Conecte-se conosco

Cotidiano

Trio acusado de matar homem e deixar corpo algemado em rio é condenado a mais de 70 anos

Publicado

em

Trio acusado de matar homem com tiro na nuca e deixar corpo algemado às margens do rio foram julgados nessa quinta-feira (2) — Foto: Divulgação PC/AC

Por Iryá Rodrigues

Os três acusados de matar o jovem Alexandre dos Anjos Magalhães, de 23 anos, encontrado morto às margens do Rio Acre no dia 13 abril de 2018, foram condenados a penas que somadas ultrapassam os 70 anos.

_____________

O julgamento do trio ocorreu na quinta-feira (1) na 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Rio Branco.

_____________

O cadáver foi achado na região conhecida como Praia do Amapá, em Rio Branco, próximo a um posto de captação do Departamento de Saneamento do Acre (Depasa). Além de ter sido algemada, vítima tinha marcas de tiros na nuca.

Corpo da vítima foi achado às margens do Rio Acre em abril de 2018 — Foto: Arquivo pessoal

Conforme o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), o réu Francimar Conceição da Silva foi condenado a 22 anos, 7 meses e 7 dias de prisão; Amauri Sandro da Silva a 23 anos; e John Cleison Rodrigues 23 meses e 23 anos e 3 meses.

Eles foram condenados pelo crime de homicídio com as qualificadoras de motivo torpe e recursos de que dificultou a defesa da vítima. Além dos réus, duas testemunhas foram ouvidas durante o júri popular.

O advogado dos três réus Raimundo Pinheiro Zumba disse que Francimar chegou a confessar o crime, mas os outros dois réus negaram participação. Segundo ele, logo após o júri, a defesa manifestou intenção de recorrer da condenação do trio.

Amauri Lima foi preso cerca de um ano após o crime. Os outros dois réus já estavam presos por outros crimes.

Conforme a denúncia do Ministério Público, Magalhães foi sequestrado no bairro Taquari e levado para uma área de mata às margens, onde foi julgado e sentenciado a morte pelos criminosos.

Outros crimes

Os réus Francimar Conceição da Silva e Amauri Sandro tiveram as penas aumentadas este mês pelo crime de participação em organização criminosa.

Em 20 agosto do ano passado eles tinham sido condenados a 6 e 5 anos de prisão, respectivamente. Porém, após uma decisão da 3ª Vara Criminal, a pena de Amauri aumentou para mais de 18 anos e de Francimar para 31 anos.

Francimar também é um dos três acusados que vão responder pela morte de três adolescentes que desapareceram após saíram da Expoacre no dia 5 de agosto de 2018.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Chuvas intensas causam pontos de alagação em cerca de 10 bairros em Rio Branco

Publicado

em

A forte chuva que atinge Rio Branco desde a madrugada desta quarta-feira (17) deixou pontos de alagação em ao menos 10 bairros da capital e causa elevação rápida de igarapés. As informações foram repassadas pelo repórter David Medeiros durante o ac24horas Play desta quarta-feira (17).

De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, ao menos 10 bairros de Rio Branco amanheceram com pontos de alagamento. A informação foi confirmada pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, que coordena o órgão e acompanha a situação desde as primeiras horas do dia. A previsão indica que a chuva deve persistir pelo menos até as 10h, mantendo o cenário de alerta na cidade

Foto: David Medeiros/ac24horas

Imagens exibidas ao vivo pelo ac24horas mostram a situação crítica da Rua 7 de Setembro, no bairro Habitar Brasil. O local apresenta dificuldade de acesso para veículos devido ao acúmulo de água, refletindo problemas recorrentes de drenagem agravados pelo alto volume de chuva em curto intervalo de tempo.

Segundo a Defesa Civil, Rio Branco registra uma média de 10 milímetros de chuva por hora. O volume é considerado extremamente elevado, já que, em apenas uma hora, chove o equivalente ao esperado para um dia inteiro. O volume intenso tem sobrecarregado os sistemas de drenagem e provocado a elevação rápida dos igarapés que cortam a capital.

Foto: David Medeiros/ac24horas

Ao todo, pelo menos oito igarapés atravessam a área urbana de Rio Branco e vários deles estão em situação crítica. Um dos mais afetados é o igarapé São Francisco, que recebe grande volume de água proveniente de afluentes menores. Na região do bairro Conquista, onde o repórter acompanhou a situação in loco, é possível observar igarapés em ritmo de enxurrada e despejando água diretamente no São Francisco.

Como consequência, algumas residências amanheceram com água nos quintais e ruas completamente alagadas. Além disso, há preocupação com o nível do Rio Acre, que na manhã desta quarta-feira marcou 6,30 metros. A previsão da Defesa Civil é de que o manancial possa subir entre três e quatro metros nas próximas horas, caso o volume de chuva se mantenha.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Publicado

em

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico

O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.

“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.

Trabalho físico

Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.

“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.

Matheus Nego

O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Publicado

em

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.

“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.

Rio Branco e Independência

O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.

Agradeceu o apoio

O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.

“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.

Comentários

Continue lendo