Acre
Vereador de Xapuri fala sobre composição da Mesa: “O PT foi intransigente”
Vereador do PMDB credita ao próprio Partido dos Trabalhadores a responsabilidade por haver ficado fora da composição da Mesa Diretora da Câmara de Xapuri.
Segundo vereador mais bem votado nas últimas eleições, com 401 votos, o peemedebista Celso Garcia, 48 anos, o Paraná, demostra potencial para ser um dos protagonistas da próxima legislatura da Câmara de Xapuri, que se inicia no dia 5 de fevereiro.
Articulado, com boa oratória e afirmando estudar o regimento da Casa há bastante tempo, o paranaense de Congonhinhas promete cumprir com o seu papel sem “dizer amém” àquilo com o que não concordar, mesmo que parta do prefeito que ajudou a eleger.
Celso Paraná esteve na Rádio Educadora 6 de Agosto na manhã desta quarta-feira (9), onde concedeu entrevista de 20 minutos a este blogueiro. Agradeceu às quatro centenas de votos recebidos e falou sobre as suas expectativas para os próximos 4 anos.
O vereador afirmou que sua eleição não lhe causou grande surpresa em razão do trabalho que diz vir desempenhando junto à população da cidade e do interior desde que retornou para Xapuri no ano 2000, depois de ter vivido aqui de 1984 a 1988.
“Espero agora retribuir esse apoio contribuindo da melhor maneira possível com o município. sou muito grato a quem depositou em mim toda essa confiança, mas não pretendo ficar só nos agradecimentos; tenho que trabalhar, pois quero transformar esses 4 anos e 8”, disse ele.
Sobre a polêmica eleição da mesa diretora da Câmara, que resultou na monopolização de todos os cargos pelos partidos alinhados com o prefeito Marcinho Miranda, Celso Paraná afirmou que o PT ficou fora da composição por conta de sua própria intransigência.
Ele explicou que os partidos que compõem a base de apoio a Marcinho tentaram fechar um acordo com os demais para que a mesa diretora tivesse composição mista, mas que o PT não aceitou dialogar porque pretendia ocupar todos os cargos imaginando que contaria com o apoio do vereador Gessi Capelão, do PSB, o que não se confirmou.
“A razão de o PT ter ficado fora da mesa diretora foi pura intransigência de alguns de seus vereadores. A intenção deles era dominar o comando político da Casa e formar maioria na oposição para atravancar a administração do Marcinho”, afirmou.
A respeito do início da nova gestão municipal, o vereador, que foi eleito segundo secretário da Câmara, disse que agora a “ficha está caindo” para a dificuldade que é assumir uma prefeitura cheia de problemas entre os quais a falta de orçamento é a pior.
De mangas arregaçadas na ajuda ao novo prefeito para organizar a cidade para a Festa de São Sebastião, afirmou que neste ano a estrutura ficará devendo uma melhor qualidade, mas garantiu que em 2014 Xapuri terá a melhor festa da história do município.
Que o santo padroeiro diga amém.
Fonte: Blog Xapuri Agora!
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.




Você precisa fazer login para comentar.