fbpx
Conecte-se conosco

Acre

TV Record vem ao Acre e lança documentário com entrevistas de autoridades e ex-faccionados sobre o crime

Publicado

em

Os homens falam sobre vivências enquanto faziam parte do mundo do tráfico

As duas maiores facções do estado abordaram como eram suas atividades e outros assuntos relacionados ao tráfico de drogas, desde sua iniciação, até mesmo sobre rebeliões em presídios acreanos. Foto: reprodução

Vitor Paiva

O documentário Fronteira do Pó, feito pela Rede Record de TV, em seu serviço de streaming Play Plus, trouxe um panorama sobre os impactos do tráfico de drogas na tríplice fronteira, onde o estado do Acre, Bolívia e Peru se encontram.

Ex-membros das duas maiores facções do estado abordaram como eram suas atividades e outros assuntos relacionados ao tráfico de drogas, desde sua iniciação, até mesmo sobre rebeliões em presídios acreanos.

“Tivemos a chegada do comando vermelho em 2013 e do PCC ainda em 2011. Presidiários do Francisco de Oliveira Conde resolveram replicar a metodologia e criar uma facção local, conhecida como Bonde dos 13”, contextualiza o promotor de justiça Bernardo Albano.

Bernardo Albano explica que a mais de uma década o estado enfrenta problemas com essas facções criminosas/ Foto: Reprodução

“Um ex-drogado, ex-matador, ex-Comando Vermelho”, é assim que se identifica um deles, que foi condenado a 23 anos de prisão. “As primeiras organizações criminosas surgiram em presídios de segurança máxima. Quando eu entrei pro Comando Vermelho foi em um presídio entre 2015 e 2016”, revela ele, dizendo que foi o primeiro integrante da facção a realizar assassinatos em seu nome.

Estipula-se que o CV, como é popularmente conhecido o Comando Vermelho, tenha 12 mil homens e 2 mil mulheres, tendo chegado ao estado há pouco mais de 10 anos, em 2013.

O homem conta histórias sobre sua época de faccionado/Foto: Reprodução/RecordTV

Uma das ex-lideranças do Bonde dos 13, facção rival, também falou com a produção da TV Record. “Foi formado por 13 lideranças diferentes, no começo, 90% do presídio (Francisco de Oliveira Conde) era formado por membros do B13”, revela.

O paradigma de poder entre os dois grupos criminosos começou a se inverter, quando Jorge Rafaat, grande liderança do PCC, que era aliado ao B13 no estado, morreu em uma emboscada, em 2016.

O membro do CV afirma que participou do estopim para a “guerra” entre as facções no estado, quando, aos 17 anos. “Entrei na casa dele, dei um tiro na nuca, queria sair rápido, então peguei uma faca na sua casa e risquei um C e um V no peito dele”.

Ele ainda afirma que, após este momento, as tomadas de território dentro da cidade começaram.

“Chegávamos em um bairro, matava um matava outro, queimava as casas e já ganhando território, foi assim que começou tudo, e aí saiu comando pra ter rebelião no Acre”, explica ele sobre o início do período de conflitos e sobre rebeliões que ocorreram na época.

Já o integrante do B13 afirma que a vida dentro da prisão é sempre imprevisível sendo membro de uma facção. “Você dorme do lado do inimigo, hoje eu sei qual é o risco. Tem pessoas que dormem junto com você, dentro da sua cela, só pra lhe matar. Risco de ser envenenado, risco de ir para o banho de sol e morrer”.

Membro do B13 fala sobre ter que dormir com seu potencial assassino/Foto: Reprodução/RecordTV

Marcos Lindoso, um dos fundadores do B13, conhecido como Dragão, foi decapitado e teve seu coração arrancado durante uma rebelião em um presídio de segurança máxima no estado do Acre.

Um ex-faccionado, que ficou preso durante sete anos e estava presente na rebelião, conta sobre como ocorreu a situação, pelo ponto de vista daqueles que estavam dentro do presídio.

“Foi uma cena muito triste. Quando aconteceu aquela guerra, estava todo mundo misturado, aí quando veio o comando que era pra atirar, aí foi nessa ordem que o que estiver nos prédios era pra matar, era pra invadir o pavilhão e então aconteceu a rebelião”, explicou

O desembargador Raimundo Nonato conta que a forma como as situações se desenrolam neste ambiente são diferentes do mundo real. “No sistema penitenciário é outro mundo, um mundo à parte, com violência extrema em que cada setor do sistema penitenciário é dominado por alguém, com poder, seja o de vender coisas lá dentro, de autorizar visitas, então tudo lá é fatiado e tudo lá é pago”, conta ele.

O desembargador afirma que a guerra contra as drogas tem sido um dos fracassos do poder público/ Foto: Reprodução/RecordTV

A rebelião relatada pelo ex-faccionado resultou na transferência de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, para presídio de segurança máxima em Mossoró, que viriam a realizar uma fuga que durou 50 dias.

Por fim, Nonato fala que temer o poder que este estado paralelo vem tomando é sim plausível, e que isto precisa ser tratado com muito cuidado e seriedade.

“Esse temor de que o estado paralelo passe a atuar quase com a mesma força do estado institucional é um temor que temos que pensar muito seriamente nele porque estamos vivenciando um momento em que essas organizações criminosas têm um poder muito grande e estão se aparelhando para criar este estado paralelo”.

Para assistir o documentário completo, acesse o link da Play Plus.

Comentários

Continue lendo

Flash

Festival de Som Automotivo anima aniversário de Assis Brasil

Publicado

em

Neste domingo (19), Assis Brasil comemorou fechou a semana de seu aniversário de 48 anos com um vibrante festival de som automotivo na praça Henoch Timóteo. O evento reuniu entusiastas de som automotivo de diversas cidades da região do Alto Acre, incluindo Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri.

Semana cultural em Assis Brasil atrai governador

Durante a semana de celebrações, a cidade recebeu a visita do governador Gladson Cameli na sexta-feira, que anunciou importantes investimentos para Assis Brasil. Entre as promessas estão a construção de casas populares e a entrega de obras, totalizando um investimento de três milhões de reais.

Carnavassis aquece economia local

Além do festival de som automotivo, o fim de semana foi marcado pelo Carnavassis, o tradicional carnaval fora de época que atrai milhões de turistas e impulsiona a economia local. A programação do evento contou com o apoio do Sebrae, e o prefeito Jerry Correia esteve presente para prestigiar as atividades.

Confira os destaques do evento automotivo

O festival de som automotivo foi um dos grandes destaques das comemorações, trazendo emoção e entretenimento para os participantes e público presente. Veja os registros do evento que agitou Assis Brasil.

Fotos de Gilvan Castro

Comentários

Continue lendo

Acre

Motorista desconfia da qualidade de combustível de posto em Rio Branco e aciona PM e Procon

Publicado

em

 

Ao tentar voltar para a residência, e ter percorrido 2 km com a gasolina que tinha acabado de colocar, o carro perdeu a potência e acendeu a lâmpada de injeção eletrônica no painel e começou a apresentar um barulho suspeito.

Foto: Procon faz fiscalização do etanol I Whidy Melo/ac24horas

Ithamar de Souza

O conferente de mercadoria Olímpio Honorato de Andrade, de 48 anos, chamou a polícia militar neste último sábado (18), para resolver um impasse no posto de combustível Auto Posto Cidade 24H, no bairro 7 BEC, em Rio Branco.

De acordo com ele, no início da noite passou no posto e abasteceu R$ 100 de etanol em seu Toyota Corola, mas depois de andar menos de 2km o veículo passou a perder potência, acendeu a lâmpada de injeção eletrônica e funciona com um barulho suspeito.

________________

Desconfiando da qualidade do combustível, o homem retornou ao posto para pedir um teste de qualidade do combustível, amparado pela Resolução da ANP nº 9/2007. Segundo Honorato, os frentistas do estabelecimento se recusaram a fazer os testes argumentando que só o gerente poderia fazê-los.

________________

Por telefone, segundo o cliente, o gerente do posto teria dito a ele que o mesmo deveria levar seu carro até a concessionária, e caso o laudo afirmasse que o defeito foi provocado pelo abastecimento, o posto de combustível faria o teste como contra-prova. “Ele disse que só o meu carro deu problema, e então eu disse ‘então eu fui o sortudo’”, conta Olímpio.

Depois que canais de imprensa chegaram até o posto para dar publicidade à história, o gerente do posto também chegou ao local e ameaçou processar profissionais de imprensa que fizessem imagens suas. Fez a captação do combustível na bomba e foi para o interior da administração do posto. “Eu não vou entrar lá, se eles querem fazer o teste escondido da imprensa é porque tem coisa”, afirmou Olímpio.

A Polícia Militar foi ao local mas apenas acompanhou o desenrolar dos fatos, que ganhou novo capítulo depois que a diretora técnica do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon), Camila Lima, foi ao local e os exames feitos indicaram que tanto o etanol quanto a gasolina vendida no posto estão em conformidade com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis- ANP. Foi identificado também pelos testes realizados que a bomba de gasolina do posto estava dando vazão a mais no tanque dos veículos, o que na verdade beneficia o consumidor.

Segundo informações de Olímpio, ele parou para abastecer o carro dele, modelo Toyota Corolla, e colocou cerca de R$ 100 reais de etanol.

Mesmo após saber da conformidade do combustível vendido no posto, Olímpio Honorato ainda acredita que os problemas apresentados em seu veículo possa estar relacionado ao etanol abastecido. “Ele tirou agora e deu tudo certo, mas quem me garante que na hora que eu abasteci estava incorreto? Vou levar meu carro na oficina e pedir um laudo”, concluiu.

Segundo o motorista, os frentistas do estabelecimento se recusaram a realizar os testes argumentando que só o gerente tem a autorização de fazer.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em evento nacional, governo do Estado apresenta o Acre como um destino turístico em ascensão para os amantes da observação de aves

Publicado

em

Por

O estado do Acre está ganhando destaque no cenário nacional ao se posicionar como um destino turístico para a observação de aves, o birdwatching. Em um importante evento para observadores, o Avistar Brasil, a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) apresentou o potencial do Acre nesse segmento no evento que teve início na última sexta-feira, 17, e se encerra neste domingo, 19, em São Paulo (SP).

Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias (ao centro), ladeado pela diretora de turismo da Sete, Sirlânia Venturin, (à direita) e o coordenador de regionalização do turismo da Sete, Francismay Costa (à esquerda). Foto: Cedida

A presença da equipe da Sete no Encontro Brasileiro de Observadores de Aves tem proporcionado oportunidades de capacitação e troca de experiências com destinos que já atuam no segmento de birdwatching, durante as exposições e palestras nos três dias de evento.

Marcelo Messias, titular da pasta de Turismo e Empreendedorismo, ressaltou a importância da participação no Avistar Brasil para capacitar a equipe, buscar oportunidades e fortalecer o turismo de observação de aves no estado. “O Acre tem se destacado como um destino turístico, atraindo cada vez mais observadores de aves de todo o Brasil e também do exterior. Assim, a participação da Sete no Avistar Brasil reforça o compromisso do governo do Acre em fortalecer e promover o turismo de observação de aves na região”, destacou.

Capitão-de-colar-amarelo é um exemplo de ave endêmica do estado do Acre. Foto: Ricardo Plácido/Sema

Com uma rica biodiversidade e a presença de aves raras, o estado do Acre tem se consolidado como um ponto de referência para os amantes da observação de aves. No Acre são encontradas aproximadamente 720 espécies de aves, representando mais de 50% do total encontrado na Amazônia brasileira. Além disso, a região abriga 23 espécies endêmicas, ou seja, exclusivas do território acreano, segundo estudo do doutor em Ornitologia – ciência que estuda as aves – e professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), Edson Guilherme.

Um espaço para amantes das aves

O jovem observador de aves, Rodrigo Pádula, de 12 anos, tem se destacado por sua dedicação e talento em registrar as aves, junto com sua mãe, Fernanda Brasil, no condomínio onde moram, em Rio Branco. O governador Gladson Cameli reconheceu o trabalho de Rodrigo com a publicação do livro “Aves do Condomínio Chácara Ipê” e ofereceu apoio para que ele participasse do Avistar Brasil. O jovem observador compartilhou sua experiência no evento:

“Nesse evento você consegue muito aprendizado, informação, tem muitas palestras legais e eu consegui divulgar o Acre para pessoas de toda a América do Sul e do mundo. A observação de aves é uma atividade que fomenta a preservação da natureza e valoriza nossas belezas naturais. E meu objetivo é tornar o nosso estado mais conhecido e fortalecer essa prática na nossa região. Quero convidar as pessoas do Acre a praticar o birdwatching, que é uma atividade que faz tão bem para nós e para as aves”, ressaltou o jovem Rodrigo.

Jovem observador de aves, Rodrigo Pádula, falou da importância do birdwatching para o estado do Acre. Foto: Cedida

Em momento emocionante na palestra Lajedo dos Beija-flores, da alagoana e referência na fotografia de aves, Ester Ramirez, os representantes acreanos foram aplaudidos após apresentação sobre a prática de birdwatching no Acre. “Eu achei muito legal que foi dado um espaço para o nosso estado. Nos aplaudiram, nos deixaram falar um pouco e trazer conhecimento para o resto do Brasil sobre o nosso estado que tem tantas belezas naturais”, lembrou Rodrigo.

“Eu, como mãe, fico muito feliz de ver o meu filho envolvido nesse tipo de atividade, porque é uma atividade que desperta o interesse e a interação com a natureza. A gente mora em uma região que tem muita riqueza natural, uma biodiversidade bem interessante e, além de tudo, desperta o interesse pela preservação natural do meio ambiente. Eu fico muito feliz de ver o Rodrigo tão interessado e tão envolvido na observação de aves. É uma atividade muito legal”, ressaltou a mãe e grande incentivadora do jovem observador, Fernanda Brasil.

Oportunidade de crescimento

Presente no evento, Sirlânia Venturin, diretora de Turismo da Sete, enfatizou a importância de aprender com destinos consolidados nesse nicho para a aplicação das experiências no Acre, além de ser uma ótima oportunidade de fomentar ainda mais o setor no estado.

Diretora de Turismo da Sete, Sirlânia Venturin (ao centro), e o jovem Rodrigo Pádula e o coordenador de Regionalização do Turismo, Francismay Costa. Foto: Cedida

“O turismo de observação de aves movimenta toda a cadeia do turismo, beneficia a comunidade local, a produção associada, a exemplo do artesanato, além de despertar o público para a educação ambiental. Com a biodiversidade que o estado tem, a incidência de aves raras, e o turismo de observação já acontecendo, podemos desenvolver projetos para essa atividade e fortalecer o segmento”, destacou.

Com potencial único para a observação de aves, o Acre está se consolidando como um destino imperdível para os apreciadores da natureza. Com a crescente demanda por experiências de turismo sustentável, “o Acre se apresenta como um destino promissor para os amantes da observação de aves, oferecendo uma experiência única e enriquecedora para os visitantes”, ressaltou Sirlânia.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo