Extra
Vereadores da Câmara Municipal de Brasiléia realizam 11ª Sessão Ordinária de 2023

Na manhã desta terça-feira (25), foi realizada a décima primeira Sessão Ordinária de 2023 da 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Leonir de Castro (PP), Lessandro Jorge (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e o Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB).
Grande expediente:
Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.

Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido)
Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido): No uso de suas atribuições começou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio, os vereadores presentes e a todos presentes na sala de sessões José Cordeiro Barbosa. O vereador relembrou que hoje completa 01 (um) mês do ocorrido em nossa cidade, que seria o aumento das aguas do rio Acre e parabeniza a toda a equipe da prefeitura que no prazo de 30 (trinta) dias deixaram a cidade limpa, como também a prefeita Fernanda Hassem, o secretário Lima, e principalmente todos os garis. A vereadora Arlete Amaral solicitou para se associar a fala do vereador Elenilson Cruz em agradecimento da Prefeitura e aos garis municipais. O vereador Leonir de Castro também solicitou para fazer o agradecimento ao poder público como também a população, os empresários e todos que contribuíram para que em um pequeno espaço de tempo a cidade tenha sido purificada. O parlamentar dando continuidade à sua oportunidade agradeceu também a todos empresários, os voluntários que naquele momento difícil ajudaram. O edil indicou que prefeita Fernanda Hassem junto com toda a sua equipe possa está analisando a possibilidade de adiantar o 13º (décimo terceiro) salário para os funcionários municipais, e de oportuno estendeu a mesma indicação ao presidente da câmara de Brasileia, Marquinhos Tibúrcio, que adiante a primeira parte do 13º (décimo terceiro) salário dos funcionários desta casa legislativa. O parlamentar realizou a indicação de que o secretário de obras, juntamente com o coordenador de esporte, Bil, possa está vendo a possibilidade de melhorias nos refletores da quadra de esporte do km 26. Finalizando a sua oportunidade agradeceu a Deus pela oportunidade de esta nesta sessão e saúde para que possa está desenvolvendo o trabalho e desejando uma boa recuperação de saúde ao vereador Leomar Barbosa.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala tribuna cumprimentando a todos nobres vereadores em nome do presidente Marcos Tibúrcio e toda a mesa diretora desta casa. O vereador externou a sua solidariedade e boa recuperação ao Procurador do Município o advogado Valadares que se encontra enfermo. O parlamentar fez referência ao oficio encaminhado pelo executivo e recebido por esta casa legislativa de nº 177 e que foi lido na sessão anterior. O edil enfatizou sobre a saúde pública do município que se encontra em uma crise pública e que o poder público precisa dá uma resposta as estas situações, indicando que esta casa legislativa encaminhe um documento ao executivo, em caráter de emergência, que estude a possibilidade de deixar uma Unidade de Saúde aberta aos finais de semanas e feriados para atender nesse período, pós pandemia, pós enchente, crise viral instalada no município, ou seja, enquanto houver essa crise na saúde pública no município. O vereador finalizou a sua oportunidade agradecendo a Deus pela vida e parabenizando a mesa diretora pela condução dos trabalhos e a todos colegas vereadores.

Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO)
Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentou o presidente Marquinhos Tibúrcio, os colegas vereadores, os servidores desta casa, o público que acompanha pelas redes sociais e os que se encontram na galeria. O edil solicitou que esta casa encaminhe um ofício para o Coordenador do Programa Luz para Todos na região do município de Brasileia o “Senhor Adriano Brito da Silva” pedindo informações, não somente sobre o ramal da Aurora e ramal Santa Quitéria no km 75, mais também em todos os ramais do município, contendo um cronograma do que haverá para este ano e subsequentes anos, referentes ao “Programa Luz Para Todos”. O vereador Leonir de Castro, solicitou para se incorporar ao pedido do vereador Lessandro Jorge. O parlamentar realizou a indicação, por meio da demanda dos representantes do km 75 (ramal da Aurora), que a prefeitura de Brasileia por meio da secretaria de obras providencie melhorias de um bueiro que fica ao lado da Escola Santa Quitéria, tendo em vista que não é possível o trafego de veículos de grande porte e assim dificultando o deslocamento dos alunos. De oportuno o edil solicitou que a secretaria de obras também esteja providenciando os reparos da primeira ponte do km 75, que dá acesso ao ramal do senhor Marinho e também ao km 84, pois a mesma se encontra em péssimo estado. O vereador realizou a indicação para que a Secretaria de Obras providencie a colocação de piçarra na vala que existe na rua Ernestina Amaral, propriamente em frente ao “Posto de gasolina Modelo”. O vereador Jurandir Queiroz, solicitou para se associar a indicação ao Senhor Adriano da ENERGISA. O parlamentar finalizou a sua oportunidade na tribuna agradecendo a Deus por mais uma sessão produtiva, onde cada vereador exerce seu papel pensando melhor na população e no município.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)
Vereadora Marinete Mesquita (PT): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes. A parlamentar de forma especial levou a tribuna o depoimento de uma empresária que disse: que não quer para este município um prefeito(a) para dizer que tem acesso, que tem moral, para colocar pessoas dentro do executivo e sim alguém que respeita o direito de ir e vim, que garanta aos filhos segurança nas escolas, garanta uma boa merenda, que valorize os professores para que os mesmos estejam motivados, que quer o básico. A vereadora ressaltou que a população que o trivial de uma gestão, que é manter o salário em dia, manter as ruas pavimentadas e dá a devida atenção as categorias e manter sobretudo o município adimplente. A parlamentar relembrou sobre a carta destinada na sua pessoa e ressalta que continuará sempre a questionar sobre os números relacionados ao município. A edil, enfatizou a volta do “SOS Marinho Monte” demonstrando indignação e impotência quando a população a procura. De oportuno ressaltou sobre o canteiro central na Avenida Manoel Marinho Monte que está trazendo um verdadeiro caos aos transeuntes e que magicamente tudo isso será solucionado no ano que vem, devido as eleições. A vereadora enfatizou que foi aprovado nesta casa legislativa o orçamento para ser aplicado no município no campo e na cidade nos anos de 2022 e 2023 e que não se ver nada aplicado. A parlamentar solicitou para se associar a fala do vereador Jurandir Queiroz no que diz respeito ao Hospital Regional do Alto Acre. A vereador enfatizou que diante do depoimento da empresária, ficou sem respostas e que não pode ficar sem resposta, que precisa exigir que os demais órgãos de fiscalização atuem, e que os processos, as denúncias estão aí junto ao Tribunal de Conta, a Polícia Federal, Ministério Público, pedindo que acompanhe, solicita gentilmente que o Ministério Público Federal acompanhe a aplicabilidade dos 6 milhões que foram destinados para Brasileia, para atender a população que foi atingida diretamente pela cheia do Rio Acre, esse pedido será preenchido pelos vereadores que se sentirem bem à vontade para assinar, que precisa se ter mais respeito para com a população. A parlamentar finalizou a sua oportunidade exigindo respeito, trabalho, isonomia, lisura, transparência da parte do executivo e se dirigiu a população realizando um chamamento: sejamos protagonista da Brasileia que queremos e o que queremos será responsabilidade nossa.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)
Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos presentes. A edil chamou a atenção a Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE), que veja a situação da Infraestrutura do Hemonúcleo de Brasileia. De oportuno a vereadora solicitou que veja a emenda da Deputada Mailza que destinou um veículo para o Hemonúcleo de Brasileia. A vereadora solicitou que encaminhe um oficio para a SESSACRE indicando que se abra um ambulatório de joelho com cirurgias no município. A parlamentar informou que crianças estão deixando de ir para a aula por falta de transporte escolar em alguns ramais, solicitando da secretaria de educação providencias, e indaga que parceria é essa com o governo do estado e que planejamento é esse, pois até o momento não se tem transporte escolar. A vereadora enfatizou que foi dito na tribuna que todas as escolas foram reformadas e climatizadas e que tem prova que isso não ocorre em prática. A edil enfatizou sobre o canteiro central da Avenida Manoel Marinho Monte que não possui sinalização e iluminação ocasionando acidentes, e solicita a indicação que o órgão competente tome providencias pertinentes. A vereadora finalizou a sua oportunidade, solicitando que Defesa Civil encaminhe a esta casa legislativa o laudo com todos os dados da enchente do município de Brasileia, contendo o número de bairros alagados com nomes, as ruas com seus respectivos nomes, quantas pessoas e quantos órgãos públicos foram alagados.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB)
Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando ao presidente Marquinhos Tibúrcio, os vereadores, os servidores desta casa legislativa, o público presente e os que acompanham pelas redes sociais. O parlamentar realizou a indicação de que a secretaria de Obras, em caráter de urgência, faça o melhoramento na ladeira na linha 11, próximo a igreja Assembleia de Deus, ressaltando que a máquina esteve bem próximo do local e não realizou o melhoramento da ladeira. O edil solicitou a gestão que encaminhe a esta casa legislativa a informação se já realizaram um planejamento de ramais, ressaltando que não tem conhecimento se já existe esse planejamento. O parlamentar também ressaltou sobre a obra do Canteiro Central da Avenida Manoel Marinho Monte que não foi finalizando e está ocasionando muitos acidentes. O vereador informou que com relação ao assunto educação, está tudo ao contrário do que está nas mídias e parabeniza os funcionários do quadro. O vereador finalizou a sua oportunidade enfatizando mais uma vez que faltou planejamento na educação este ano.

Vereador Rogerio Pontes (PROS)
Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio, o público presente, os funcionários desta casa legislativa e de oportuno parabenizou o vereador presidente Marquinhos Tibúrcio e o vereador Reinaldo Gadelha pelo aniversário. O parlamentar se associou nas falas dos vereadores sobre as condições de várias coisas no município que não está muito bem, tanto da parte do município como do estado. O parlamentar enfatizou que com relação ao funcionamento das escolas a prefeita não tem culpa, porque começou agora as aulas, que foi feito as licitações para contratar pessoas e que as escolas terão as pessoas certas para trabalhar. De oportuno o vereador ressaltou que a prefeita juntamente com a secretária Francisca irão resolver essa situação. O edil ressaltou que com relação a obra do Canteiro Central da Avenida Manoel Marinho Monte, percebe-se que tem muito perigo e ocasionado muitos acidentes e na condição de vereador se preocupa, mais que, com certeza o poder tanto estadual como municipal irá encontrar um meio para que possa ser resolvido essa situação. O parlamentar solicitou para fazer parte nas falas dos vereadores em relação ao Hospital Regional de Brasiléia, enfatizando que a situação da saúde em Brasiléia é triste. O vereador Elenilson Cruz pediu uma parte na fala enfatizando a condição que o acompanhante do enfermo é submetido, como dormir em cadeira de plástico, indicando que seja oferecido condições adequadas. A vereadora Arlete Amaral também se associou ao pedido do vereador Rogerio Pontes. O parlamentar finalizou a sua oportunidade agradecendo a todos os secretários e desejando sucesso a todos funcionários desta casa.
Comentários
Extra
Mega da Virada: sorteio é adiado para quinta-feira (1°/1)
Prêmio subiu para R$ 1,09 bilhão. Sorteio foi adiado por conta do número recorde de apostas
A Caixa Econômica Federal adiou o sorteio da Mega da Virada, que estava marcado para 22h desta quarta-feira (31/12). Por conta do número recorde de apostas, o sorteio foi remarcado para às 10h de quinta-feira (1º/1).
O prêmio, que estava estipulado em R$ 1 bilhão, aumentou para R$ 1,09 bilhão. De acordo com a Caixa Econômica, o prêmio recorde gerou um movimento inédito nos canais de aposta, que chegou a 120 mil transações por segundo no canal digital e 4.745 transações por segundo nas unidades lotéricas.
Vale lembrar que, diferente dos outros concursos, a Mega da Virada não acumula. Caso ninguém acerte as seis dezenas, o prêmio de R$ 1 bilhão será dividido entre todos que acertaram a quina — e assim por diante.
A Caixa informou que o valor deste ano é 57% superior ao pago em 2024 na Mega da Virada. Naquele ano, foram R$ 635,4 milhões divididos entre os oito ganhadores.
Comentários
Extra
Corpo de diarista é encontrado em área rural de Senador Guiomard e polícia investiga homicídio
O corpo do diarista Sebastião L. da Conceição, de 58 anos, foi encontrado no início da tarde desta terça-feira (30), em uma propriedade rural localizada no assentamento Pirandiram, no município de Senador Guiomard, no interior do Acre.
Segundo informações de moradores da região, Sebastião trabalhava como roçador e prestava serviços de diária em propriedades do assentamento. Ele teria sido visto pela última vez no domingo (28), quando participava de um encontro entre conhecidos.
A descoberta foi feita por um morador que, ao sentir um forte odor vindo dos fundos de uma propriedade, decidiu verificar a área e acabou encontrando o corpo da vítima entre a vegetação. A Polícia Militar foi acionada e uma guarnição do 4º Batalhão confirmou a ocorrência no local.
Policiais civis da Delegacia Geral de Senador Guiomard compareceram à área para colher informações iniciais sobre as circunstâncias da morte. O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e a equipe do Instituto Médico Legal (IML), de Rio Branco, também foram acionados para os trabalhos de perícia e remoção do corpo.
De acordo com informações preliminares da polícia, o corpo apresentava sinais de violência, e a principal linha de investigação é de homicídio. A polícia apura se mais de uma pessoa pode ter participado do crime e se a motivação estaria relacionada a conflitos pessoais ou envolvimento com drogas.
Comentários
Extra
Samu recebe 13 trotes em duas horas e profissionais são alvo de ofensas em Rio Branco
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 13 ligações falsas em um intervalo de aproximadamente duas horas, na tarde deste sábado (27), em Rio Branco. Todas as chamadas foram classificadas como trotes e, além de não relatarem ocorrências reais, continham xingamentos e ofensas direcionadas aos profissionais que estavam de plantão.
Segundo informações apuradas pela reportagem, durante as ligações os atendentes e médicas plantonistas tentaram, sem sucesso, identificar se havia alguma situação real de emergência. Em resposta, recebiam apenas palavras de baixo calão e ataques verbais.
De acordo com os relatos, as vozes dos autores dos trotes aparentavam ser de adolescentes. Eles repetidamente perguntavam se o número era do Samu e, logo em seguida, passavam a ofender os profissionais responsáveis pelo atendimento.
Apesar de existir uma lei estadual que trata do tema, o Acre ainda não dispõe de mecanismos eficazes para punir quem realiza trotes contra serviços públicos essenciais. A legislação chegou a ser aprovada e sancionada, mas não produziu efeitos práticos durante sua aplicação.

Ocorrências deixaram de ser atendidas, o que pode ter resultado em pessoas ficando sem socorro médico – Foto/ilustrativa
Os trotes continuam sendo registrados também contra a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, gerando prejuízos diretos à população e sobrecarregando os serviços de emergência.
Durante o período em que as ligações falsas ocorreram, outras ocorrências deixaram de ser atendidas, o que pode ter resultado em pessoas ficando sem socorro médico, inclusive em situações que poderiam demandar ambulâncias de suporte básico ou avançado.
A coordenação do Samu reforça o apelo para que a população utilize o serviço com responsabilidade, acionando o 192 apenas em casos reais de urgência e emergência. A instituição destaca que parte da demora nos atendimentos está diretamente relacionada ao volume de trotes, que congestionam as linhas e impedem que chamadas legítimas sejam atendidas com agilidade.






Você precisa fazer login para comentar.