Acre
Vereadores de Assis Brasil aprovam projeto que institui o Programa Dinheiro Direto na Escola
A câmara de Vereadores do município de Assis Brasil aprovou na manhã desta sexta-feira (30), o Projeto de Lei de autoria do vereador Jerry Correia (PT) que institui no município o Programa Dinheiro Direto na Escola (PMDDE). Todos os nove vereadores do município votaram pela aprovação do PL que segue para sanção do prefeito.
As gestoras das escolas municipais comemoram a aprovação e esperam que o PL seja sancionado pelo Executivo. “Esse Programa dá mais autonomia para a gestão da escola que sofre com a falta de recursos para pequenas ações no âmbito escolar. O vereador Jerry Correia está de parabéns pela iniciativa, e todos os parlamentares que foram sensíveis e aprovaram o Projeto” comentou a professora Sônia Bessa, Gestora da escola Simon Bolívar.
Segundo o vereador Jerry Correia (PT), o Programa vai garantir um valor fixo às escolas municipais, além de repasse por número de alunos no valor de R$ 20, sendo que alunos com necessidades especiais o valor é dobrado. O parlamentar informou ainda que os recursos devem ser repassados em duas parcelas (fevereiro e agosto) aos conselhos escolares das unidades de ensino do município.
Comentários
Acre
Assis Brasil cresce 23% na alfabetização e ultrapassa meta do Governo Federal
O município de Assis Brasil alcançou um resultado histórico no Indicador Criança Alfabetizada, ferramenta criada pelo Governo Federal para incentivar a alfabetização na idade certa em todo o país.
De acordo com os dados mais recentes, divulgados em 2026, o município saiu de 49% de desempenho em 2024 para 72% em 2025, representando um avanço significativo de 23 pontos percentuais. O resultado coloca Assis Brasil entre os destaques da regional do Alto Acre, registrando o segundo maior crescimento da região.
Além disso, o município superou a meta estabelecida pelo Governo Federal, que era de 66%, reafirmando o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública.
O Alto Acre, como um todo, também se destaca no cenário estadual, sendo a segunda regional com melhor desempenho, evidenciando o esforço conjunto dos municípios da região.
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, celebrou a conquista e destacou o trabalho coletivo como fator determinante para o avanço: “Esse resultado é fruto de um trabalho sério, comprometido e contínuo. Quero agradecer à equipe da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da secretária Vanderleia Teixeira, aos gestores escolares, professores, servidores e a todos que fazem a educação acontecer em nosso município.”
O gestor também ressaltou o papel fundamental das famílias no processo educacional: “A dedicação dos pais é essencial para garantir que nossas crianças tenham acesso ao conhecimento e se desenvolvam plenamente.”
O avanço no indicador reforça o compromisso da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas eficientes, voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças, garantindo um futuro com mais oportunidades para todos.
Comentários
Acre
Governo do Acre anula e revisa nomeações de professores aprovados em concurso
Decretos atingem cargos da educação especial e envolvem municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó
Comentários
Acre
Sead e Detran convocam aprovados para posse em concurso público no Acre




Você precisa fazer login para comentar.