fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Cavalgada tem duas comitivas e mais de 130 cavalos inscritos para o percurso deste ano; inscrições encerram dia 29

Publicado

em

Cavalgada deve sair da Gameleira, no segundo Distrito de Rio Branco e segue até o Parque de Exposições Wildy Viana, no dia 30 de julho.

O evento que marca a abertura da Expoacre 2022, a Cavalgada, tem duas comitivas inscritas para participar até esta sexta-feira (22). O prazo para as inscrições encerra às 12h do dia 29. O número não é muito diferente da última edição, que ocorreu com a participação de três comitivas.

A cavalgada deve sair da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, e segue até o Parque de Exposições Wildy Viana, no dia 30 de julho. E, além das comitivas, a organização do evento também já registrou a inscrição de 57 quadriciclos e mais 137 cavalos.

As inscrições são feitas na Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo, na Avenida Rui Barbosa, no antigo Hotel Pinheiro, no Centro de Rio Branco.

Para quem vai a cavalo, é preciso apresentar cópia do RG do responsável pelo animal, carteira de vacinação de influenza do animal, Guia de Transporte (GTA), exame de anemia infecciosa equina (AIE) e exame de mormo.

Para quem vai de quadriciclo, é preciso apresentar cópia do RG do condutor ou do proprietário. Nesta modalidade só são permitidas duas pessoas; o condutor e o garupa.

Já para as comitivas é necessário: cópia do RG do representante legal do grupo e memorial descritivo da estrutura física para comitiva. A vistoria dos veículos ocorre entre os dias 26 e 29 de julho, no estacionamento da Arena da Floresta. É necessário apresentar a Unidade Fiscal Padrão (UFP), documento expedido pelo Corpo de Bombeiros.

Os cavalos e quadriciclos encerram o percurso no estacionamento do parque de exposições, e de lá não vão mais poder circular pela via. Já as comitivas vão encerrar no posto do Amapá.

“Vamos começar a cavalgada com a ala dos jipes, que vão levar as rainhas do rodeio, que vão ser escolhidas no sábado (23), em frente ao Palácio. Depois dos jipes, os cavalos e as comitivas. Deixando claro que ainda dá tempo de fazer as inscrições” informou Rita Ramos, técnica em turismo responsável pela cavalgada.

Nesta semana, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou o esquema de segurança montado para a Cavalgada e a Expoacre 2022, que vai contar com 160 agentes. Policiais militares, civis, penais, bombeiros, agentes de trânsito e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão atuar durante o trajeto.

O Ministério Público do Acre (MP-AC) e a Secretaria de Meio Ambiente assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre a proteção dos animais e o meio ambiente durante o evento.

A Expoacre começa no dia 30 de julho e termina dia 7 de agosto com exposição de produtos, shows dos cantores Wesley Safadão, Maiara e Maraísa, Netto e Henrique, João Gomes, Tarcísio do Acordeon e Vítor Fernandes, rodeio, prova de vaquejada, prova de motocross e prova de laço em dupla, provas de tambor, entre outras atrações.

O governo ainda não decidiu se vai acatar ou não a recomendação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 sobre as medidas de prevenção contra a doença que devem ser adotadas durante a feira agropecuária.

Dentre as recomendações estão:

  • Cobrança da carteira de vacinação contra a Covid-19, obedecendo o esquema vacinal por faixa etária
  • Obrigatoriedade do uso de máscara
  • Caso não esteja vacinada, a pessoa deve apresentar exame feito nas últimas 48h com resultado negativo para a doença (informação repassada em coletiva na segunda-feira, 18).

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Cameli firma ordem de serviço para construção da unidade da Defensoria Pública em Sena Madureira

Publicado

em

Por


O governador Gladson Cameli esteve presente nesta segunda-feira, 29, na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da unidade da Defensoria Pública em Sena Madureira. Ao lado da defensora pública-geral, Simone Santiago, o governador reforçou o compromisso do governo em fornecer estruturas adequadas para atender a população de baixa renda com o direito à justiça.

Autoridades celebraram ordem de serviço da Defensoria Pública em Sena Madureira. Foto: Neto Lucena/Secom

O objetivo da iniciativa é construir uma sede moderna, bem equipada e tecnologicamente avançada para oferecer serviços jurídicos à comunidade local. O terreno escolhido para a construção está localizado na Rua Siqueira Campos, número 264, no Centro de Sena Madureira.

Para o governador Gladson Cameli, a assinatura da ordem de serviço para a construção do prédio da Defensoria Pública do Acre em Sena Madureira representa um marco importante para a população deste município. Essa iniciativa proporcionará acesso à justiça para aqueles que não têm condições de arcar com custos advocatícios, promovendo a cidadania e aproximando o Estado de Direito dos cidadãos. Ele reconhece que a Defensoria Pública desempenha um papel fundamental nesse processo, assegurando que todos tenham seus direitos constitucionais respeitados.

“Esse é um momento digno de congratulações, liderado pela Dra. Simone, que realiza um trabalho notável em prol da nossa Defensoria, promovendo cidadania e aproximando o Estado de Direito da população. Sena Madureira, como costumo dizer, está entrelaçada à nossa história, sendo um epicentro do protagonismo acreano, e a presença da Defensoria só reforça isso. A instituição já marcou presença em diversos municípios, não apenas com estruturas físicas, mas também com iniciativas como a carreta itinerante, levando cidadania e mostrando a importância da justiça para o povo”, afirmou o governador.

Governador Gladson Cameli reforça admiração pelo trabalho da DPE. Foto: Neto Lucena/Secom

Com um investimento total de R$ 911 mil, a construção da unidade da Defensoria Pública representa não apenas uma melhoria na infraestrutura, mas também na geração de empregos durante a realização da obra. Além disso, a nova sede proporcionará melhores condições de atendimento para os assistidos do município, garantindo o acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A defensora pública-geral, Simone Santiago, reforça o significado histórico da construção da unidade própria da Defensoria Pública, destacando os avanços conquistados nos últimos anos e a importância da nova estrutura para oferecer dignidade, conforto e qualidade nos serviços prestados à população de Sena Madureira.

“Este é um momento histórico para a Defensoria Pública, com a construção da sua própria unidade. São inúmeros os avanços obtidos pela Defensoria nos últimos anos, especialmente sob a gestão do governador Gladson Cameli. E a nossa população pode esperar uma estrutura que oferecerá mais dignidade, conforto e qualidade em nossos serviços. As pessoas se sentirão valorizadas e acolhidas, encontrando aqui uma solução para seus conflitos e problemas, à altura das necessidades da comunidade de Sena Madureira. Isso é o que essa comunidade merece”, conta Simone Santiago.

Simone Santiago elencou conquistas da DPE na gestão Gladson Cameli. Foto: Neto Lucena/Secom

A assinatura da ordem de serviço foi realizada de forma simbólica pelo governador, representando o compromisso do Estado em fornecer recursos para a construção da nova unidade da Defensoria Pública, visando melhorar o acesso à justiça e fortalecer os direitos da população acreana.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia promove campeonato de Futebol de areia, Futevôlei misto e a Xll copa Leão Dourado de jiu-jitsu

Publicado

em

Fazendo parte das comemorações em alusão aos 32 anos do município de Epitaciolândia, este domingo dia 28 de abril, dia do aniversário de Epitaciolândia foi dedicado ao esporte, com três eventos paralelos tivemos no Ginásio Poliesportivo Wilson Pinheiro Xll copa Leão Dourado de jiu-jitsu em parceria com a Academia Leão Dourado. Na areia tivemos torneio de futevôlei misto e futebol de areia masculino e feminino.

A prefeitura por meio da secretaria Municipal de Cultura e Esporte premiou os campeões e vice-campeões com medalhas, troféus e premiação em dinheiro nas categorias feminino e masculino.

O diretor técnico do departamento de judô da CAPEDAC esteve presente no evento que foi organizado sobre a responsabilidade do Professor Amarildo Ferreira.

O diretor de cultura e esporte Reggis Silva enfatizou a importância do esporte no fortalecimento da base familiar.

“Ações como essa que promove o esporte local e dá oportunidades aos nossos jovens, aqui no Ginásio tivemos a competição de jiu-jítsu e nas quadras de areia tivemos os torneios de futevôlei misto e futebol de areia masculino e feminino, isso surge como um atrativo e encontro das pessoas, os pais estavam nas arquibancadas, a população esteve presente, crianças, jovens e adultos, esse é fortalecimento do esporte em nosso município. ”

Esse é um compromisso da prefeitura em incentivar a prática esportiva e apoiar todas as competições o prefeito Sérgio Lopes tem buscado sempre fortalecer o esporte e cultura local dando oportunidades iguais a todos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem que sofreu acidente de moto em Brasiléia é transferido para Capital

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro foi registrado na tarde do último domingo (28) em Brasiléia, deixando um jovem gravemente ferido. O incidente ocorreu na rua João Jovino de Oliveira, no bairro Eldorado, por volta das 17 horas.

O motociclista, identificado como Jaquesson da Silva Pereira, 22 anos, pilotava uma motocicleta Titan 150 de cor vermelha em direção ao centro do bairro, quando tentou realizar uma ultrapassagem pela esquerda. Durante a manobra, o carro envolvido no acidente teria fechado a passagem, resultando em uma colisão lateral. Com o impacto, Pereira foi arremessado ao solo e perdeu a consciência.

Testemunhas no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prontamente prestou os primeiros socorros e encaminhou o jovem ao Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana. Devido à gravidade de seus ferimentos, que incluem uma fratura na perna direita, a perda de dois dentes, um ponto no queixo e múltiplas escoriações, ele foi posteriormente transferido para o Pronto Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

Apesar da severidade dos ferimentos, o estado de saúde de Jaquesson é considerado estável. O condutor do carro permaneceu no local após o acidente e colaborou com as autoridades na apuração dos fatos. A polícia está investigando as circunstâncias do acidente para determinar as responsabilidades envolvidas.

Comentários

Continue lendo