Vendas de Natal foram as mais fracas dos últimos anos no Brasil

Com crédito escasso e dólar e juros mais altos, comércio teve crescimento bem aquém das temporadas passadas; nas contas da Serasa, resultado de 2013 é o pior em 11 anos

Márcia De Chiara, de O Estado de S. Paulo

O modelo de crescimento da economia baseado no consumo, que já veio dando sinais de enfraquecimento ao longo do ano, mostrou a sua cara no Natal, a principal data para o comércio.

Quatro levantamentos preliminares de vendas, todos de âmbito nacional, apontam para a mesma direção: este Natal teve a menor taxa de crescimento de vendas dos últimos anos, o que sinaliza um começo de ano morno para a indústria.

Nas contas da Serasa Experian, por exemplo, o acréscimo de vendas na semana do Natal foi de apenas 2,7%, a variação mais baixa em 11 anos. Até os shopping centers, que normalmente esbanjam otimismo, ficaram decepcionados.

Pesquisa da Associação de Lojistas de Shoppings (Alshop) indica que o faturamento do Natal deste ano empatou com o de 2012, considerando as mesmas lojas. Na prática, houve um acréscimo de receita de 5%, descontada a inflação, por causa da abertura de 16,5 mil novas lojas.

“Foi o pior Natal em cinco anos”, afirmou o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima