fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Três municípios do Acre recebem Selo Unicef de proteção às crianças

Publicado

em

Agência Brasil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) concedeu nesta terça-feira, 8, o Selo Unicef a 431 municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, pelo esforço para proteger os direitos de crianças e adolescentes.

No Acre, apenas três cidades se destacaram por ações que promoveram nas áreas de saúde, educação e assistência social, são elas: Jordão, Marechal Thaumaturgo e Plácido de Castro.

De acordo com os dados do Unicef, estas três cidades acreanas foram as únicas das participantes que receberam o certificado por apresentarem mudanças significativas na área da educação, saúde e proteção às crianças. Dezoito cidades estavam participando e apenas 3 receberam o Selo.

No total, 1.924 municípios de 18 estados participaram da iniciativa, que compreendeu o intervalo de 2017 a 2020. No período, 1.735 municípios implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, programa lançado pelo Unicef em 2017, que tem por objetivo mitigar os fatores que contribuem para a exclusão escolar, isto é, que impedem crianças e adolescentes em idade escolar de frequentar as aulas.

De acordo com o Unicef, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do ensino fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar caiu 10,7% em todo o país. Nos municípios da Amazônia e do Semiárido, a redução foi de 11,9%, índice superado pelos municípios que aderiram à iniciativa da entidade, que foi de 12,5%. Entre os municípios que ganharam o selo a queda foi ainda mais expressiva, de 15%.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Aleac aprova PLs de Gonzaga que institui o Programa de Farmácias Vivas e torna Feijó a “Capital do Açaí”

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou durante sessão nesta quarta-feira (18) dois projetos de lei de autoria do primeiro-secretário da Casa, deputado Luiz Gonzaga (PSDB).

O primeiro projeto de lei aprovado institui o Programa de Farmácias Vivas no estado do Acre e dispõe sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública de saúde. Já o segundo projeto aprovado reconhece o Município de Feijó como a “Capital do Açaí”.

Gonzaga também aproveitou o expediente para aprensentar uma indicação ao governo do Acre de reforma na Escola Estadual Rural Capitão Edgar Cerqueira Filho, localizada na BR-364, na zona rural de Rio Branco.

Sobre o projeto de lei que institui o Programa de Farmácias Vivas no Acre, Gonzaga, que é um entusiasta da medicina natural, afirmou que o programa vai proporcionar alternativas a tratamentos usando medicamentos baseados em plantas medicinais e fitoterápicos, ampliando assim a chance de cura dos pacientes acreanos.

“O Acre é um estado rico em plantas medicinais e precisamos usar essa riqueza para salvar vidas”, disse o parlamentar.

De acordo com o projeto, o programa tem o objetivo de promover o acesso seguro, sustentável e racional ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública de saúde, ampliando as opções terapêuticas disponíveis à população e valorizando o uso seguro da biodiversidade regional.

O parlamentar também destacou a importância de tornar o Município de Feijó a “Capital do Açaí”.

“Reconhecer Feijó como ‘Capital do Açaí’ é um projeto fundamental para o estado do Acre. Feijó recebe muitos turistas durante o Festival do Açaí e aquece a economia da região durante os festivais. O município tem um dos melhores açaí da região Norte e precisamos reconhecer esse feito”, disse.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Operação Verão 2025: Acre amplia meta e mira 4 mil km de estradas vicinais recuperadas

Publicado

em

Com investimentos em todas as regiões, governo supera expectativas do ano passado e prioriza demanda popular na escolha de ramais

Governo do Estado supera expectativas e inclui indicação popular para definir trechos prioritários; obras já estão em andamento em todos os 22 municípios. cedida 

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), ampliou os trabalhos da Operação Verão 2025, iniciada na primeira semana de junho. O foco da ação é a recuperação e manutenção de ramais em todo o estado, com uma meta audaciosa: atingir 4 mil quilômetros de estradas vicinais nas cinco regionais. O número supera a previsão inicial de 2024, que era de 3,5 mil km – ano em que, impulsionado por resultados acima do esperado, o estado concluiu 9 mil km de obras.

A estratégia inclui desde máquinas pesadas até consultas à população para definir prioridades, garantindo que as comunidades mais necessitadas sejam atendidas. Com equipes atuando em todos os 22 municípios acreanos, a operação consolida-se como a maior iniciativa de infraestrutura viáriado estado no período.

Em entrevista, a presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que, somente na capital, Rio Branco, a previsão é recuperar 1.200 km de ramais, sendo 280 km escolhidos por indicação popular. A medida visa atender comunidades que não foram incluídas diretamente em reuniões com associações e sindicatos.

A proposta do governador Gladson Camelí em diálogo técnico com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com objetivo ampliar a integração entre Estado, municípios, parlamentares e sociedade civil. cedida 

Atualmente, as frentes de trabalho estão presentes em todo os municípios, em parceria com prefeituras ou por ações diretas do estado. Em Cruzeiro do Sul, além da recuperação de estradas, há investimentos em pavimentação urbana. Já em Assis Brasil, na tríplice fronteira, foi aberta licitação para a recuperação do Ramal Icuriã, considerado o maior da região.

“Temos cerca de 400 equipamentos envolvidos só em Rio Branco. São muitas equipes, muitas mãos trabalhando. Essa ação nasceu com o governador Gladson Cameli, que pediu que reforçássemos ainda mais este ano”, afirmou Sula Ximenes.

Com estrutura ampliada, a Operação Verão consolida-se como a maior iniciativa de infraestrutura viária do estado na temporada.

A meta prevista do governo do Estado, por meio do Deracre, é alcançar 4 mil quilômetros de estradas vicinais nas cinco regionais. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz bate o Galvez em um duelo de favoritos ao título

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O zagueiro Elton fez uma partida segura e foi um dos destaques do Santa Cruz

Em partida de bom nível, o Santa Cruz bateu o Galvez por 2 a 0 nesta terça, 17, no Florestão, pela fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. O atacante Willian marcou os dois gols da Capivara e é o artilheiro da competição com 11.

Bem disputado

Santa Cruz e Galvez realizaram um bom jogo desde o início. As duas equipes buscavam o gol e marcavam forte.

Aos 37, Vini iniciou a jogada e Guilherme fez o passe para Willian. O atacante do Santa Cruz fez 1 a 0.

Aos 6 do segundo tempo, Guilherme cobriu uma penalidade e Jhonatan, goleiro do Galvez, fez a defesa.

Aos 18, Willian acertou um belo chute de fora da área e fechou o placar.

Segue invicto

O Santa Cruz mantém a invencibilidade no Estadual e chega aos 21 pontos. A Capivara segue invicta e é uma das favoritas ao título.

Fala, Balu!

“Estamos classificados, mas essa partida tinha muito valor. O Galvez é um dos favoritos ao título e conseguimos bater um grande adversário. Vamos seguir trabalhando forte em busca do nosso objetivo”, declarou o técnico do Santa Cruz, Pedro Balu.

Comentários

Continue lendo