Conecte-se conosco

Geral

UBER MOTO e 99 MOTO: confira as cidades onde o serviço está em operação no Brasil

Publicado

em

O Uber Moto estaria em 118 cidades brasileiras, a maioria no Norte como em Rio Branco e em vários capitais do Nordeste. Mas também em capitais importantes. São Paulo e Rio de Janeiro, entretanto, seguem de fora. Já o 99 Moto estaria em três mil municípios

Atualmente, o Uber Moto é oferecido em 170 cidades no Brasil. Já o 99 Moto funciona em mais de 3 mil municípios e é utilizado por 1,3 milhão de pessoas. Foto: Bruno Campos 

O transporte por aplicativo de passageiros com motocicletas, serviço oferecido pelas plataformas Uber e 99, não para de crescer no Brasil. Pelo menos no caso da Uber, já são mais de cem cidades que passaram a ofertar o serviço com motos. Já o 99 Moto estaria presente em mais de três mil municípios brasileiros.

Entre elas, não apenas municípios do interior ou da periferia das regiões metropolitanas, mas também capitais importantes, como é o caso de Curitiba (PR), Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

Serviço, no entanto, é cercado de polêmica, Entenda

No Recife, por exemplo, o Uber Moto está realizando uma campanha massiva de publicidade para divulgação do serviço. Os principais corredores viários da capital estão tomados por propagandas do Uber Moto espalhadas em outdoors.

Neles, a Uber destaca que o transporte por motos é bem mais barato do que o serviço oferecido por automóveis, além de evidenciar que oferece os mesmos requisitos de segurança na plataforma.

Os principais corredores viários da capital Brasileiras estão tomados por propagandas do Uber Moto espalhadas em outdoors. Fotos: divulgações 

Veja onde o Uber Moto já chegou no país

O Uber Moto já está em 118 cidades brasileiras, a maioria no Norte e Nordeste. Mas também em capitais importantes. São Paulo e Rio de Janeiro, entretanto, seguem de fora:

Porto Alegre (RS), Parnaíba (PI), Itapipoca (CE), Bacabal (MA), Caxias (MA), Cametá (PA), São Félix do Xingu (PA), Abaetetuba (PA), Santarém (PA), Castanhal (PA), Altamira (PA), Bragança (PA), Parintins (AM), Manacapuru (AM), Codó (MA), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE), Arapiraca (AL), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Marabá (PA), Itacoatiara (AM), João Pessoa (PB), Niterói (RJ), Taboão da Serra (SP), Barueri (SP), Carapicuíba (SP), Nova Lima (MG), Santa Luzia (MG), Sabará (MG), Ibirité (MG), Pinhais (PR), Almirante Tamandaré (PR), Araucária (PR), Americana (SP), Araçatuba (SP), Araraquara (SP), Armação de Búzios (RJ), Atibaia (SP), Bauru (SP), Blumenau (SC), Bragança Paulista (SP), Cabo Frio (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Foz do Iguacu (PR), Franca (SP), Governador Valadares (MG), Ipatinga (MG), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Limeira (SP), Macaé (RJ), Marília (SP), Mossoró (RN), Natal (RN), Nova Iguaçu (RJ), Pelotas (RS), Petrolina (PE), Petropolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Porto Velho (RO), Presidente Prudente (SP), Resende (RJ), Rio Grande (RS), São Carlos (SP), São Gonçalo (RJ), Timon (MA), Vitória da Conquista (BA), Volta Redonda (RJ), Osasco (SP), Feira de Santana (BA), Macapá (AM), Santos (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR), Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Maringá (PR), Palmas (TO), Itajaí (SC), Uberaba (MG), Belford Roxo (RJ), São Caetano do Sul (SP), São Bernardo do Campo (SP), Diadema (SP), Guarulhos (SP), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Ribeirão das Neves (MG), Campina Grande (PB), Belém (PA), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Uberlândia (MG), Londrina (PR), Anápolis (GO), São José do Rio Preto (SP), Montes Claros (MG), Santo André (SP), Contagem (MG), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Recife (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), São Luís (MA), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Aracaju (SE).

Vale destacar que as viagens de motocicleta da Uber contam com os mesmo recursos de segurança das de carro. Ou seja, os condutores passam por checagem de antecedentes e os dados de contato e placa são compartilhados com você ao solicitar uma corrida. A localização em tempo real também permanece, assim como a identificação do motoqueiro.

O Uber Moto chegou no Brasil em novembro de 2020, inicialmente na cidade de Aracaju, em Sergipe. Desde então, o serviço foi expandido gradualmente pelo Brasil. Atualmente, quase duzentos municípios brasileiros já haviam sido inclusos na modalidade.

Em comunicado, Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, compartilhou que o Uber Moto é majoritariamente usado para viagens curtas. Segundo a executiva, o serviço normalmente conecta o passageiro a pontos de transporte, como estações de ônibus, trens e metrôs e no interior do estado facilita a locomoção com preços não abusivos.

Motociclistas que queiram prestar serviço nessa modalidade precisam ter CNH com a observação de atividade remunerada (EAR). Os entregadores que usam motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto.

Os clientes viajam na garupa de motocicletas e, por isso, pagam menos do que nas viagens de UberX. Essa modalidade havia estreado no país em novembro de 2020 e já estava presente em vários municípios.

Motociclistas que queiram prestar serviço nessa modalidade precisam ter CNH com a observação de atividade remunerada (EAR). Os entregadores que usam motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto.

Em termos de segurança, o serviço terá as mesmas medidas dos serviços com automóvel, como checagem de antecedentes dos motoristas e localização em tempo real no mapa da viagem, além de seguros para acidentes tanto para usuários como para motoristas.

“Desde que começamos com as viagens de moto em algumas cidades brasileiras, percebemos que elas passaram a ser utilizadas para, por exemplo, conectar os nossos usuários com modais de transporte, como estações de ônibus, trens e metrô das cidades, principalmente para deslocamentos rápidos, aquilo que, no mundo de mobilidade, chamamos de ‘last mile’”, afirmou Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber, em comunicado à imprensa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Idoso sofre traumatismo craniano após ser atingido por ouriço de castanha no interior do Acre

Publicado

em

Vítima de 78 anos foi transferida para o Pronto-Socorro de Rio Branco após acidente em área rural

Um idoso de 78 anos, identificado como Osvaldo Feitosa Leite, sofreu um traumatismo cranioencefálico após ser atingido na cabeça por um ouriço de castanha, na manhã desta segunda-feira (22), em uma propriedade rural localizada no km 17 do Ramal Toco Preto, com acesso pelo km 38 da BR-364, no trecho entre Sena Madureira e Bujari, no interior do Acre.

De acordo com informações repassadas por familiares, Osvaldo havia saído pela manhã para realizar a coleta de castanha quando ouviu o ouriço bater em um dos galhos da castanheira. Ao tentar se proteger, ele correu para próximo do tronco da árvore, mas o fruto acabou mudando de direção após atingir um galho e caiu diretamente sobre sua cabeça, atingindo a região da testa.

Com o impacto, o idoso sofreu um traumatismo cranioencefálico de natureza moderada, além de apresentar edema no olho direito. Ele ficou desacordado e caiu sob a castanheira, sendo encontrado somente horas depois por familiares, que estranharam sua ausência no horário do almoço.

A vítima foi levada inicialmente para casa, de onde foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após os primeiros atendimentos e estabilização do quadro clínico, Osvaldo foi encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira. Devido à gravidade da lesão, ele precisou ser transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde passou por exames de tomografia e avaliações complementares. O estado de saúde é considerado estável.

Segundo especialistas, acidentes desse tipo são comuns nesta época do ano, período em

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeitura de Rio Branco decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Publicado

em

Medida assinada pelo prefeito Tião Bocalom vale para repartições municipais e não afeta serviços essenciais

Foto: Luan Diaz

A Prefeitura de Rio Branco decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 26 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026. A medida consta no Decreto nº 3.432, assinado pelo prefeito Tião Bocalom e publicado nesta terça-feira (23).

O decreto complementa o calendário oficial de feriados e pontos facultativos do município para 2025, instituído pelo Decreto Municipal nº 13, de 2 de janeiro deste ano, e também leva em consideração o Decreto Estadual nº 11.805, de 18 de dezembro de 2025.

Conforme o texto, os secretários municipais e demais autoridades da administração pública estão autorizados a convocar servidores para o expediente normal nos dias declarados como ponto facultativo, sempre que houver necessidade de serviço. Nesses casos, não haverá exigência de compensação de horas para os servidores convocados.

A Prefeitura esclarece ainda que o ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais, que deverão manter funcionamento regular, garantindo o atendimento à população.

As demais regras previstas no calendário municipal de feriados e pontos facultativos permanecem inalteradas. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende suspeito de envolvimento na morte do fazendeiro “João Sucuri”

Publicado

em

Operação Lei da Fronteira foi deflagrada em Plácido de Castro com apoio de forças policiais do Acre e de Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta segunda-feira (22), a Operação Lei da Fronteira, que resultou na prisão de um suspeito de envolvimento no assassinato do fazendeiro João Paulino, conhecido como “João Sucuri”. O crime ocorreu em maio de 2025, no distrito de Nova Califórnia, em Rondônia. As informações são do portal Rondoniagora.

A ação foi realizada no município de Plácido de Castro, no Acre, com apoio da Polícia Civil acreana, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Acre (PMAC), do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Delegacia de Polícia de Extrema. Ao todo, mais de 20 policiais participaram da operação, coordenada pela delegada Keity Mota.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais, os agentes apreenderam aparelhos celulares, munições e um carregador de pistola calibre .45, materiais que serão submetidos à análise no curso das investigações.

De acordo com a Polícia Civil, o fazendeiro foi morto em uma emboscada dentro de sua própria propriedade. Um vaqueiro que o acompanhava também foi atingido por disparos, mas conseguiu fugir e sobreviveu.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Velho. As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos no homicídio.

Comentários

Continue lendo