fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Vereadores aprovam e Aleac vai decidir se Estado vai intervir em Manoel Urbano

Publicado

em

Nos últimos dias, moradores da cidade vêm realizando sucessivos atos de protesto contra a gestão do prefeito Ale Araújo (DEM).

Prefeito de Manuel Urbano, Ale Araújo

Prefeito de Manuel Urbano, Ale Araújo

Da ContilNet

Após o vereador Jefferson Magalhães, líder do Partido Humanista Social (PHS) na Câmara Municipal de Manoel Urbano, protocolar requerimento pedindo a intervenção do Estado na cidade, os vereadores aprovaram o documento pedido a intervenção.

Segundo Jefferson Magalhães, é necessário uma espécie de ajuda interventora do Estado para que se resolva a situação que ele descreve como “caos administrativo instalado no Município”.

Agora o documento segue para análise na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que deverar conceder parecer da procuradoria jurídica da Casa.

De acordo com o vereador autor do requerimento, Manoel Urbano não consegue oferecer serviços básico de saúde, educação e infraestrutura à população.

Nos últimos dias, moradores da cidade vêm realizando sucessivos atos de protesto contra a gestão do prefeito Ale Araújo (DEM). Os moradores pedem que Ale renuncie ao cargo de prefeito.

Leia também:

Vereador denuncia caos em Manoel Urbano e pede intervenção do Estado na cidade

Comentários

Continue lendo

Acre

Desde a meia-noite, riozinho do Rôla e rio Acre, em Brasiléia, não param de subir

Publicado

em

Foto: Rio Acre em Brasiléia I Defesa Civil Municipal/divulgação

O rio Acre, em Brasiléia, e o riozinho do Rôla, em Rio Branco, continuam em ascensão neste sábado (15), influindo diretamente no volume das águas em Rio Branco. As informações são do Sistema de Alerta de Eventos Críticos – SACE, do Serviço Geológico do Brasil – SGB.

De acordo com os dados da plataforma, à meia-noite de hoje (15), na estação da comunidade do Espalha, o riozinho do Rôla mediu 10,07m, enquanto às 8h15 já media 10,14m, o que representa subida de 7 centímetros. Já na estação de monitoramento mais próxima a Rio Branco, o manancial media 15,59m à meia noite, enquanto às 8h15 chegou a 15,83m, um aumento de 24 centímetros.

O rio Acre em Brasiléia, cujo as águas chegam à Rio Branco, media 7,91m às 00h00, mas às 11h15 chegou a 8,68m, uma diferença de 77cm, resultando numa aproximação da cota de atenção, que é de 8,80m.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores do bairro 6 de Agosto apelam às autoridades: “estamos abandonados”

Publicado

em

O Bairro Seis de Agosto, localizado na capital acreana, está entre as áreas mais atingidas pela cheia do Rio Acre. No Beco Travessa da Nossa Senhora de Nazaré, situado na Rua Primeiro de Maio, famílias enfrentam a subida das águas, que já invadem quintais e casas, colocando em risco a vida de moradores, incluindo crianças, idosos e animais.

Jonatas, morador do beco, entrou em contato com o ac24horas neste sábado, 15, para pedir socorro às autoridades. Ele conta que sua família, incluindo um sobrinho de 4 anos, uma irmã de 13 e sua mãe, estão em perigo. “Meu pai se recusa a sair de casa, mas o resto de nós precisa de ajuda. Ligamos para os bombeiros, mas ninguém vem. Estamos abandonados”, desabafa.

O morador enviou um vídeo ao ac24horas para mostrar a situação. No vídeo, é possível constatar que apesar da casa ser elevada às águas do rio Acre já invadiram o terreno.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Procon divulga ranking das empresas mais reclamadas no Acre; bancos e Energisa lideram

Publicado

em

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou nesta sexta-feira, 14, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2024, com a lista das empresas que mais receberam queixas no órgão ao longo do ano. A publicação está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE).

As dez empresas com maior número de reclamações foram: Distribuidora de Energia do Acre S/A (Grupo Energisa Acre), Banco Bradesco, Banco do Brasil, Claro, Banco Pan S.A., OI S.A., Banco BMG S/A, Banco Santander (Brasil) S.A., Caixa Econômica Federal e Banco Daycoval S/A.

Ao longo de 2024, o Procon registrou mais de 21 mil ações, incluindo atendimentos, fiscalizações e atividades educativas, um aumento de cerca de 5% em relação ao ano anterior.

O Procon utiliza esses dados para monitorar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e identificar empresas que não solucionam as demandas dos clientes. Além disso, o cadastro auxilia consumidores a tomarem decisões mais informadas na hora de contratar serviços ou comprar produtos.

NOTA PROCON

A Energisa Acre esclarece que realiza continuamente ações na comunidade para esclarecimentos e informações aos seus clientes, bem como possui canais de atendimento digitais, além da agência com atendimento presencial. Demandas que entram via Procon são, em sua maioria, sobre esclarecimento de dúvidas e negociação de débitos, e representam menos de um 0,002% dos clientes da concessionária no Acre. O que demonstra que o grande volume de serviços realizados pela Distribuidora no estado, vem atendendo as expectativas e o dia a dia dos seus clientes. Desde que assumiu a concessão do Acre, em 2018, a Energisa vem investindo no sistema elétrico do estado, aprimando a qualidade dos seus serviços e em uma melhor experiência para cada acreano. Em 2024, a disponibilidade de energia no estado foi de 99,3%.
Nos últimos anos, a empresa apresentou uma grande evolução na satisfação do cliente, com uma redução de 65% na quantidade de reclamações atendidas via Ouvidoria, além de 55% de redução nas demandas vindas do Procon.

A Energisa Acre reafirma o seu compromisso de continuar aprimorando o serviço de distribuição de energia elétrica em busca da excelência, proporcionando segurança e conforto aos seus clientes.

A empresa informa que ampliou os canais de atendimento, visando, sobretudo, a praticidade para os clientes, através da instalação de totens de autoatendimento em pontos estratégicos, atendimento digital (app Energisa ON e o site www.energisa.com.br), além do atendimento por Whatsapp (www.gisa.energisa.com.br).

Comentários

Continue lendo