fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Uso Indiscriminado de dragas e retirada de areia do Rio Acre é tema de encontro entre vereadores do Brasil e Bolívia

Publicado

em

DSC_0233

Christiane Araújo – CMB

O Presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge (PMDB), juntamente com o Vereador Bil Rocha (PMDB), estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (18), no Consejo Municipal de Cobija, no intuito de tratar junto aos vereadores de Cobija, estratégias para coibir a retirada indiscriminada de areia do Rio Acre, através das inúmeras dragas existentes no país vizinho.

A referida reunião contou com a presença dos vereadores de Cobija e de autoridades ligadas ao meio ambiente do país vizinho, que participaram para esclarecer a respeito do funcionamento das dragas do lado boliviano. A reunião, proposta pelo Presidente da Câmara de Brasileia, teve como pauta principal o impacto ambiental provocado pela retirada de areia do Rio Acre, o que colabora para os graves problemas ambientais, bem como a devastação causada pelas águas em decorrência de enchentes.

De acordo com a Presidente do bairro Frontera, senhora Kely Chao, a iniciativa de propor solução para esse problema vem de encontro a vontade dos moradores dos bairros de Cobija, que estão preocupados com o desgaste ambiental causado pela retirada constante de areia do Rio Acre no lado Boliviano. “Parabenizo os vereadores de Brasileia que estão preocupados com essa situação, pois nós estamos aflitos devido à grande quantidade de areia que é retirada diariamente”, Disse Kely, que afirmou que somente no bairro Fronteira existem 03 dragas.

DSC_0194

De acordo com informações dos Vereadores de Cobija, ao todo são 15 dragas funcionando atualmente do lado boliviano. Destas, 08 são ilegais. Segundo o secretário da Mesa de Consejales, Vereador Aurelio Volenzuela, foi criada uma comissão para tratar do assunto, bem como para elaborar um Projeto de Lei que coíba a prática clandestina de retirada de areia do Rio Acre. “Precisamos coibir a prática ilegal de retirada de areia e buscar soluções para que essas dragas sejam removidas para outro local”, afirmou o vereador Pandino.

O presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge, propôs que a Lei tenha participação também de autoridades do Brasil em sua elaboração, para que os dois países sejam beneficiados. “Esse problema atinge os dois lados da fronteira. O interessante é elaborar uma Lei com participação dos dois países. Resolvi procurar as autoridades Bolivianas por que esse assunto é bastante preocupante, uma vez que a cada dia o desgaste ambiental é maior. Com isso, quem sofre é a população dos dois países, principalmente na época das chuvas, onde a enchente castiga muito nossas cidades. A natureza tem uma força inimaginável. Temos que nos preocupar com essa questão”, salientou Mário Jorge.

Ao final, ficou definido que os Vereadores de Brasileia também montarão uma comissão para junto com o lado boliviano, tratar da questão do funcionamento das dragas do lado boliviano. Posteriormente os vereadores de ambos países traçarão medidas conjuntas para amenizar o impacto negativo que as dragas vem causando ao meio ambiente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo