Acre
TRE está nos últimos preparativos para o segundo turno das Eleições
Todas as urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições 2014 já foram preparadas e lacradas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) com os dados dos candidatos que disputam os cargos de Presidente e Governador.
O Tribunal agora avança para os últimos ajustes a serem feitos relacionados ao pleito do próximo domingo, 26, que para o presidente da instituição, desembargador Adair Longuini, deverá transcorrer tranquilo e com votação mais ágil que no primeiro turno.
“No primeiro turno os eleitores tinham que votar em cinco candidatos. Agora serão apenas dois, ambos com apenas dois números para digitar na urna, o que deverá causar celeridade no processo de votação”, destaca.
Segundo o presidente, o segundo turno das Eleições é uma repetição do primeiro turno, ou seja, todas as providências tomadas anteriormente, como o fretamento de aeronaves e transporte de mesários e urnas para locais de difícil acesso, serão refeitos neste domingo.
“O planejamento das Eleições é feito um ano antes pelo Tribunal, contando com a possibilidade de haver segundo turno, portanto, até a previsão de investimento é feita com base em dois turnos”, ressaltou.
Algumas providências, como treinamentos complementares com auxiliares de juízes, ainda serão tomadas nos próximos dias, a fim de fazer alguns ajustes para o segundo turno. No sábado, 25, uma comissão presidida pela juíza Luana Cláudia Campos fará, às 9 horas, o sorteio das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Votação Paralela, que consiste em uma auditoria que testa a segurança dos dados nelas depositados. Ainda no sábado, a partir das 13 horas, equipes do Tribunal farão a instalação das urnas nas 721 seções eleitorais de Rio Branco.
A votação terá início no domingo, 26, às 8 horas, com encerramento às 17 horas, no horário local.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.