Conecte-se conosco

Cotidiano

Veja vídeo: Carreta da Defensoria Pública é lançada com atendimento jurídico em frente ao Palácio Rio Branco

Publicado

em

A maior unidade móvel de atendimento jurídico do Estado do Acre foi lançada na manhã desta segunda-feira, 22, em frente ao Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana. Antes mesmo da cerimônia de inauguração, a Carreta da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) já estava em pleno funcionamento, atendendo quem procurava por serviços jurídicos.

A Carreta da Defensoria foi adquirida por meio de emenda parlamentar da então senadora Mailza Assis, hoje vice-governadora do Estado do Acre, executada pelo Ministério da Defesa, Programa Calha Norte. Além do financiamento federal, houve contrapartida da Defensoria Pública.

A infraestrutura da Carreta foi pensada para atender com comodidade e privacidade os assistidos da DPE/AC. Em um ambiente climatizado a unidade dispõe de 14 guichês de atendimento, com o mesmo número de notebooks e tablets, uma sala reservada para audiências ou conciliação, recepção e sala de espera, plataforma de acessibilidade para pessoas com deficiência, uma copa e um banheiro.

Para reforçar a atuação nas regiões mais distantes dos centros urbanos, a DPE/AC também investiu na Starlink, equipamento de internet banda larga, de alta potência, que auxiliará nos atendimentos promovidos para a população.

A equipe da DPE/AC irá realizar serviços de consulta processual, orientações e assistência jurídica na área cível e criminal, a exemplo de retificação de documentos, pensão alimentícia, registro tardio, investigação de paternidade, tutela e curatela, ação de inventário, defesa do consumidor, entre outras ações, até esta quinta-feira, 25.

O Lançamento

A cerimônia de lançamento foi prestigiada por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por representantes de instituições estaduais e municipais, por lideranças comunitárias, pela imprensa acreana, servidores da instituição e população em geral.

Em seu discurso, a defensora pública-geral do Acre, Simone Santiago, agradeceu a todos que contribuíram para a aquisição da unidade móvel. “Expresso aqui minha gratidão à vice-governadora Mailza, por sonhar junto com a gente, ao coordenador-executivo da AMAC, Marcos Frederick, pelo apoio no processo de aquisição, o general Poty, que não mediu esforços para agilizar o processo e um agradecimento especial ao excelentíssimo governador, Gladson Cameli, por seu apoio incondicional”.

O governador Gladson Cameli destacou a importância da unidade móvel. “Fico muito feliz em participar desse momento histórico, de saber que a Defensoria está cumprindo a sua missão no Acre, de prestar apoio jurídico à população que mais precisa. A carreta tem uma estrutura confortável, climatizada, adaptada ao serviço da Defensoria e que realmente vai chegar nas comunidades mais distantes. Toda a equipe está de parabéns por essa conquista”.

“Parabéns doutora Simone pelo empenho, por todo seu trabalho. É papel do estado defender os direitos das pessoas, é papel da nossa Defensoria levar serviços jurídicos, levar essa cidadania às pessoas. Aqui eu quero cumprimentar e agradecer todos os representantes de instituições que estão diariamente defendendo a nossa população, levando a dignidade, defendendo os direitos de cada um, esse é nosso papel e para isso estamos dispostos e sempre trabalhando e olhando para nossa população que é o que mais importa”, ressaltou a vice-governadora Mailza Assis.

Representando o programa Calha Norte, o general Ubiratan Poty disse que  a aquisição da carreta da Defensoria teve um tempo recorde. “Apenas oito meses desde a entrada do processo no Ministério da Defesa, até a data de hoje, lançamento do equipamento com atendimento à comunidade. É muito gratificante para mim, para  toda a nossa equipe, acompanhar de perto esses avanços, saber que o investimento público está chegando para as pessoas que mais precisam”.

Compuseram o dispositivo de honra a subdefensora-geral da DPE/AC, Juliana Marques, a corregedora-geral da DPE/AC, Roberta Caminha Melo, a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Público do Estado do Acre, Fenísia Mota, e o coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, Celso Araújo, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, desembargador Luís Camolez e a secretária de Planejamento Institucional e Inovação do Ministério Público do Acre, promotora Marcela Ozório.

Também estiveram presentes, o procurador-geral do Estado, em exercício, Gerson-Ney Vilela, o coordenador executivo da Associação dos Municípios do Acre, Marcus Frederick, o deputado federal, Coronel Ulysses, os deputados estaduais, Eduardo Ribeiro e Tanizio Sá, o diretor tesoureiro da OAB – seccional Acre, Carlos Lamas, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, o prefeito de Bujari, João Edvaldo Teles de Lima (Padeiro) e a superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Acre, Liege Vieira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo