centro de zoonoses, pelo fato de ter muitos animais na rua principalmente cachorros, conclui pedindo melhorias na comunidade do 13 próximo ao associação Belmonte.
Marquinhos (PSDB) agradeceu a vinda do governador Tião Viana, em segui da solicitou a limpeza da Rua Pedro Álvaro noto próximo a sanacre bairro sumaúma 1, pediu que o DEPASA agilize a distribuição de agua no bairro 25 de março, falou do problema na coleta de lixo onde que uma vez já e errado transportar encima de caçamba e além disso os lixos vão caindo no meio da BR, solicitou que seja feito a limpeza no entorno e envolta da escola socorro frota porque os insetos estão tomando de conta principalmente cobras.
Marivaldo (PMDB) deu inicio ao seu pronunciamento falando da recuperação de alguns ramais na legislatura passada, e disse que precisa acabar com paliativos mas sim a reforma inteira de um ramal danificado ou com ruim acesso, falou que Brasileia esta passando por um problema social com os haitianos, finalizou pedindo que a secretaria de obras viabilize um bueiro grande no igarapé balaço e que reforce fazendo um aterro.
Rosildo (PT) iniciou falando do orgulho e da importância da feira dos produtores no município e pediu que fosse instalado um som ao vivo na feira e que já sirva como informativo, solicitou que seja feito uma melhoria numa ladeira no ramal do polo porque essa mesma ladeira esta causando transtornos aos feirantes, que carregar seus produtos nas costas ate o caminhão, pediu que o núcleo de transporte resolvesse a situação de 16 alunos que estão sem transporte no ramal do 59, solicitou um atendimento de vacinação no km 84 arraial, finalizou pedindo a reforma das cedes do sindicatos dos trabalhadores e memorial Wilson pinheiro.
Tereza Xavier (PT) pediu que a secretaria de ação social esclareça que situação se encontra o aluguel social daquelas pessoas que perderam suas casas na ultima alagação em fevereiro de 2012, solicitou que a prefeitura faça casinhas provisória para os motos taxista, concluiu pedindo que a prefeitura não faça o tapa buraco com concreto porque dificulta mais a trafegabilidade.
Mario Jorge (PSB) parabenizou o governo do estado pela construção do novo hospital, e que a secretaria de obras faça melhorias na rua Moacir marinho no bairro sumaúma próximo ao Arial do zidorio, e na rua Maria castro beira rio bairro Alberto castro, solicitou também a melhoria no ramal fortaleza km 19, finalizou pedindo a urgência na situação do bairro marcos Galvão ou são José, porque a aquele bairro esta completamente sem a mínima infraestrutura.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale












Você precisa fazer login para comentar.