Conecte-se conosco

Extra

Vereadores de Brasileia debatem sobre Infraestrutura rural e urbana, produção agrícola, pandemia e homenageia Edu Saadi 

Publicado

em

Por Fernando Oliveira/ ASCOM

Com medidas e cuidados necessários de prevenção contra o contágio do novo coronavírus a Câmara Municipal retornou os trabalhos legislativo após o recesso parlamentar de Julho. A primeira Sessão Ordinária do segundo semestre foi presidida pelo Presidente da Casa Rogério Pontes(PROS) e pelo Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio(MDB), no plenário José Cordeiro Barbosa na terça-feira,03. E por causa da pandemia do COVID-19 as reuniões ordinárias extraordinária estão acontecendo sem público.

Participaram os parlamentares, Ver. Antônio Francisco (PT), Ver.Charbel Saady(PSL), Ver. Joelso Pontes(PP), Ver. Mário Jorge(PROS), Ver. Reinaldo Gadelha (MDB), Ver. Rosildo Rodrigues (PT), Ver. José Gabriele(PSB) Ver. 1° Secretário e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT), e o Ver. 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB). A Sessão contou ainda com a participação do Engenheiro Agrônomo e Coordenador da divisão de apoio a produção familiar e indígena da Secretária de Produção e Agronegócio do Estado(SEPA), Wali Oliveira.

Durante o grande o expediente os vereadores lamentaram o impacto da pandemia do Covid-19 no município, fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura rural e urbana, destacaram as ruas que estão sendo pavimentadas, ramais em serviços de recuperação e manutenção além de construção de escolas e pontes pela Prefeitura de Brasileia.

Na ordem do dia a Câmara aprovou por unanimidade moção de aplausos ao ilustre brasileense Eduardo Saadi de 77 anos que foi a óbito por causas naturais em Manaus(AM) no mês passado. A homenagem a pedido do Vereador Charbel Saady será entregue a esposa do homenageado Dona Valdelice Medeiros Saadi e aos seus dois filhos. Edu, como era mais conhecido, pertencia ao conjunto Os Bárbaros, que fez muito sucesso no final dos anos 60, autor da música do Hino a Brasileia, ex-proprietário do Seringal Porto Carlos, e Hotel Junior.

Veja o que disseram:

Presidente da Câmara Rogério Pontes-PROS, enfatizou o retorno dos trabalhos legislativos do segundo semestre dos vereadores em prol das comunidades. “É com muita alegria que estamos hoje retornando os trabalhos legislativos com as sessões, porque os vereadores não pararam com seus trabalhos em favor das comunidades e apresentando as demandas para o Poder Executivo, a prefeita Fernanda tem olhado com muito carinho para o povo de Brasiléia. Estamos preocupados com a pandemia, porém, tomando todos os cuidados e empenhados para realizar o sonho dos moradores do nosso município”, destacou o vereador presidente.

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio-MDB

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio-MDB, fez pedidos para ramais e ruas e parabenizou o deputado Federal Flaviano Melo pela emenda destinada a Brasileia. “Que o Governo do estado possa ajudar a prefeitura na construção de uma ponte no ramal da Pinda. Que a prefeitura possa fazer também melhoria no ramal da Pedreira e ramal da Biluca”.

Cobrou melhorias o bairro Alberto Castro: instalação de bueiro, reposição de lâmpadas, e limpeza.  Parabenizou o deputado Federal Flaviano Melo pela emenda destinada para Brasileia. Solicitou melhorias para os ramais Pedreira, assentamento do INCRA, e limpeza no Bairro 8 de Março. 

Vereador Líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz-PT

Vereador Líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz-PT, destaca o trabalho de infraestrutura que está sendo realizado pela prefeitura de Brasiléia na zona urbana e rural e apresenta pedidos de providencias.“O Brasil inteiro vive um momento muito difícil, Brasileia não é diferente, voltamos do recesso e temos feito uma avaliação do poder executivo. A prefeita Fernanda Hassem, apesar das dificuldades existentes, vem avançando com os trabalhos de infraestrutura, tanto urbano como rural, nos melhoramentos de ramais, com um trabalho de qualidade. Desde o início da legislatura eu sempre disse: se tivermos um executivo que trabalhe muito, nós vamos ter muitas matérias para aprovar, e é exatamente o que está acontecendo aqui em Brasileia. Temos um executivo forte trabalhando em todas as áreas e com muita capacidade administrativa e política”, disse o parlamentar.

Vereador 2° Secretário da Mesa Diretora Rozevete Honorato-PSB

Vereador 2° Secretário da Mesa Diretora Rozevete Honorato-PSB, parabenizou a prefeitura de Brasiléia e o Governo do Estado pela construção da Ponte sobre Rio Xapuri. Estou muito feliz por fazer parte dessa legislatura, último ano do nosso mandato, fiz várias indicações e a prefeita Fernanda Hassem tem atendido quase 100%, como por exemplo, o piçarramento do Ramal do Pisica para o Luiz Bento, um pedido meu que foi atendido, era uma parte que isolava o ramal e nunca havia sido feito. Sou muito grato toda a população de Brasiléia por ter dado a oportunidade de representá-los. Quero parabenizar a prefeitura de Brasiléia e o Governo do Estado pela construção da Ponte sobre Rio Xapuri, estão realizando o sonho da comunidade. Que poder executivo coloque poste de iluminação na Rua das Olarias (rua José Tomé) e o governo do estado em parceria com a prefeitura coloque rede de água no Bairros Alberto Castro 1e 2 e Nazaré. Solicitou também a continuidade da abertura da Rua Dezuite de Alencar Matos (Alberto Castro). 

Vereador Antônio Francisco-PT

Vereador Antônio Francisco-PT, fala dos avanços no município com a construção de ramais, pontes e a escola Socorro Frota.“Como vereador temos dado a nossa contribuição, respeitando as comunidades, durante esse recesso estivemos visitando e conversando com as pessoas e trazendo essas reivindicações até a câmara e apresentando ao Poder Executivo. A gestão municipal tem avançado muito com a construção de ramais, pontes, da escola Socorro Frota, que será de grande impacto para as comunidades dos Bairros Marcos Galvão e José Moreira. Mesmo com todas as dificuldades estamos fazendo o nosso trabalho, e o poder executivo como nosso apoio tem tido responsabilidade com a população e conseguido colocar o município nos trilhos e sem impactos negativos relacionados aos trabalhos no município”, frisou o vereador.

Vereador Charbel Saady-PP

Vereador Charbel Saady-PP, fez pedidos de providencias para ramais, rede de energia, construção de pontes e uma moção de aplausos para a família do Sr. Edu Saadi, falecido, pela letra do hino á Brasileia. Fez indicação para o Ramal do Pedroso, para que seja instalada rede de energia elétrica e solicitou que a prefeitura faça reforma na ponte do Ramal do Nazaré. 

Vereador Rosildo Rodrigues-PT

Vereador Rosildo Rodrigues-PT, destacou sua participação em uma reunião com Secretaria Estadual de Produção Agropecuária- SEPA, para tratar da construção de uma indústria de derivados da mandioca. “Quero primeiramente agradecer a Deus, estamos reiniciando os trabalhos em busca do bem-estar social da nossa comunidade. Sabemos que estamos passando por momentos difíceis por conta da pandemia, estamos perdendo muitos amigos, essa doença é muito perigosa, mas a vida contínua.  Estamos buscando através do poder legislativo apoiar a nossa população. E também em busca de investimento e projetos, lutando para trazer uma indústria de derivados da mandioca, isso requer um investimento muito grande na parte de inclusão social, estamos na área do agronegócio e precisamos incluir o produtor familiar nesse projeto. É um trabalho que estamos iniciando com o apoio da prefeitura e do governo do estado e se Deus quiser, logo vamos está implantando essa indústria”, enfatizou o vereador. 

Vereador Joelson Pontes-PP

Vereador Joelson Pontes-PP, fala de visitas feitas nas comunidades durante recesso e faz pedidos de providencias para a prefeitura de Brasiléia. “Esse ano é atípico, pandemia e política caminham juntas. Nesse recesso estivemos visitando as comunidades rurais e trazendo reivindicações de vários moradores dos bairros, dos assentamentos da Reserva Chico Mendes, aproveitamos a oportunidade para fazer algumas indicações junto a prefeitura de Brasileia como a construção de uma ponte no km 17 próximo ao seu João Reis, melhorias das ruas Tereza Pimentel e 5 de Dezembro, encaminhei  um expediente ao presidente do Conselho Municipal de Saúde acerca de medicamentos que não fazem parte da atenção básica”, ressaltou o vereador.

Vereador José Gabriele-PSB

Vereador José Gabriele-PSB, ressalta o compromisso da prefeita Fernanda Hassem com a população de Brasileia e visita comunidades. “Nesses últimos dias fizemos muitas visitas, estivemos em várias comunidades, não paramos, visitamos os trabalhos no ramal do 59 até a ponte, visitei o ramal da Pinda ficou um trabalho excelente, todos os moradores estão satisfeitos com o melhoramento dos ramais, a prefeita Fernanda Hassem está mostrando seu compromisso com a população de Brasileia”.

Solicitou ainda para a Secretaria Municipal de Obras que veja a possibilidade de fazer a recuperação da Praça que fica localizada atrás do SENAC e da Praça do bairro José Moreira e a construção de uma guarita para abrigar com segurança os vigias da Garagem. Fez também pedido de melhorias para os Ramais: Costa e o ramal que dar acesso ao 52, onde reside 8 famílias.

Vereador Mário Jorge Fiesca-PROS

Vereador Mário Jorge Fiesca-PROS, parabeniza a prefeitura de Brasileia pelas quatro frentes de trabalhos que está atuando na zona rural, executando melhoria nos ramais. “Hoje tivemos uma sessão muito produtiva, solicitei ao Poder Executivo a recuperação dos ramais adjacentes do km 75 como também o trecho que liga o km 84, já estive uma conversa com a prefeita e ela disse que vai fazer esse trabalho.  Solicito também melhorias para os ramais Fortaleza e Nazaré”.

Parabenizou a prefeita Fernanda Hassem pelas quatro frentes de trabalho que está atuando na zona rural, executando melhoria nos ramais do km 59, Km67.Km 84, Km 67, na Pinda, onde os trabalhos estão sendo feitos com muita qualidade. 

Vereador Reinaldo Gadelha-MDB

Vereador Reinaldo Gadelha-MDB, lamentou o aumento de morte por conta do Coronavírus e fez pedidos de providências para ramal do km 19. Iniciou seu discurso falando da pandemia do COVID- 19, disse que Brasileia está entre os municípios do Acre que teve aumento no número de mortes pela doença, disse ainda que falta de medicamentos como losartana na farmácia municipal. Disse que ligou para o Secretário de Saúde Borges, o qual lhe afirmou que sexta-feira já estará disponível para a população. Cobrou também melhorias para diversos ramais e principalmente km 19. 

Engenheiro Agrônomo e Coordenador da divisão de apoio a produção familiar e indígena da Secretária de Produção e Agronegócio do Estado(SEPA), Wali Oliveira.

“Quero dizer que é uma grande satisfação poder contribuir, e o primeiro contato em campo já houve a visita do vereador Rosildo lá em Rio Branco, viemos aqui conhecer esse empreendimento, acreditamos que é de suma importância para a população da zona rural de Brasiléia. É uma oportunidade de negócio e de renda que requer o envolvimento das famílias e vai envolver a produção familiar, grande parte da produção do nosso estado é da mandioca e seus derivados, e a fábrica de coloral é uma proposta desse empreendimento  ela é muito importante porque no processo de produção da goma grande parte da massa da mandioca ele é descartada e pode ser utilizada juntamente com a semente do urucum, são duas oportunidades de renda para as famílias, e com apoio do governo do estado tem como a gente melhorar  e trazer mais renda para o produtor”. 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.

O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.

Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.

Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.

O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.

A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.

“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.

As investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025

OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”

Origem: Secretaria Municipal de Saúde.

Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h

Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026

Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br

Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas. 

Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção

Publicado

em

Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida  

Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.

De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.

A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.

Comentários

Continue lendo