fbpx
Conecte-se conosco

Acre

UMA RÁDIO, MUITOS SONHOS

Publicado

em

O primeiro amor de um jornalista das antigas, como eu, o rádio será sempre o primeiro amor. Principalmente se você vem do interior, onde a televisão chegou tarde, bem tarde, e nossa alegria era ouvir nossos radialistas da nossa cidade e da capital.

Por questões de saúde, não pude estar na inauguração das novas instalações da Rádio Aldeia de Brasileia, mas como estou feliz por essa conquista.

Quero parabenizar a nossa secretária de Comunicação, Nayara Lessa, pelo lindo trabalho que tem transformado as rádios do interior em verdadeiras jóias para os nossos servidores.

Parabenizar e agradecer ao governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis por darem todas as condições para este trabalho, que não é só da Nayara, mas de uma equipe pequena, unida e determinada, que tem transformado a vida dos nossos radialistas de Cruzeiro do Sul a Brasileia, passando por Feijó, Tarauacá, minha Sena Madureira, e já já Xapuri.

Governador Gladson, saiba que seu nome já está na história da comunicação acreana como um dos governadores que mais investiu no setor. Mailza, as emendas que liberaste, ainda como senadora, seguem dando frutos.

Socorro Neri, manhãzinha, tu é top! Essa rádio também é resultado do seu trabalho. Gratidão pela emenda salvadora!

Gratidão também a todos os nossos parlamentares que nos ajudam nessa jornada.

Nayara e toda equipe Secom, vocês são os melhores dos melhores. Quando deixarmos a gestão, deixaremos um

Legado de trabalho, honra e restauração das nossas emissoras como nunca antes na história!

Mas amigos, nesse longo texto, preciso aplaudir de pé uma pessoa: Léo Costa. Manin, tu é só o filé do boi.

Só Deus sabe da tua luta para manter essa rádio em pé em meio às intempéries do clima, enchentes, equipamentos queimados, móveis destruídos pelas águas e, mesmo assim, com a rádio no ar.

Você, meu amigo, junto com cada servidor da rádio Aldeia FM de Brasileia, são HERÓIS, eu disse HERÓIS do jeito de comunicar acreano: sem recuar, sem cair, sem temer.

Quantas visitas no prédio antigo todo destruído e você lá nos recebendo com sorriso no rosto, pedindo para que a secretaria lembrasse de vocês e a Nayara dizendo: vão sair! Vão sair as obras vão sair. O Ítalo já projetou, já licitou, a empresa já vai começar a obra! E é que linda obra saiu!!

Lembro da minha última visita, já no prédio novo. Cheguei  lá cedinho com A  Silvânia para conhecer as novas instalações, os equipamentos que estavam chegando, o andamento das obras e ao perguntarmos pelo Léo um trabalhador da obra disse: tá lá dentro baldeando as salas!

Léo, você e sua equipe não mediram a esforços para tornar esse sonho realidade e são merecedores de um

ambiente moderno e seguro de trabalho. Mas vocês são também as pessoas que não murmuraram, budejaram (em bom acreanês). Pelo contrário!

Vocês acreditaram, sonharam juntos e arregaçaram as mangas para apresentar ao povo de Brasileia sua nova casa, que é a casa de vocês!

Parabéns queridos. Em nome do Léo, eu parabenizo cada um de vocês servidores da Aldeia FM. Vida longa a mais uma rádio entregue reformada e modernizada na gestão Gladson Cameli/Nayara Lessa. Mais um diamante lapidado pra conta, governador!

 

Por: Charlene Carvalho- Jornalista, Assessora na Secretaria de Comunicação do Estado do Acre

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre cai para 6ª posição no ranking de Potencial de Mercado

Publicado

em

O Acre alcançou a 6ª posição no ranking nacional de Potencial de Mercado em 2025, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado caiu uma colocação em relação a 2024, quando ocupava o 5º lugar.

Com o resultado deste ano, o Acre está atrás de Roraima, Tocantins, Santa Catarina, Piauí e Goiás, mantendo-se, contudo, entre os principais estados do país em indicadores relacionados à atratividade de mercado e investimentos.

O levantamento destaca que o tamanho da economia estadual é um dos fatores que mais pesam na decisão de empresas ao escolherem onde investir, favorecendo a competitividade das maiores unidades da federação. Estados com economias dinâmicas tendem a gerar mais oportunidades de investimento, criando um ciclo positivo de crescimento e desenvolvimento econômico.

Outro aspecto relevante é o ritmo de crescimento da população em idade de trabalho, considerado um dos principais determinantes para o potencial de crescimento no longo prazo. Já os indicadores de crédito também têm papel central, especialmente diante do atual cenário de alto comprometimento da renda da população brasileira.

Na edição de 2025, o pilar de Potencial de Mercado representou 8,2% do peso total do ranking geral.

Indicadores avaliados no Pilar de Potencial de Mercado – 2025

Tamanho de mercado – Fonte: Tendências

Taxa de crescimento – Fontes: IBGE e Tendências

Crescimento potencial da força de trabalho – Fonte: IBGE

Comprometimento de renda – Fontes: Banco Central, IBGE e Governo Federal

Qualidade de crédito para pessoa física – Fonte: Banco Central

Volume de crédito – Fontes: Banco Central e IBGE

Inadimplência – Fontes: Serasa e IBGE

Mesmo com a queda de uma posição, o Acre segue entre os seis estados com maior potencial de mercado do Brasil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Camelí prestigia desfile cívico alusivo ao 7 de Setembro em Brasileia

Publicado

em

Governador discursou no início do desfile cívico e reforçou a importância do evento. Foto: José Caminha/Secom

A praça Hugo Poli, no centro de Brasileia, foi tomada pelo amor à pátria no início da noite desta sexta-feira, 5, durante o desfile cívico alusivo ao 7 de Setembro, em homenagem aos 203 anos da Independência do Brasil. Com a presença do governador Gladson Camelí, a solenidade reuniu centenas de moradores do município.

Sendo uma das principais datas comemorativas do calendário nacional, o 7 de Setembro leva famílias às ruas para prestigiar crianças e adolescentes em marcha. Na cidade fronteiriça com a Bolívia, a expectativa pelo desfile começou cedo. Este ano, o evento trouxe como tema: “Brasil: Um País de Muitas Vozes – Da Independência à União das Fronteiras”.

Cerimônia contou com a apresentação de diversas áreas, desde a educação até a segurança. Foto: José Caminha/Secom

Para o chefe do Executivo estadual, o momento simboliza o forte sentimento de patriotismo dos acreanos em todo o território. Ele destacou ainda a importância de manter viva essa tradição no coração das pessoas.

“Momento necessário para manter manter o patriotismo e reconhecer todas as nossas origens. Eu, por exemplo, lembro-me quando estudava ainda no ensino fundamental e médio, e desfilava na semana da pátria. Esse civismo é importantíssimo para que a nossa democracia seja fortalecida. Dessa forma, valorizamos cada vez mais a nossa pátria e a nossa cidade”, declarou.

Cerimônia levou centenas de pessoas à praça central da cidade. Foto: José Caminha/Secom

O evento iniciou com todos os presentes cantando o Hino Nacional Brasileiro. Após os discursos das autoridades, a fanfarra conduziu a abertura oficial do desfile, marcada pela entrada das escolas da rede municipal e estadual de ensino.

O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, destacou a relevância da presença do governador no desfile cívico do município. Além disso, ressaltou o simbolismo que a celebração tem para a população.

“Este dia serve para representar e manter vivas as tradições do nosso Brasil. O desfile simboliza a pátria e o civismo. A nossa população realmente valoriza a presença do nosso governador aqui, porque todas as vezes que ele vem traz boas notícias para a região”, disse o prefeito.

Prefeito de Brasileia agradeceu a presença do governador Gladson Camelí. Foto: José Caminha/Secom

O desfile, que contou com a participação de estudantes das escolas da rede pública de ensino, deixou o momento ainda mais especial. Além disso, as forças de segurança do Estado também se apresentaram durante a solenidade.

Desfile de 7 de Setembro é um dos eventos mais esperados do ano pela população. Foto: José Caminha/Secom

A prefeita de Cobija, cidade boliviana vizinha, Ana Lucía Reis, também participou da cerimônia em celebração ao Brasil como país soberano. O convite reforça o compromisso das gestões estadual e municipal com a diplomacia. Sobre o momento, o governador pontuou: “Estamos construindo pontes e fortalecendo os laços.”

Prefeita de Cobija, cidade boliviana vizinha, também marcou presença. Foto: José Caminha/Secom

Dia da Amazônia

A celebração do 7 de Setembro em Brasileia coincidiu com outra data de grande relevância: o Dia da Amazônia, comemorado nesta sexta-feira, 5. O Acre tem se destacado como referência em iniciativas de preservação ambiental, mostrando seu protagonismo quando o assunto é a proteção da maior floresta tropical do planeta.

Antes de finalizar seu discurso, governador falou sobre o Dia da Amazônia. Foto: José Caminha/Secom

Durante seu discurso, o governador Gladson Camelí fez questão de lembrar a data. Ele ressaltou que a Amazônia é um patrimônio não apenas para os acreanos, mas para o mundo inteiro, e que cada cidadão tem responsabilidade na defesa e no cuidado com esse bem natural.

“Esse pulmão verde que alimenta o mundo em todos os aspectos da sobrevivência e subsistência humana na terra. Que a cada dia possamos ser mais conscientes e comprometidos em amar e cuidar da natureza, pois essa é uma das maiores e mais belas formas de amar a nós mesmos e ao nosso próximo. Viva o Brasil, viva a Amazônia”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre mantém nível e registra 1,54 metro em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/arquivo ac24horas

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou na manhã deste sábado (6) o boletim diário sobre o nível do Rio Acre. Às 5h15, o manancial marcou 1,54 metro, apresentando leve elevação em relação ao dia anterior.

Nas últimas 24 horas, foi registrado um acumulado de 2,20 milímetros de chuva na capital acreana.

De acordo com os dados oficiais, a cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo está fixada em 14,00 metros — patamares ainda muito distantes da atual medição.

As informações foram repassadas pelo coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.

Comentários

Continue lendo