Conecte-se conosco

Extra

Vereadores cobram melhorias para município de Brasileia durante 12ª Sessão

Publicado

em

Câmara de Brasileia realizou 12ª Sessão Ordinária de 2021

A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã do dia 18 de Maio, a 12ª Sessão Ordinária de 2021. Estiveram presentes os vereadores Elenilson Cruz (PT), Marinete Mesquita (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Neiva Badotti (PSB), Rogerio Pontes (PROS), Lessandro Jorge (PT), Leonir Castro (PP) e o Vice-presidente da Câmara Marquinho Tibúrcio (MDB).

Em uso a Tribuna os vereadores solicitaram:

Vereador Elenilson Cruz (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou parabenizando o empenho do executivo por Brasiléia está em segundo lugar no estado do acre, na campanha de vacinação em combate a (Covid-19). Solicitou para a prefeitura de Brasiléia através da secretaria de obras os serviços de melhorias como patrulhamento e piçarramento para o ramal da esperança no KM 05 e entrada do ramal do balneário Jarinal até o Sr. Pedro Ramos.

Finalizou Reforçando o pedido de melhoria para a rua dos Catraieiros localizada no bairro Leonardo Barbosa, se em 02 meses o pedido não for executado o mesmo fará questão de gravar um vídeo com o vereador Leomar Barbosa (PSD) pedindo providencias para o local.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, solicitou a prefeitura de Brasiléia através da secretaria de obras, os serviços de limpeza e capina na entrada do KM 07 no Silo Graneleiro.

Solicitou para o executivo que providencie o aterramento de uma entrada próximo a empresa Dom Porquito, pois está sendo aterrada com pó de madeira. Solicitou os serviços paliativos em um pequeno ramal que dá acesso onde vivem 15 famílias em chácaras nas proximidades do bairro Marcos Galvão II,  o parlamentar finalizou repudiando a forma desrespeitosa que o Presidente Nacional tratou o presidente do partido (PROS) no acre.

Vereador Leomar Barbosa (PSD): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou dizendo que se responsabiliza pelas críticas e denúncias referente ao poder executivo e ressaltou que as denúncias são construtivas e sempre feitas com provas.

O vereador agradeceu ao prefeito de Epitaciolândia Dr. Sergio Lopes por Ceder a ambulância para o filho da presidente da câmara de Brasiléia, Arlete Amaral, que foi encaminhado para a capital Rio Branco por complicações da (Covid-19), sendo uma vergonha para o município de Brasiléia que não tem nenhuma ambulância. Solicitou para que o poder Legislativo encaminhe um documento para o executivo solicitado explicações do porque não usaram a emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão para comprar a ambulância do município em 2017.

Vereador Lessandro Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, reforçou o pedido que foi feito no mês de março, sobre a melhoria da ladeira que dá acesso ao bairro Marcos Galvão próximo a antiga vila Brasília.

Solicitou urgentemente para a prefeitura de Brasiléia através da secretaria de obras os serviços paliativos no ramal do Juricaba, o local está em estado crítico para a passagem e escoamento para a produção, deixando os moradores isolados no referido ramal. Reforçou o pedido do Vereador Jurandir Queiroz, para que seja executado os serviços paliativos no ramal do seu Nenê Pedrosa, próximo ao bairro Marcos Galvão, finalizou colocando sempre seu mandando a disposição de toda a população.

Vereadora Neiva Badotti (PSB): a parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou dizendo estar desamparada pelo seu partido no município, que desde a eleição o Vice-prefeito nunca a chamou para trata assuntos relacionados ao partido e que o Vice-Prefeito está apenas defendendo o mandato de sua carreira política, destacou a vereadora.  Em relação ao vídeo feito pelo executivo, pontuou que o principal objetivo foi em atacá-la por ter mostrado a verdade sobre o medicamento vencido na farmácia municipal, e não se preocuparam com a saúde da criança que ingeriu o medicamento.  Esclareceu que logo após a sessão, a mesma irá procurar a Polícia Federal, levando o vidro do medicamento para as medidas cabíveis, finalizou dizendo solicitar para que a PF, investigue todos os medicamentos recebidos nos últimos 4 anos.

Vereadora Marinete Mesquita (PT): a Parlamentar no uso de suas atribuições, reconheceu as ações que estão sendo feitas pelo executivo, principalmente sobre seus pedidos. Destacou o desempenho que a secretária de saúde está tendo junto com todos os profissionais, pois Brasiléia ocupa o 2° lugar no Estado, referente ao ranking de vacinação contra a COVID-19. Manifestou seu reconhecimento aos trabalhos que foram realizados no ramal da Electra KM 19, a mesma frisou que foi um pedido de insistência realizado em tribuna e o poder público chegou até lá.

Reiterou seu pedido de sessões passadas com relação aos repasses da educação, MEC, FNDE.

Vereador Rogério pontes (PROS):  O parlamentar no uso de suas atribuições, parabenizou os trabalhos que vem sendo executados pela prefeitura de Brasiléia através da Secretaria de assistência social, saúde, agricultura e obras. Finalizou dizendo que a prefeita Fernanda Hassem pode ser pequena em tamanho mais grande em coragem de trabalhar, pois é uma representante mulher que tem mostrado muito pelo munícipio.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): o parlamentar no uso de suas atribuições, solicitou para a prefeitura de Brasiléia através da secretaria de obras que realize os serviços de aguamento com caminhão pipa na rua Antônio Almeida Campos, no bairro Alberto castro. Finalizou dizendo ter força o suficiente para cobrar e fiscalizar o poder executivo na execução dos projetos pendentes e em andamento.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.

O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.

Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.

Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.

O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.

A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.

“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.

As investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025

OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”

Origem: Secretaria Municipal de Saúde.

Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h

Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026

Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br

Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas. 

Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção

Publicado

em

Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida  

Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.

De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.

A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.

Comentários

Continue lendo