Acre
Vereador Ismael Machado pede melhorias no Calçadão Raimundo Escócio
Durante uma sessão realizada nesta terça-feira, 4, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Ismael Machado usou a tribuna para solicitar que a secretaria de cuidados com a cidade realize uma vistoria e faça intervenção em relação a um bueiro que estava aberto em frente a escola Castelo Branco, no Aviário, que segundo ele pode causar um acidente.
“As crianças saem da escola e passam pela faixa, porém antes de entrar na faixa elas passam pela calçada, e como que se passa nessa situação, tem um bueiro ali sem a tampa e nós vivemos pedindo essa intervenção ali junto à zeladoria, à secretária de cuidados com a cidade.”
Machado também fez uma indicação de um projeto de lei para que o poder público municipal tenha a obrigação de construir faixas elevadas e colocar faixas de pedestres em todas as escolas, postos de saúde e igrejas, visando diminuir acidentes e melhorar a segurança pública.
“Podemos dar a nossa contribuição, nós estamos sempre solicitando, reivindicando, requisitando e reivindicando, mas a partir deste projeto de lei nós podemos obrigar o poder público municipal independente de quem esteja no poder a construir essas faixas elevadas e faixas de pedestres nestes locais, fica aqui a proposta.”
Com outras indicações, o vereador também solicitou uma nova intervenção no Calçadão Raimundo Escócio, em decorrência do desmoronamento. Machado destacou a importância daquele Calçadão para os comerciantes que usam o local e alegou a necessidade de novamente fazer uma intervenção.
“São milhares de pessoas que passam ali todos os dias, com o risco grande de acidentes, ali temos comerciantes que pagam seus impostos e geram empregos e nada mais justo que seja feita novamente uma intervenção ali.”
Machado também comentou sobre o projeto de lei que estabelece a semana municipal do autismo, destacando a importância de se desenvolver ações em favor desta causa, e trouxe
novamente à tribuna sua indicação de Tarifa Zero para os ônibus elétricos adquiridos pelo poder público, que segundo ele é um benefício para a população.
“Se é um serviço essencial que o poder público pode oferecer de forma gratuita para a população, se estão adquirindo o ônibus com o dinheiro público, a população tem que ser beneficiada, então mais uma vez trato desse tema para termos a tarifa zero nos ônibus adquiridos pelo poder público municipal.”
Machado finalizou comentando sobre o decorrer da audiência pública, que ocorreu na última segunda-feira, e teve como objetivo debater o Cadastro de Reserva do Concurso Público da prefeitura de Rio Branco. O vereador finalizou destacando a importância dos concurseiros terem a oportunidade de participar do processo do cadastro de reserva e espera que suas reivindicações sejam atendidas.
“Para os estudantes, concurseiros e profissionais que estão esperando uma ampliação, tenham certeza de que estamos fazendo todos os esforços possíveis para haver uma resposta positiva para todos vocês.”
(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)
Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Dupla em moto assalta caminhão de concessionária e esconde carga em Rio Branco
Policiais do 2º Batalhão recuperam 4 motos e 2 quadriciclos roubados em operação após denúncias na Vila Acre; carga estava escondida em propriedade rural abandonada

Após buscas pela localidade, 4 motocicletas sendo 3 Titan Fan, uma Pop 100 e dois quadriciclos foram encontrados escondidos em aérea de mata, dentro de uma propriedade rural aparentemente abandonada. Foto: captada
Um caminhão de uma concessionária de motos de Rio Branco foi alvo de um ousado assalto na manhã desta terça-feira (22) na Via Chico Mendes, no bairro Vila Acre, segundo distrito da capital. De acordo com a Polícia Militar, uma dupla armada em uma motocicleta interceptou o veículo e levou a carga.
O Centro de Operações da PM (COPOM) acionou imediatamente guarnições do 2º Batalhão, sob comando do Tenente Coronel Felipe Russo, que iniciaram buscas intensivas na região. Com apoio de inteligência policial e denúncias da população, as investigações apontaram que os criminosos haviam escondido a mercadoria em uma área de mata no ramal do Canil.
Carga recuperada
Em uma propriedade rural aparentemente abandonada, os policiais localizaram quatro motocicletas – três Honda Titan Fan e uma Pop 100 – além de dois quadriciclos, todos intactos. Os veículos foram levados para a delegacia como prova do crime.

O roubo aconteceu na Via Chico Mendes, no bairro Vila Acre, no segundo distrito da capital. Foto: captada
A polícia suspeita que os assaltantes agem em esquema especializado no roubo de cargas e podem estar ligados a outros casos na região. As buscas pelos criminosos continuam, e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para identificação da dupla.
Dados do Caso:
Ocorrência: Roubo de caminhão de concessionária
Local: Via Chico Mendes, Vila Acre (Rio Branco)
Material Recuperado: 4 motos e 2 quadriciclos
Esconderijo: Propriedade rural no ramal do Canil
Investigação: PM analisa câmeras e busca suspeitos

O trabalho de inteligência juntamente com informações obtidas através de denúncias, apontavam que a carga roubada estaria escondida no ramal do Canil. Foto: captada
Comentários
Acre
Com austeridade e cortes inéditos, Joabe Lira garante equilíbrio fiscal e fortalece o Legislativo
A Câmara Municipal de Rio Branco encerrou o primeiro semestre legislativo de 2025 com destaque para o equilíbrio nas contas, avanço em projetos de impacto social e econômico e ações de aproximação com a população. A avaliação foi feita pelo presidente da Casa, vereador Joabe Lira.
Entre as principais medidas administrativas adotadas, o presidente ressaltou a suspensão das viagens de vereadores para cursos fora do estado — uma decisão inédita que, segundo ele, demonstra o compromisso com a austeridade e o uso responsável dos recursos públicos. “Foi uma medida simbólica e necessária. A Câmara é um poder independente, mas também precisa dar exemplo em tempos de contenção”, destacou.
Durante o semestre, o Legislativo aprovou a redução de 50% do IPTU para áreas industriais, uma proposta considerada estratégica para a geração de empregos e estímulo ao setor produtivo da capital. “A Câmara tem um papel importante no desenvolvimento urbano e econômico da cidade”, disse Joabe.
A primeira sessão itinerante da legislatura também foi realizada neste período. De acordo com o presidente, a ação será expandida por meio de um calendário fixo de escutas públicas nos bairros e a criação de uma ouvidoria ativa. “Queremos garantir que a população tenha voz e se sinta parte do processo político”, reforçou.
Joabe Lira também comentou a relação com o Executivo e a oposição, afirmando que a Casa tem atuado com independência e diálogo. “Nosso papel é fiscalizar, propor e votar com responsabilidade. Todos os parlamentares, independentemente de posição, têm sido ouvidos”, afirmou.
Para o segundo semestre, a Mesa Diretora planeja manter a regularidade das sessões e fortalecer as comissões temáticas. As prioridades legislativas incluem projetos nas áreas da educação, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico. “Nosso compromisso é seguir entregando resultados e aproximando a Câmara da população”, concluiu.
Comentários
Acre
Famílias afetadas pela seca recebem abastecimento de água potável

(Foto: Secom)
Em resposta aos impactos causados pela forte estiagem, a Prefeitura de Rio Branco realiza ações de abastecimento de água potável às famílias atingidas pela seca. A iniciativa tem como principal objetivo assegurar o acesso à água de qualidade para consumo humano, especialmente nas comunidades mais vulneráveis à escassez hídrica.
O trabalho é coordenado pela Defesa Civil Municipal, em parceria com outras secretarias, demonstrando o compromisso da gestão em proteger a saúde e o bem-estar da população diante da crise ambiental. As equipes continuam atuando de forma permanente para atender às demandas emergenciais, levando suporte às áreas mais afetadas pela falta de chuvas.
O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, destacou a importância da ação. “Estamos enfrentando um período de estiagem severa e nosso trabalho tem sido essencial para garantir que nenhuma família fique sem acesso à água potável. A Defesa Civil segue atenta e mobilizada para atender a todas as regiões afetadas”, afirmou.
Você precisa fazer login para comentar.