Conecte-se conosco

Brasil

Venezuela começa a treinar população em quartéis para usar armas

Publicado

em

Exercício ocorre após pedido de Maduro para que população se prepare para luta armada, em meio a tensões com os Estados Unidos

Foto: Juan BARRETO / AFP

A Venezuela iniciou, neste sábado (13), o treinamento de civis em quartéis para o uso de armas curtas e longas.

O exercício de formação acontece após a convocação de Nicolás Maduro para que a população se prepare para a luta armada, caso o país seja agredido pelos Estados Unidos.

Segundo Maduro, mais de 300 quartéis abriram as portas para o treinamento da população que se inscreveu na Milícia Bolivariana, braço civil das Forças Armadas criado pelo ex-presidente Hugo Chávez, para complementar o trabalho dos militares.

“Os quartéis se converteram numa classe. Essa é a melhor classe do soldado, o terreno”, disse o general Miguel Yilales, da Zona Operativa de Defensa Integral do estado de Bolívar, à emissora estatal venezuelana.

Segundo ele, o compromisso é “aumentar a preparação operativa de todo o povo venezuelano diante das agressões dos EUA”.

O treinamento, de acordo com o general, visa ensinar dados técnicos dos armamentos, posições de tiro, técnicas de pontaria, para posteriormente fazer exercícios na “linha de fogo”.

“Assim vamos qualificando o povo venezuelano, que vão [sic] passando de atiradores novatos para atiradores especializados e de excelência”, explicou.

O treinamento de civis acontece após o envio de pelo menos sete navios de guerra e um submarino de propulsão nuclear, com mais de 4.000 marinheiros e fuzileiros navais dos EUA, para as proximidades da costa venezuelana.

A administração de Donald Trump afirma que a militarização da região é parte de uma operação para combater o narcotráfico. A Casa Branca aponta, no entanto, Nicolás Maduro como chefe do Cartel de los Soles e anunciou uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à sua prisão.

“Sabemos que isso não tem nada a ver com drogas, querem sair da Revolução Bolivariana, o que eles chamam de uma mudança de regime”, rebateu Diosdado Cabello, número dois do chavismo e ministro de Maduro sobre o envio das embarcações dos EUA para a região.

Segundo ele, a Venezuela está preparada para uma “guerra prolongada”.

Maduro, por sua vez, anunciou que integrantes das Forças Armadas e de segurança serão mandados para 284 frentes de batalha, afirmando que os agentes precisarão proteger a costa venezuelana de ponta a ponta contra “invasores”.

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Lula diz que tem “pacto” para não morrer antes dos 120 anos

Publicado

em

Durante entrevista, Lula compartilha sua rotina para alcançar os 120 anos. | Bnews – Divulgação Reprodução/Redes Sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a chamar atenção durante a agenda internacional ao fazer uma declaração bem-humorada sobre a própria longevidade. Em entrevista concedida à emissora India Today TV, o chefe do Palácio do Planalto afirmou que tem um “pacto com Deus” para viver até os 120 anos.

A fala ocorreu durante participação no AI Impact Summit 2026, realizado em Nova Délhi, na Índia, onde Lula cumpre agenda voltada a debates sobre tecnologia, inteligência artificial, geopolítica e relações comerciais.

Durante entrevista à emissora, Lula disse que mantém uma rotina rígida de atividades físicas, com o objetivo de preservar o condicionamento e evitar os efeitos do envelhecimento

“Eu levantei 5:30 da manhã, andei 6 km. E eu faço isso todo santo dia. Eu faço uma hora de ginástica e uma hora de musculação porque eu não quero envelhecer. Eu quero estar forte, porque eu tenho um pacto com Deus, que eu vou viver até 120 anos”, disparou o presidente.

“Eu ouvi uma notícia no jornal de que o homem que vai viver 120 anos já nasceu. Por que não pode ser eu? Então eu já comecei a me preparar”, brincou.

Com informações da Bnews.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Cão Orelha: Polícia Civil conclui novas diligências sobre o caso

Publicado

em

CÃO ORELHA foi vítima de maus-tratos

Foram concluídas, nessa sexta-feira (20/1), as 35 diligências solicitadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sobre a morte do cão Orelha, que ocorreu na Praia Brava, em Florianópolis, no início de janeiro.

O pedido tinha como objetivo buscar novas provas que envolvem a morte do cachorro e diversos atos infracionais atribuídos a adolescentes, como furto qualificado, injúria, ameaça e maus-tratos a animais, conforme informações divulgadas com exclusividade pelo colunista da NSC Ânderson Silva.

Segundo a Polícia Civil, foram realizados outros 26 atos de investigação e cumpridas mais 61 diligências complementares.

As novas diligências foram realizadas por 15 policiais civis e cinco policiais científicos, com apuração da Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei e da Delegacia de Proteção Animal.

Também apoiaram a Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, da Diretoria de Inteligência, do Ciber Lab da Polícia Civil, da Delegacia do Aeroporto, da Força-Tarefa e da Polícia Científica.

 

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Clima: sábado terá chuvas intensas e calor em boa parte do país; veja

Publicado

em

A previsão do tempo é de condições típicas do verão. Deve fazer calor de manhã e chuvas isoladas devem cair durante a tarde em São Paulo - Metrópoles

O sábado (21/2) terá tempo instável em grande parte do Brasil, com chuvas fortes e temperaturas elevadas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O órgão emitiu alertas de grande perigo para regiões do Sul e do Nordeste, com acumulados que podem superar 100 mm em 24 horas, aumentando o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

A passagem de uma frente fria provocará chuvas intensas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com volumes que podem ultrapassar 60 mm por hora ou 100 mm em um dia.

Cidades catarinenses em alerta incluem Blumenau, Joinville, Itajaí, Brusque, Jaraguá do Sul, São José e Palhoça. No Paraná, estão em atenção Antonina, Morretes, Guaratuba, Paranaguá e São José dos Pinhais.

Nordeste com chuva intensa

O alerta vale até a noite de sábado para Piauí, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Tocantins e norte de Minas Gerais. Entre as áreas mais afetadas estão o centro-norte do Piauí, Vale São-Franciscano da Bahia, leste do Maranhão e São Francisco pernambucano.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) combinada ao calor favorece a formação de nuvens carregadas, principalmente à tarde. Capitais como Salvador, Aracaju, Recife, João Pessoa, Maceió, Macapá, Belém, Rio Branco e Palmas podem registrar chuva significativa

Sudeste e Centro-Oeste entre instabilidade e calor

No Sudeste, o calor aliado à umidade do oceano favorece áreas de baixa pressão, especialmente no Rio de Janeiro, com pancadas também em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Temperaturas seguem altas: Rio de Janeiro 24°C-30°C, São Paulo 19°C-28°C, Belo Horizonte 18°C-28°C, Espírito Santo até 33°C.

No Centro-Oeste, chuvas concentradas em Mato Grosso, centro-oeste de Goiás e noroeste de Mato Grosso do Sul devem acumular cerca de 80 mm até domingo.

Diante do cenário, o Inmet orienta:

  • Permanecer em locais abrigados;
  • Observar sinais de movimentação de encostas;
  • Desligar aparelhos elétricos;
  • Proteger objetos em caso de inundação;
  • Acionar Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193) em emergências.

Além dos alertas de grande perigo, outras áreas têm perigo (laranja) ou perigo potencial (amarelo), com chuvas fortes, ventos e descargas elétricas. O Inmet reforça que os avisos podem ser atualizados a qualquer momento.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo