Conecte-se conosco

Acre

TRE diz que Acre deverá contar com mais de 580 mil eleitores e promete combate às “fake news”

Publicado

em

Por Saimo Martins

Em coletiva de imprensa realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), o presidente, desembargador Francisco Djalma, anunciou nesta sexta-feira (22) o número e o perfil do eleitorado acreano apto a votar nas eleições deste ano.

De acordo com o órgão judiciário, a maioria do eleitorado é composto por mulheres (303.832), representando 52%. Os homens somam 284.599 eleitores, sendo 48% do quantitativo total dos eleitores.

No Estado, o pleito eleitoral ocorrerá em 720 locais de votação com 2.280 seções eleitorais. O presidente, desembargador Francisco Djalma, disse que com menos de 70 dias das eleições, é importante lembrar da mudança no horário em relação às eleições anteriores. Eu tenho batido na tecla porque é um processo novo, começa às 6h e termina às 15h da tarde.

Djalma contou ainda que neste ano foram registrados mais de 500 mil eleitores – um recorde. Além disso, o órgão vem trabalhando a situação dos moradores da zona rural. Inclusive, as prefeituras devem disponibilizar ônibus a partir das 3 horas da manhã. “Existe uma estrutura para as pessoas que residem na zona rural. Isso está sendo cuidado pela nossa equipe”, declarou o desembargador.

Em relação a segurança, Rosana Magalhães, diretora-geral do TRE contou que o órgão eleitoral já fez um treinamento para que os fiscais sejam porta voz dos crimes na eleição. Segundo a diretora, existe a previsão que seja realizado em agosto aos partidos políticos, um seminário para seja debatido as “fake news”. “Para que nós possamos saber o que divulgar em combate às fake news. Isso está sendo tratado fortemente e a equipe está atuando nesse sentido”, ressaltou.

Já em relação ao voto em trânsito – direcionada especialmente a eleitoras e eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia das eleições. Djalma contou que o voto em trânsito só será permitido em locais com mais de 100 mil eleitores, no caso, em Rio Branco, um dos locais será na Uninorte.

Ainda, de acordo com dados do TRE, a maior parte do eleitorado acreano tem entre 25 a 34 anos ( 139.122 – equivalente a 23,4%). A faixa etária dos 35 a 44 anos (126.848 – 21,56%), e os de 45 a 59 anos ( 125. 514 – 21,33%).

Os jovens de 16 e 17 anos somam 12. 769 eleitores ( 2, 17%). Entre os idosos aptos a votar, 11.900 estão acima dos 79 anos (2, 02%). O eleitorado entre 70 e 79 anos soma 24. 497 (4,16%), e 47.579 dos eleitores estão na faixa etária de 60 e 68 anos (8,09%).

Em relação ao grau de instrução, a maioria do eleitorado acreano possui o ensino médio completo, totalizando 139.325 eleitores. Na sequência, destacam-se a quantidade de eleitores com o ensino fundamental incompleto ( 117.103). Com ensino médio incompleto (102.165) eleitores. As menores parcelas do eleitorado leem e escrevem (58.197); as que possuem o ensino superior completo ( 55.854) eleitores; superior incompleto (36.230). São analfabetos (49.907) e possuem o ensino fundamental completo (29.852).

A cidade de Rio Branco, conta com 266.883 eleitores; Cruzeiro do Sul, com 59. 505; Sena Madureira, com 30.369; e Tarauacá, com 27.701, continuam sendo as cidades com o maior número de pessoas aptas a votar no Acre. O município de Santa Rosa do Purus, é o que concentra o menor número de eleitores, com pouco mais de 3,7 mil eleitores.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo