Acre
Valor do IPTU cobrado em Rio Branco terá aumento de 6% em 2023
Por Gisele Almeida
Quem pagar o valor total e não tiver dívidas com o município tem o desconto de 20%
O valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sofreu o reajuste de 6%, segundo a Prefeitura de Rio Branco, esse percentual é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado de 12 meses e o município é obrigado a aplicar. O novo aumento vai começar a valer a partir do mês de fevereiro.
O pagamento do IPTU deve ser feito em março. Vale salientar que quem pagar o valor total e não tiver dívidas com o município tem o desconto de 20%, e quem tem algum débito, o desconto é de 10%.
Para o contribuinte que não tiver o dinheiro completo pode parcelar o imposto em até 10 vezes.
“O desconto de 20% permanece para o contribuinte que estar sem débitos com Prefeitura, ele tem o desconto de 20% para pagamentos em contas únicas do IPTU. Já o contribuinte que tem débitos, o desconto é de 10% para pagamento em conta única”, diz o diretor Administração Tributária Fabrício Souza
O receio agora da Prefeitura de Rio Branco é que o reajuste de 6% do IPTU possa espancar os contribuintes. Tendo em vista que a Prefeitura conseguiu reduzir de 60% para 43% a inadimplência com o imposto, mas ainda tem muita gente que deixa de pagar.
Esse ano o município conseguiu arrecadar R$ 54 milhões com o imposto atual e débitos antigos, e tem a previsão de conseguir mais R$ 55 milhões em 2023, e quem não receber o carnê ou não aceitar o valor cobrado pode resolver o problema em vários canais.
“A nossa orientação é que procure a Prefeitura ou centros de atendimentos que temos no mercado da Estação, Sobral, OCA e Mercado do Quinze, que transferiu da rodoviária para o Quinze. Devido a questão de acesso aos nossos contribuintes, além disso, temos os canais de atendimentos remotos através do portal da Prefeitura e o servidor online”, finaliza Souza.
Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.