Cotidiano
Vacinação contra a gripe é ampliada a partir deste sábado no país
Campanha continua enquanto durarem os estoques da vacina
A campanha contra a gripe será ampliada a partir deste sábado (25) para a população a partir de 6 meses de idade, em todo o país, enquanto durarem os estoques da vacina. A mobilização busca prevenir complicações decorrentes da doença e diminuir óbitos e pressão sobre o sistema de saúde.

Quem faz parte do público-alvo e ainda não se imunizou, também poderá se vacinar. Para receber a vacina da gripe, basta ir a qualquer posto de vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem cerca de 38 mil salas de vacinas espalhadas por todo país e o Ministério da Saúde já distribuiu 80 milhões de doses da vacina contra a gripe para estados e Distrito Federal.
Até o momento, a mobilização contra a doença atingiu 53,5% de cobertura vacinal.
“Os pressupostos para o sucesso das campanhas de vacinação são absolutamente atendidos no nosso país. Temos vacinas, temos uma capacidade sem precedentes de aplicação, graças aos vacinadores que estão nas salas de vacinação do Brasil. Ano passado, tivemos casos em várias regiões do País por conta da cepa H3N2. A vacina deste ano já protege contra essa cepa e as passadas. Precisamos combater essas doenças”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele fez um apelo à população para que à população para que ajude a aumentar os índices de imunização contra a doença no Brasil.
Vacinação
Idosos acima de 60 anos;
Trabalhadores da saúde;
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.
Comentários
Cotidiano
Chamadão da EJA mobiliza população para ampliar acesso à Educação de Jovens e Adultos
A equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou, na manhã desta segunda-feira, 2, uma mobilização no Terminal Urbano, no Mercado Elias Mansour e nas principais ruas do centro de Rio Branco.

A ação integra o Chamadão da EJA, iniciativa de mobilização e comunicação intensiva que tem como objetivo ampliar o acesso à modalidade, incentivar o retorno aos estudos e alcançar jovens, adultos e idosos que não concluíram a educação básica na idade recomendada.
O Chamadão é uma ação prevista pelo Ministério da Educação (MEC), entre 2 e 13 de fevereiro. Além da capital, as atividades de divulgação também serão estendidas aos municípios do interior do estado, ampliando o alcance das informações sobre a modalidade e as oportunidades educacionais disponíveis.

De acordo com o chefe do Departamento de EJA, Jésse Dantas, a iniciativa busca aproximar a população das oportunidades educacionais oferecidas pela rede estadual. “O Chamadão da EJA é uma estratégia para divulgar a modalidade e mobilizar jovens, adultos e idosos que não concluíram a educação básica a procurarem as escolas e efetivarem a matrícula. Além da conclusão dos estudos, a EJA também oferece qualificação profissional,” destaca.
A iniciativa é realizada por meio da utilização de diferentes canais de divulgação, buscando alcançar o maior número possível de pessoas interessadas em retomar os estudos e dar continuidade à formação escolar. A mobilização também reforça a importância da educação como ferramenta de transformação social e ampliação de oportunidades.
A matrícula nos cursos da EJA é destinada a jovens e adultos que não puderam estudar na idade regular. Para ingressar no ensino fundamental da modalidade, a idade mínima é de 15 anos. Já para o ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Para efetivar a matrícula, os interessados devem apresentar documento de identificação, comprovante de residência e histórico escolar, caso possuam.
Segundo o entrevistado Raimundo da Silva, a educação representa uma oportunidade de recomeço. “Para estudar nunca é tarde, é sempre o momento para recomeçar, não importa a idade. Não se tem nada a perder, só a ganhar, pois tudo que se aprende serve tanto para você quanto para ajudar os demais que não têm conhecimento. Essa ação é muito boa, pois algumas pessoas não têm acesso às informações e assim fica mais fácil”, afirma.
A Educação de Jovens e Adultos representa uma oportunidade para que estudantes retomem a trajetória escolar, ampliem conhecimentos e fortaleçam as possibilidades de inserção social e profissional.
The post Chamadão da EJA mobiliza população para ampliar acesso à Educação de Jovens e Adultos appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Epitaciolândia anuncia Anjo Gurgel como novo diretor de Serviços Urbanos
Ex-funcionário da Secretaria de Obras de Brasiléia, Anjo Gurgel assume cargo estratégico para infraestrutura no município de Epitaciolândia

Durante a reunião, foi anunciada a nomeação de Anjo Gurgel para a Diretoria de Serviços Urbanos, cargo essencial para o aprimoramento da infraestrutura e serviços urbanos da cidade. Foto: captada
Em continuidade às ações de reorganização administrativa, a Prefeitura de Epitaciolândia anunciou, nesta segunda-feira, dia 2, a nomeação de Angilberto Gurgel da Silva (Anjo) para a Diretoria de Serviços Urbanos. O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Lopes (PL), que destacou a importância do cargo para o aprimoramento da infraestrutura e dos serviços urbanos da cidade.
Anjo Gurgel, que atuava anteriormente na Secretaria de Obras da Prefeitura de Brasiléia, assume a função em um momento de fortalecimento da gestão municipal vizinha de Epitaciolândia. A nomeação é resultado da reunião estratégica realizada com todos os secretários, que visou integrar as ações administrativas e otimizar as políticas públicas em Epitaciolândia.

Prefeito Sérgio Lopes oficializa nomeação de Anjo Gurgel para Diretoria de Serviços Urbanos de Epitaciolândia e assume cargo estratégico com foco no aprimoramento da infraestrutura municipal. Foto: captada
O prefeito de Epitaciolândia, Sergio Lopes, recebeu e assinou pessoalmente a nomeação de Anjo Gurgel para a Diretoria de Serviços Urbanos do município. O cargo é considerado estratégico para o planejamento e aprimoramento da infraestrutura e dos serviços urbanos da cidade.
A mudança reforça o compromisso da administração em buscar profissionais com experiência para áreas essenciais, com foco na melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.
A posse marca a consolidação da nova equipe de governo, após a reunião estratégica com todos os secretários municipais. A administração reforça que a escolha busca alinhar expertise técnica à gestão, com foco na melhoria da qualidade de vida da população por meio de serviços públicos eficientes.

A nomeação é resultado da reunião estratégica realizada na semana passada com todos os secretários, que visou integrar as ações administrativas e otimizar as políticas públicas em Epitaciolândia. Foto: captada
Veja nomeação:

Comentários
Cotidiano
Polícia e Bombeiros intensificam apoio a famílias desabrigadas por enchente no Acre
Ações integradas garantem segurança, assistência e patrulhamento fluvial em Sena Madureira; monitoramento continua durante emergência

A atuação conjunta envolve ainda outros órgãos municipais, além do Ministério Público e da Defesa Civil, que trabalham de forma integrada para assegurar os direitos fundamentais das famílias afetadas. Foto: captada
Em Sena Madureira, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atuam em conjunto para auxiliar famílias afetadas pela enchente do Rio Iaco. As equipes fazem visitas periódicas aos abrigos, com o objetivo de assegurar ordem pública, apoio institucional e a proteção dos desalojados.
Além das rondas nos locais de acolhimento, as forças de segurança realizam patrulhamentos fluviais integrados para inibir crimes e preservar o patrimônio nas áreas atingidas. A operação conta ainda com a participação de Defesa Civil, Ministério Público e órgãos municipais.

As ações visam coibir práticas ilícitas, preservar a tranquilidade da população e salvaguardar o patrimônio dos moradores das áreas atingidas pela cheia do rio. Foto: captada
As instituições afirmam que o monitoramento será mantido enquanto durar a situação de emergência, reforçando o compromisso com a segurança da população.

As equipes estão realizando visitas periódicas aos abrigos onde a população desalojada está acolhida, com o objetivo de garantir segurança, ordem pública e assistência institucional. Foto: captada














Você precisa fazer login para comentar.