Cotidiano
Variante Delta pode ter chegado ao Acre. Treze amostras indicaram presença da doença
A cepa delta está presente no Amazonas e neste fim de semana o Amapá registrou os quatro primeiros casos comprovados
A variante Delta da covid, considerada uma cepa mais agressiva e perigosa da doença já pode estar circulando no Acre. Nota pública da Secretaria da saúde revela que 69 exames foram realizados no estado para detecção da variante e 13 deles deram indícios sugestivos desse diagnóstico. Essas amostras foram enviadas para sequenciamento genômico no Instituto Evandro Chagas em Belém.
Pertencem a um caso suspeito sinalizado pelo Departamento de Vigilância, uma amostra de um contato do caso suspeito – ambas deram possibilidade da variante – e mais 11 amostras entre as 67 escolhidas aleatoriamente para testagem regressiva de comprobação..
Esses casos suspeitos aumentam o perigo da infecção pala variante no estado. A cepa delta está presente no Amazonas e neste fim de semana o Amapá registrou os quatro primeiros casos comprovados
Veja a nota pública da Sesacre:
COVID-19/VARIANTE
Nota Pública
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Laboratório Central, realizou o primeiro protocolo de RT-qPCR in house desenvolvido pelo pesquisador Prof. Dr. Felipe Naveca (Fiocruz/ Amazonas) para triagem das variantes de atenção e/ou preocupação. Neste protocolo foram testadas 69 amostras, entre elas:
- 01 caso suspeito sinalizado pelo Departamento de Vigilância;
- 01 amostra de um contato do caso suspeito;
- 67 amostras positivas para Covid-19, escolhidas aleatoriamente, nas quais propomos uma investigação retrospectiva da possível circulação da VOC Delta.
Resultados obtidos:
- Para o caso suspeito e o contato do suspeito concluímos que os resultados são SUGESTIVOS da variante Delta;
Para as demais amostras (67), concluímos os seguintes resultados:
- 11 são sugestivas de variante Delta;
- 27 são não sugestivas de variante Delta;
- 29 serão reavaliadas.
A partir destes resultados as amostras dos casos sugestivos da VOC Delta serão encaminhadas para o sequenciamento genômico.
Ressaltamos que os resultados das amostras são sugestivos da VOC Delta e estes só poderão ser confirmados após o sequenciamento genômico realizado pelo Instituto Evandro Chagas.
Janaina Mazaro
Gerente de Assistência – Lacen/ Acre
Comentários
Cotidiano
Pando tem novo reajuste no preço do pão a partir desta terça-feira
Associação de Panificadores aumenta valores para três pães por Bs 2 e unidade a Bs 1 após falta de subsídios do governo
A partir desta terça-feira (1º de abril), os consumidores de Pando precisarão ajustar seus orçamentos: o pão passa a custar Bs 1 a unidade ou Bs 2 por três unidades. O reajuste foi implementado pela Associação de Panificadores do departamento em resposta à falta de definição do governo central sobre os subsídios à farinha e outros insumos essenciais para a produção.
A medida reflete a pressão nos custos de produção enfrentada pelos panificadores, que, sem o apoio prometido, repassaram parte do aumento aos consumidores. O preço anterior, ainda mais acessível, tornou-se insustentável diante da alta nos valores da matéria-prima.
Impacto direto no bolso da população
Famílias de baixa renda, que dependem do pão como alimento básico, serão as mais afetadas pelo reajuste em Cobija. A ausência de políticas públicas para conter a alta nos insumos preocupa tanto produtores quanto consumidores, que esperam uma solução negociada para evitar novos aumentos.
Enquanto o governo não se manifesta oficialmente, a Associação de Panificadores defende que a medida é temporária e busca equilibrar a cadeia produtiva. A população aguarda respostas para aliviar o custo de vida no departamento de Pando.
Destaque:
Novos preços em Pando (a partir de 1º/04):
1 pão = Bs 1
3 pães = Bs 2
Motivo: Falta de subsídios à farinha e insumos pelo governo central.
Comentários
Cotidiano
Dia da Mentira surgiu com resistência à mudança no calendário
No Brasil, a tradição foi introduzida em 1828, com o noticiário impresso mineiro “A Mentira”, que trazia em sua primeira edição a morte de Dom Pedro I na capa e foi publicado justamente em 1º de abril

1º de Abril é considerado o Dia da Mentira. Foto: internet
Em muitos países o dia 1º de abril é considerado o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. A data é uma oportunidade para brincadeiras, trotes e pegadinhas entre amigos.
Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a data é chamada de April Fool’s Day (Dia dos Bobos de Abril). Na Itália e na França, a data é chamada de Peixe de Abril (Pesce d’Aprile, em italiano, e Poisson d’Avril, em francês). Uma das brincadeiras feitas pelas crianças e adolescentes é colar peixinhos de papel nas costas dos amigos.
A tradição de 1º de abril nasceu na Europa no século XVI. Em 1582, diante do novo calendário cristão determinado pelo papa Gregório XIII, os mais resistentes à mudança teriam mantido as festas de ano novo na data antiga que variava do final de março ao dia 1° de abril.Assim, o dia ficou marcado como um “ano novo de mentira”, fazendo pegadinhas com compromissos marcados para essa data.
Há também relatos históricos que relacionam a data ao festival de Hilária – uma festa romana no período anterior ao nascimento de Cristo – que celebrava o equinócio de março em honra à deusa Cibele, a “Mãe dos Deuses”, uma divindade que reunia aspectos das deusas gregas Gaia, Reia e Deméter.
No Brasil, a tradição foi introduzida em 1828, com o noticiário impresso mineiro “A Mentira”, que trazia em sua primeira edição a morte de Dom Pedro I na capa e foi publicado justamente em 1º de abril.
Histórias de mentiras
Além das brincadeiras entre amigos, algumas empresas e até veículos de comunicação já aderiram à tradição de fazer pegadinha com os consumidores.
Em 1980, a emissora pública britânica BBC noticiou que o governo do Reino Unido trocaria o mecanismo de ponteiros do famoso relógio Big Ben por um mostrador digital. A brincadeira também dizia que a primeira pessoa a ligar para a rádio ganharia os antigos ponteiros do grande relógio como lembrança.
Nos Estados Unidos, em 1992, a National Public Radio (NPR), também uma emissora pública de comunicação, veiculou entrevista do comediante Rich Little em que ele se passava pelo ex-presidente Richard Nixon. O personagem afirmava que se candidataria novamente à Presidência naquele ano. Nixon havia renunciado durante processo de impeachment em 1974 pelo envolvimento no escândalo de Watergate, o que gerou revolta nos ouvintes.
Comentários
Cotidiano
Federação vai promover Campeonato Estadual no CIEC

Foto PHD: Estadual vai classificar os finalistas para o Copão Zé Carlos
A Federação Acreana de Voleibol (FEAV) vai promover entre os dias 3 e 5 deste mês no CIEC, do bairro Estação, o Campeonato Estadual Adulto. A competição vai ser disputada nos naipes feminino e masculino.
“Estamos fechando os últimos detalhes do evento. A meta é ter em quadra as principais equipes do Estado”, declarou o presidente da FEAV, professor João Petrolitano.
Copão Zé Carlos
As equipes finalistas nos dois naipes estarão classificadas para as finais do Copão Zé Carlos.
“Vamos ter uma temporada com mais eventos na categoria adulto. Começar com o Estadual é importante para motivar ainda mais os atletas”, avaliou o dirigente.
Você precisa fazer login para comentar.