Brasil
TSE veta uso de verba pública com bebidas
PT contestou multa por usar Fundo Partidário com vinho e champanhe; PRB também foi punido
Andreza Matais e Fábio Fabrini / Brasília – O Estado de S.Paulo
O PT defendeu no Tribunal Superior Eleitoral o uso de dinheiro do Fundo Partidário, anualmente recebido pelos partidos, para pagar despesas com bebidas alcoólicas em agendas e encontros oficiais das agremiações.
O partido argumentou ser inevitável oferecer bebidas em cerimônias com presença de autoridades – que, às vezes, inclui “ministros e o presidente da República”. Segundo o argumento, “nem se pode imaginar” que em tais ocasiões só sejam servidos “refrigerantes ou água potável”. A sugestão – que parece ignorar que um partido é uma instituição privada e o Fundo Partidário, um recurso público – consta da prestação de contas do PT de 2006, julgada no ano passado.
Sem sucesso, o PT tentou escapar de multa aplicada pelo tribunal por destinar R$ 9.289 do Fundo a despesas com compra de vinho e champanhe.
Partiu do ex-tesoureiro petista, deputado Paulo Ferreira (RS), a ideia de levantar a discussão no TSE. “Vamos fazer uma recepção de final de ano e servir água para os filiados? Eu acho que não é um gasto desnecessário (comprar bebida alcoólica)”, disse Ferreira. “É festa de adulto, nós queremos bebemorar.” As garrafas saíram do Armazém Trinta e Oito, de Porto Alegre. O estabelecimento confirma que o partido é cliente até hoje.
Os argumentos não convenceram o TSE, que manteve a multa. O então ministro Marcelo Ribeiro, relator das contas do partido, foi taxativo: “Não é admissível que recursos públicos sejam utilizados para gastos com bebidas alcoólicas”.
Seu colega no TSE, ministro Marco Aurélio Mello, concorda. “Não pode o partido pegar essa verba e comprar bebida para os filiados. Não pode!” Mello, contudo, foi o único voto favorável às contas do partido, que acabaram sendo aprovadas com ressalvas. Segundo o processo, o PT recebeu recursos de empresas concessionárias do governo, o que é proibido.
Toalha e desodorante. Não é só o PT que tenta tornar mais flexível o uso do Fundo Partidário. O PRB já usou os recursos para comprar não só bebida alcoólica, mas toalha, desodorante e até ovo de Páscoa. O TSE também mandou devolver os R$ 2.018 gastos. “Foi uma cesta de Natal que demos a alguns funcionários do partido”, afirmou o presidente nacional da sigla, Ovasco Resende. Segundo ele, na condição de “partido sério”, o PRB não costuma financiar a compra de álcool com verba pública: “Se tem festa e bebida, que cada um pague do seu bolso.”
“Acho que o TSE teve um critério rigoroso, não compatível com o que os outros fazem. O próprio tribunal deve oferecer bebida alcoólica em suas recepções. Pergunta lá”, sugeriu Paulo Ferreira. O TSE informou que, em recepções, só oferece água e café.
Comentários
Brasil
“Foi o momento que Deus quis”: mãe revela detalhes do parto na porta da Expoacre e nome do bebê
Pais relatam momentos de desespero e gratidão após parto inesperado na calçada; mãe e recém-nascido passam bem em alojamento conjunto

Mãe emocionada conta como foi dar à luz na calçada da Expoacre: “Eriel chegou no tempo dele” Foto: cedida
O pequeno Eriel veio ao mundo de forma inesperada na noite de quinta-feira (31), na entrada da Expoacre 2025, em um parto que emocionou socorristas e visitantes. Os pais, Diovanna e Weverton, viveram momentos de aflição até receberem ajuda crucial de Naymara Lima – uma visitante que comemorava seu aniversário no local – e das equipes de emergência.
Corrida contra o tempo
Weverton relatou o desespero do casal:
“A ambulância do parque atendia um peão machucado no rodeio. Tentamos ir para a maternidade, mas não deu tempo”
Foi quando Naymara, sem experiência em partos, percebeu a emergência e ajudou no nascimento na calçada. O bebê, que nasceu antes dos 9 meses completos, foi estabilizado no local antes do transporte para a maternidade pelo SAMU.
Gratidão e recuperação
Diovanna expressou seu alívio:
“Foi o momento que Deus quis. Louvo a Deus pelas pessoas que nos ajudaram”
A direção da maternidade confirmou que mãe e bebê estão em alojamento conjunto, evoluindo dentro da normalidade. O caso, que começou com susto, transformou-se em uma história de solidariedade durante a maior feira do Acre.

Os pais da criança, Diovanna e Weverton, relataram os momentos de aflição e o sentimento de gratidão após o nascimento do filho fora da maternidade. Foto: cedida
Comentários
Brasil
Parto de emergência na porta da Expoacre 2025: mulher dá à luz com ajuda de populares e equipes de resgate
Visitante que comemorava aniversário no rodeio auxiliou no parto improvisado; mãe e bebê foram encaminhados à maternidade em estado estável

Parto surpreende visitantes na saída da Expoacre; mãe e bebê são socorridos. Foto: captada
Um parto de emergência mobilizou equipes de socorro e visitantes na noite de quinta-feira (31), na entrada principal da Expoacre 2025, em Rio Branco. A gestante, que deixava o Parque de Exposições, começou a ter contrações e foi atendida inicialmente por populares antes da chegada do Corpo de Bombeiros e do Samu, que prestam apoio diário ao evento.
Socorro improvisado por aniversariante
Entre os primeiros a ajudar estava Naymara Lima, que comemorava seu aniversário no rodeio com a família. Ao sair do local, ela viu a mulher pedindo ajuda, sem que ninguém se aproximasse. “Colocamos ela deitada e, quando vi a cabeça do bebê saindo, pedi pra ela fazer força”, contou Naymara, que nunca havia participado de um parto.
O recém-nascido veio ao mundo roxo e sem respirar, mas Naymara fez massagem cardíaca até ouvir seu choro. “Enrolei ele numa blusa até a ambulância chegar”, relatou. Horas depois, a mãe enviou um áudio agradecendo e confirmando que ambos estavam bem.
Resgate profissional
As equipes de emergência improvisaram um espaço seguro no local até o transporte para a maternidade. O estado de saúde da mãe e do bebê não foi oficialmente divulgado, mas ambos foram levados com vida ao hospital. O caso chamou atenção pela rapidez do parto e pela comoção entre os presentes.
Comentários
Brasil
Operações de resgate: Bombeiros mantém 100% de sucesso em casos de desaparecimento em Cruzeiro do Sul
Último caso envolveu mulher com transtornos mentais encontrada em chiqueiro após passar a noite no local; todos os desaparecidos foram localizados com vida

O caso mais recente, registrado nos dias 30 e 31 de julho, envolveu uma mulher de 37 anos com transtornos mentais. Foto: cedida
O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul já atendeu 13 ocorrências de desaparecimento em áreas rurais e de mata em 2025, com um saldo positivo: todas as vítimas foram encontradas com vida.
O caso mais recente, registrado nos dias 30 e 31 de julho, envolveu uma mulher de 37 anos com transtornos mentais, que foi localizada após passar a noite em um chiqueiro de porcos.
Busca noturna com drones
O alerta foi recebido pelos bombeiros às 16h do dia 30 de julho, quando familiares informaram que a mulher estava desaparecida desde o meio-dia. A guarnição agiu rapidamente, iniciando as buscas em apenas 10 minutos. As primeiras operações, que incluíram o uso de drones com câmeras noturnas, se estenderam até as 19h sem sucesso.
No dia seguinte, uma nova equipe retomou os trabalhos às 6h30 da manhã, e por volta das 10h, a mulher foi encontrada no chiqueiro onde havia se abrigado. Apesar do susto, ela estava em boas condições de saúde e conseguia se comunicar normalmente.
Desafios nas operações
Segundo os bombeiros, a maior dificuldade nesses casos é a precisão das informações iniciais. “Com um ponto de partida confiável, conseguimos montar a estratégia e seguir vestígios com drones e equipe em campo”, explicou um dos responsáveis.
Em 2025, a média tem sido de dois desaparecimentos por mês em áreas de mata ou de difícil acesso. O trabalho das guarnições tem sido fundamental para garantir a segurança das vítimas e a tranquilidade das famílias.

Bombeiros de Cruzeiro do Sul já resgataram 13 desaparecidos em áreas rurais em 2025. Foto: cedida
Você precisa fazer login para comentar.