Conecte-se conosco

Extra

Vereadores da Câmara Municipal de Brasiléia realizam 11ª Sessão Ordinária de 2023

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (25), foi realizada a décima primeira Sessão Ordinária de 2023 da 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Leonir de Castro (PP), Lessandro Jorge (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).

Grande expediente:

Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.

Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido)

Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido): No uso de suas atribuições começou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio, os vereadores presentes e a todos presentes na sala de sessões José Cordeiro Barbosa. O vereador relembrou que hoje completa 01 (um) mês do ocorrido em nossa cidade, que seria o aumento das aguas do rio Acre e parabeniza a toda a equipe da prefeitura que no prazo de 30 (trinta) dias deixaram a cidade limpa, como também a prefeita Fernanda Hassem, o secretário Lima, e principalmente todos os garis. A vereadora Arlete Amaral solicitou para se associar a fala do vereador Elenilson Cruz em agradecimento da Prefeitura e aos garis municipais. O vereador Leonir de Castro também solicitou para fazer o agradecimento ao poder público como também a população, os empresários e todos que contribuíram para que em um pequeno espaço de tempo a cidade tenha sido purificada. O parlamentar dando continuidade à sua oportunidade agradeceu também a todos empresários, os voluntários que naquele momento difícil ajudaram. O edil indicou que prefeita Fernanda Hassem junto com toda a sua equipe possa está analisando a possibilidade de adiantar o 13º (décimo terceiro) salário para os funcionários municipais, e de oportuno estendeu a mesma indicação ao presidente da câmara de Brasileia, Marquinhos Tibúrcio, que adiante a primeira parte do 13º (décimo terceiro) salário dos funcionários desta casa legislativa. O parlamentar realizou a indicação de que o secretário de obras, juntamente com o coordenador de esporte, Bil, possa está vendo a possibilidade de melhorias nos refletores da quadra de esporte do km 26. Finalizando a sua oportunidade agradeceu a Deus pela oportunidade de esta nesta sessão e saúde para que possa está desenvolvendo o trabalho e desejando uma boa recuperação de saúde ao vereador Leomar Barbosa.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala tribuna cumprimentando a todos nobres vereadores em nome do presidente Marcos Tibúrcio e toda a mesa diretora desta casa. O vereador externou a sua solidariedade e boa recuperação ao Procurador do Município o advogado Valadares que se encontra enfermo. O parlamentar fez referência ao oficio encaminhado pelo executivo e recebido por esta casa legislativa de nº 177 e que foi lido na sessão anterior. O edil enfatizou sobre a saúde pública do município que se encontra em uma crise pública e que o poder público precisa dá uma resposta as estas situações, indicando que esta casa legislativa encaminhe um documento ao executivo, em caráter de emergência, que estude a possibilidade de deixar uma Unidade de Saúde aberta aos finais de semanas e feriados para atender nesse período, pós pandemia, pós enchente, crise viral instalada no município, ou seja, enquanto houver essa crise na saúde pública no município. O vereador finalizou a sua oportunidade agradecendo a Deus pela vida e parabenizando a mesa diretora pela condução dos trabalhos e a todos colegas vereadores.

Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO)

Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentou o presidente Marquinhos Tibúrcio, os colegas vereadores, os servidores desta casa, o público que acompanha pelas redes sociais e os que se encontram na galeria. O edil solicitou que esta casa encaminhe um ofício para o Coordenador do Programa Luz para Todos na região do município de Brasileia o “Senhor Adriano Brito da Silva” pedindo informações, não somente sobre o ramal da Aurora e ramal Santa Quitéria no km 75, mais também em todos os ramais do município, contendo um cronograma do que haverá para este ano e subsequentes anos, referentes ao “Programa Luz Para Todos”. O vereador Leonir de Castro, solicitou para se incorporar ao pedido do vereador Lessandro Jorge. O parlamentar realizou a indicação, por meio da demanda dos representantes do km 75 (ramal da Aurora), que a prefeitura de Brasileia por meio da secretaria de obras providencie melhorias de um bueiro que fica ao lado da Escola Santa Quitéria, tendo em vista que não é possível o trafego de veículos de grande porte e assim dificultando o deslocamento dos alunos. De oportuno o edil solicitou que a secretaria de obras também esteja providenciando os reparos da primeira ponte do km 75, que dá acesso ao ramal do senhor Marinho e também ao km 84, pois a mesma se encontra em péssimo estado. O vereador realizou a indicação para que a Secretaria de Obras providencie a colocação de piçarra na vala que existe na rua Ernestina Amaral, propriamente em frente ao “Posto de gasolina Modelo”. O vereador Jurandir Queiroz, solicitou para se associar a indicação ao Senhor Adriano da ENERGISA. O parlamentar finalizou a sua oportunidade na tribuna agradecendo a Deus por mais uma sessão produtiva, onde cada vereador exerce seu papel pensando melhor na população e no município.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)

Vereadora Marinete Mesquita (PT): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes. A parlamentar de forma especial levou a tribuna o depoimento de uma empresária que disse: que não quer para este município um prefeito(a) para dizer que tem acesso, que tem moral, para colocar pessoas dentro do executivo e sim alguém que respeita o direito de ir e vim, que garanta aos filhos segurança nas escolas, garanta uma boa merenda, que valorize os professores para que os mesmos estejam motivados, que quer o básico. A vereadora ressaltou que a população que o trivial de uma gestão, que é manter o salário em dia, manter as ruas pavimentadas e dá a devida atenção as categorias e manter sobretudo o município adimplente. A parlamentar relembrou sobre a carta destinada na sua pessoa e ressalta que continuará sempre a questionar sobre os números relacionados ao município. A edil, enfatizou a volta do “SOS Marinho Monte” demonstrando indignação e impotência quando a população a procura. De oportuno ressaltou sobre o canteiro central na Avenida Manoel Marinho Monte que está trazendo um verdadeiro caos aos transeuntes e que magicamente tudo isso será solucionado no ano que vem, devido as eleições. A vereadora enfatizou que foi aprovado nesta casa legislativa o orçamento para ser aplicado no município no campo e na cidade nos anos de 2022 e 2023 e que não se ver nada aplicado. A parlamentar solicitou para se associar a fala do vereador Jurandir Queiroz no que diz respeito ao Hospital Regional do Alto Acre. A vereador enfatizou que diante do depoimento da empresária, ficou sem respostas e que não pode ficar sem resposta, que precisa exigir que os demais órgãos de fiscalização atuem, e que os processos, as denúncias estão aí junto ao Tribunal de Conta, a Polícia Federal, Ministério Público, pedindo que acompanhe, solicita gentilmente que o Ministério Público Federal acompanhe a aplicabilidade dos 6 milhões que foram destinados para Brasileia, para atender a população que foi atingida diretamente pela cheia do Rio Acre, esse pedido será preenchido pelos vereadores que se sentirem bem à vontade para assinar, que precisa se ter mais respeito para com a população. A parlamentar finalizou a sua oportunidade exigindo respeito, trabalho, isonomia, lisura, transparência da parte do executivo e se dirigiu a população realizando um chamamento: sejamos protagonista da Brasileia que queremos e o que queremos será responsabilidade nossa.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)

Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes. A edil chamou a atenção a Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE), que veja a situação da Infraestrutura do Hemonúcleo de Brasileia. De oportuno a vereadora solicitou que veja a emenda da Deputada Mailza que destinou um veículo para o Hemonúcleo de Brasileia. A vereadora solicitou que encaminhe um oficio para a SESSACRE indicando que se abra um ambulatório de joelho com cirurgias no município. A parlamentar informou que crianças estão deixando de ir para a aula por falta de transporte escolar em alguns ramais, solicitando da secretaria de educação providencias, e indaga que parceria é essa com o governo do estado e que planejamento é esse, pois até o momento não se tem transporte escolar. A vereadora enfatizou que foi dito na tribuna que todas as escolas foram reformadas e climatizadas e que tem prova que isso não ocorre em prática. A edil enfatizou sobre o canteiro central da Avenida Manoel Marinho Monte que não possui sinalização e iluminação ocasionando acidentes, e solicita a indicação que o órgão competente tome providencias pertinentes. A vereadora finalizou a sua oportunidade, solicitando que Defesa Civil encaminhe a esta casa legislativa o laudo com todos os dados da enchente do município de Brasileia, contendo o número de bairros alagados com nomes, as ruas com seus respectivos nomes, quantas pessoas e quantos órgãos públicos foram alagados.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando ao presidente Marquinhos Tibúrcio, os vereadores, os servidores desta casa legislativa, o público presente e os que acompanham pelas redes sociais. O parlamentar realizou a indicação de que a secretaria de Obras, em caráter de urgência, faça o melhoramento na ladeira na linha 11, próximo a igreja Assembleia de Deus, ressaltando que a máquina esteve bem próximo do local e não realizou o melhoramento da ladeira.  O edil solicitou a gestão que encaminhe a esta casa legislativa a informação se já realizaram um planejamento de ramais, ressaltando que não tem conhecimento se já existe esse planejamento. O parlamentar também ressaltou sobre a obra do Canteiro Central da Avenida Manoel Marinho Monte que não foi finalizando e está ocasionando muitos acidentes. O vereador informou que com relação ao assunto educação, está tudo ao contrário do que está nas mídias e parabeniza os funcionários do quadro. O vereador finalizou a sua oportunidade enfatizando mais uma vez que faltou planejamento na educação este ano.

Vereador Rogerio Pontes (PROS)

Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio, o público presente, os funcionários desta casa legislativa e de oportuno parabenizou o vereador presidente Marquinhos Tibúrcio e o vereador Reinaldo Gadelha pelo aniversário. O parlamentar se associou nas falas dos vereadores sobre as condições de várias coisas no município que não está muito bem, tanto da parte do município como do estado. O parlamentar enfatizou que com relação ao funcionamento das escolas a prefeita não tem culpa, porque começou agora as aulas, que foi feito as licitações para contratar pessoas e que as escolas terão as pessoas certas para trabalhar. De oportuno o vereador ressaltou que a prefeita juntamente com a secretária Francisca irão resolver essa situação. O edil ressaltou que com relação a obra do Canteiro Central da Avenida Manoel Marinho Monte, percebe-se que tem muito perigo e ocasionado muitos acidentes e na condição de vereador se preocupa, mais que, com certeza o poder tanto estadual como municipal irá encontrar um meio para que possa ser resolvido essa situação. O parlamentar solicitou para fazer parte nas falas dos vereadores em relação ao Hospital Regional de Brasiléia, enfatizando que a situação da saúde em Brasiléia é triste. O vereador Elenilson Cruz pediu uma parte na fala enfatizando a condição que o acompanhante do enfermo é submetido, como dormir em cadeira de plástico, indicando que seja oferecido condições adequadas. A vereadora Arlete Amaral também se associou ao pedido do vereador Rogerio Pontes. O parlamentar finalizou a sua oportunidade agradecendo a todos os secretários e desejando sucesso a todos funcionários desta casa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato

A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal

Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.

Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.

No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.

Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.

Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco

Publicado

em

Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia

Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.

Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.

“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.

Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.

De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.

O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.

VEJA VÍDEO

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Corpo com mãos amarradas é encontrado boiando no Igarapé São Francisco, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima apresentava perfuração no peito e sinais de agressão; Polícia Civil investiga homicídio

O corpo encontrado boiando na manhã desta quinta-feira (25) no Igarapé São Francisco, no bairro Conquista, em Rio Branco, foi identificado como sendo de Weligton Carlos Martins Werklaenhg, de 48 anos.

De acordo com informações repassadas por familiares, Weligton estava desaparecido desde a semana passada, quando foi visto pela última vez.

A perícia inicial realizada no local constatou que a vítima foi atingida por um golpe de faca na região do peito e apresentava indícios de agressões físicas anteriores à morte.

Ainda segundo a família, Weligton morava nas proximidades do Conjunto Manoel Julião.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura a motivação e a autoria do crime.

Comentários

Continue lendo