Acre
Vaca, Cutiara, Calango e Caninana disputam Eleições 2016 no Acre
Mais de 2 mil candidatos concorrem ao cargo de vereador no estado.
Ao todo, 2.133 postulantes concorrem às vagas na Câmara Municipal.
Quésia Melo
Para conquistar votos e chamar a atenção do eleitorado, alguns candidatos que disputam uma vaga nas câmeras municipais do Acre apostaram no bom e velho apelido. A disputa pelo cargo de vereador inclui Pequena Manteiguinha, Calango, Vaca, Caninana, Cutiara e Cachorrão. E, caso você escolha um desses representantes, o nome que aparecerá na urna será o apelido dessas pessoas, pois foi dessa forma que registraram a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral no Acre (TRE-AC).
Ao todo, 2.133 postulantes concorrem às vagas na Câmara Municipal. Em Rio Branco, os destaques são a candidata Pequena Manteiguinha (PMD) e Cachorrão (PHS), que aparecem registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral.
No interior do estado, também aparecem os apelidos, como o do candidato do Bujari que reinventou a palavra cabeça e passou a escrever KBÇA (PMDB). Na cidade de Cruzeiro do Sul, distante 648 quilômetros de Rio Branco, um dos nomes que chama atenção é o do candidato Caninana (PSDC), o nome é de uma espécie de serpente encontrada nas Américas Central e do Sul.
O mesmo acontece em Acrelândia, cidade distante 105 km da capital, os que mais se destacam são Calango (PCdoB) e Cutiara (PP), que também é uma espécie de serpente venenosa. A lista continua em Epitaciolândia, município a 230 km de Rio Branco, onde um dos candidatos se chama Vaca (PMDB).
Eleições no Acre
O TSE divulgou que o Acre possui mais de 500 mil eleitores aptos a votar. A maior parcela do eleitorado está em Rio Branco, um total de 241.196 mil. Já o menor eleitorado do estado está em Santa Rosa do Purus, onde estão registrados 3.157 mil eleitores.
Do total de eleitores registrados, a maioria (51%) são mulheres – 271.850 mil. Entre os homens, os eleitores aptos são 260.598 mil (49 %). Os dados sobre o eleitorado masculino nas cidades de Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Sena Madureira não foram informados.
Nestas eleições municipais, o percentual de eleitores que têm 16 ou 17 anos corresponde a 2,83%, já os eleitores com mais de 70 anos são 5,28% do eleitorado acreano.
Segundo o TSE, Rio Branco continua a única cidade do Acre com possibilidade de haver segundo turno, por ter mais de 200 mil eleitores.
Já em relação ao grau de instrução, de acordo com o TSE, apenas 7,86% dos eleitores possuem ensino superior completo, enquanto 5,71% têm ensino superior incompleto. Os índices de eleitores com ensino médio completo e incompleto são de 18,22% e 15,% respectivamente.
Aqueles que têm apenas ensino fundamental completo são 5,28% e os que não concluíram o fundamental são 23,24% do eleitorado. Por fim, 13,49% dos eleitores acreanos apenas leem e escrevem, enquanto 10,58% são analfabetos.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.



Você precisa fazer login para comentar.