Cotidiano
Variante Delta pode ter chegado ao Acre. Treze amostras indicaram presença da doença
A cepa delta está presente no Amazonas e neste fim de semana o Amapá registrou os quatro primeiros casos comprovados

A variante Delta da covid, considerada uma cepa mais agressiva e perigosa da doença já pode estar circulando no Acre. Nota pública da Secretaria da saúde revela que 69 exames foram realizados no estado para detecção da variante e 13 deles deram indícios sugestivos desse diagnóstico. Essas amostras foram enviadas para sequenciamento genômico no Instituto Evandro Chagas em Belém.
Pertencem a um caso suspeito sinalizado pelo Departamento de Vigilância, uma amostra de um contato do caso suspeito – ambas deram possibilidade da variante – e mais 11 amostras entre as 67 escolhidas aleatoriamente para testagem regressiva de comprobação..
Esses casos suspeitos aumentam o perigo da infecção pala variante no estado. A cepa delta está presente no Amazonas e neste fim de semana o Amapá registrou os quatro primeiros casos comprovados
Veja a nota pública da Sesacre:
COVID-19/VARIANTE
Nota Pública
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Laboratório Central, realizou o primeiro protocolo de RT-qPCR in house desenvolvido pelo pesquisador Prof. Dr. Felipe Naveca (Fiocruz/ Amazonas) para triagem das variantes de atenção e/ou preocupação. Neste protocolo foram testadas 69 amostras, entre elas:
- 01 caso suspeito sinalizado pelo Departamento de Vigilância;
- 01 amostra de um contato do caso suspeito;
- 67 amostras positivas para Covid-19, escolhidas aleatoriamente, nas quais propomos uma investigação retrospectiva da possível circulação da VOC Delta.
Resultados obtidos:
- Para o caso suspeito e o contato do suspeito concluímos que os resultados são SUGESTIVOS da variante Delta;
Para as demais amostras (67), concluímos os seguintes resultados:
- 11 são sugestivas de variante Delta;
- 27 são não sugestivas de variante Delta;
- 29 serão reavaliadas.
A partir destes resultados as amostras dos casos sugestivos da VOC Delta serão encaminhadas para o sequenciamento genômico.
Ressaltamos que os resultados das amostras são sugestivos da VOC Delta e estes só poderão ser confirmados após o sequenciamento genômico realizado pelo Instituto Evandro Chagas.
Janaina Mazaro
Gerente de Assistência – Lacen/ Acre
Comentários
Cotidiano
Fortaleza desiste do Brasileiro A1 e Adesg pode entrar no A3 em 2026

Foto Jhon Silva: Adesg pode “ganhar” uma vaga no Brasileiro
A diretoria do Fortaleza anunciou na segunda, 29, o encerramento das atividades do futebol feminino no clube para a temporada de 2026. A equipe cearense tinha uma vaga garantida na Série A1, mas com a desistência o Vitória, da Bahia, 5º colocado no Brasileiro A2, garante o acesso para a próxima temporada.
Adesg pode ser beneficiada
A descontinuidade do trabalho do Fortaleza gera mudanças nas três séries do Brasileiro. O acesso do Vitória abre uma vaga na Série A2 para o 5ª colocado da A3, o Pérolas Negras. Como o Pérolas Negras subiu, o 8º colocado da A3 em tese ganha uma vaga direta. Este clube seria o Operário, do Mato Grosso do Sul, mas a equipe foi desativada e não jogou o Campeonato Estadual, passando a vaga para o Galvez. As Imperatrizes conquistam o título Estadual e por isso a vaga pode ser do vice-campeão acreano, a Adesg.
Suspenso por dois anos
Com a desistência, o Fortaleza será suspenso das competições oficiais por dois anos. Uma possível volta em 2029 será na Série A3.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz vence o Rio Branco em jogo de preparação para o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz e Rio Branco fizeram um amistoso bem disputado
O Santa Cruz venceu o Rio Branco por 1 a 0 nesta terça, 30, no Tonicão, em um jogo preparatório para a disputa do Campeonato Estadual. O volante João Marcos marcou o gol da partida ainda no primeiro tempo.
Santa Cruz mais estruturado
Com os trabalhos iniciados no começo de dezembro, o Santa Cruz mostrou um time mais estruturado taticamente. A equipe marca forte e tenta chegar no ataque trocando passes.
“Estamos aumentando o nível competitivo e físico dos atletas. Ficamos felizes com o desempenho, mas nunca satisfeito porque sabemos das dificuldades do Estadual e precisamos seguir o trabalho”, declarou o técnico do Santa Cruz, Sandro Resende.
Precisa de jogadores
Mesmo com o pouco tempo de treinamento, o Rio Branco apresentou um padrão tático bem definido com as características do técnico Ulisses Torres. Contudo, a equipe precisa de jogadores para reforçar e ter chance de lutar por uma vaga na semifinal.
“É o começo do trabalho. Precisamos evoluir muito ainda, mas estamos conscientes da missão e vamos tentar montar um time forte dentro das tradições do Rio Branco”, comentou Ulisses Torres.
Comentários
Cotidiano
Galvez e Vasco empatam em jogo amistoso visando o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Galvez e Vasco intensificam a preparação para o Acreano e a Copa do Brasil
Galvez e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quarta, 31, em um duelo amistoso como parte da preparação, das duas equipes, para a disputa do Campeonato Estadual. Juan Patrocínio marcou o gol do Imperador e Alê empatou para o Vasco.
Treinamento importante
O técnico Maurício Carneiro elogiou o desempenho do Galvez e espera um time forte na estreia do Estadual. O primeiro compromisso do Imperador será contra o São Francisco no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.
“O Vasco joga de uma maneira diferente e por isso o treinamento foi satisfatório. Colocamos todos os atletas em campo e a ideia era movimentar o grupo. Ainda temos peças importantes para chegar”, disse Maurício Carneiro.
Equipe reserva
O Vasco atuou no amistoso com uma equipe reserva. A intenção do treinador Erick Rodrigues foi avaliar alguns atletas.
“O trabalho foi importante sob vários aspectos e, agora, é seguir tentando melhorar a equipe em todos os sentidos”, afirmou o comandante vascaíno.

Você precisa fazer login para comentar.