Acre
Valor do IPTU cobrado em Rio Branco terá aumento de 6% em 2023
Por Gisele Almeida
Quem pagar o valor total e não tiver dívidas com o município tem o desconto de 20%
O valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sofreu o reajuste de 6%, segundo a Prefeitura de Rio Branco, esse percentual é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado de 12 meses e o município é obrigado a aplicar. O novo aumento vai começar a valer a partir do mês de fevereiro.
O pagamento do IPTU deve ser feito em março. Vale salientar que quem pagar o valor total e não tiver dívidas com o município tem o desconto de 20%, e quem tem algum débito, o desconto é de 10%.
Para o contribuinte que não tiver o dinheiro completo pode parcelar o imposto em até 10 vezes.
“O desconto de 20% permanece para o contribuinte que estar sem débitos com Prefeitura, ele tem o desconto de 20% para pagamentos em contas únicas do IPTU. Já o contribuinte que tem débitos, o desconto é de 10% para pagamento em conta única”, diz o diretor Administração Tributária Fabrício Souza
O receio agora da Prefeitura de Rio Branco é que o reajuste de 6% do IPTU possa espancar os contribuintes. Tendo em vista que a Prefeitura conseguiu reduzir de 60% para 43% a inadimplência com o imposto, mas ainda tem muita gente que deixa de pagar.
Esse ano o município conseguiu arrecadar R$ 54 milhões com o imposto atual e débitos antigos, e tem a previsão de conseguir mais R$ 55 milhões em 2023, e quem não receber o carnê ou não aceitar o valor cobrado pode resolver o problema em vários canais.
“A nossa orientação é que procure a Prefeitura ou centros de atendimentos que temos no mercado da Estação, Sobral, OCA e Mercado do Quinze, que transferiu da rodoviária para o Quinze. Devido a questão de acesso aos nossos contribuintes, além disso, temos os canais de atendimentos remotos através do portal da Prefeitura e o servidor online”, finaliza Souza.
Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.


Você precisa fazer login para comentar.