fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Prorrogada adesão a programa de combate ao desmatamento na Amazônia

Publicado

em

O prazo para cidades aderirem ao programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia foi prorrogado até o dia 31 de maio. O período para 70 cidades consideradas prioritárias participarem da política nacional que prevê investimentos de R$730 milhões encerraria nesta terça-feira (30).

Lançada em abril, a iniciativa pretende aumentar o controle e o monitoramento das queimadas e desmatamento na Amazônia e promover a regularização fundiária e ambiental, além de recuperar a vegetação nativa e apoiar a produção sustentável.

De acordo com o governo federal, até 2026 é prevista a criação de escritórios de governança nos municípios que confirmarem adesão. Haverá apoio para viabilizar ao menos mais 30 brigadas municipais de prevenção e combate a incêndios florestais.

Degradação

As cidades aptas a aderir ao projeto são as 70 com maior participação no desmatamento e degradação da Amazônia. Para participar, é necessário que a prefeitura assine um termo de pactuação com a União. Também será necessário elaborar um programa de trabalho alinhado ao Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, atualizado em sua quinta fase em junho do último ano.

Após a adesão, as cidades receberão um aporte de recurso inicial para fortalecimento da capacidade de implementação e monitoramento das ações. Caso ainda não possuam secretaria municipal de meio ambiente e corpo técnico para acompanhamento das políticas públicas, as cidades deverão implementar as mudanças.

Mais recursos são destinados aos municípios proporcionalmente à redução dos índices divulgados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A prorrogação do prazo foi publicada nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Claro inaugura espaço imersivo 5G+ em Brasília

Publicado

em

Por

Claro inaugura espaço imersivo 5G  em Brasília
Redação GPS

Claro inaugura espaço imersivo 5G em Brasília

Com a proposta de tangibilizar diferenciais que a tecnologia 5G oferece, a Claro em parceria com a Huawei lançou um espaço de alta tecnologia e inovação com o uso da rede 5G+, na loja da Claro no ParkShopping, em Brasília, nesta quinta-feira (16/5). O acesso às quatro experiências do espaço é gratuito para todos, clientes da Claro ou não, e ficará disponível para visitação ao longo deste ano.

“A Claro está sempre na dianteira da evolução tecnológica das telecomunicações do Brasil. E, com o 5G+ não seria diferente, tecnologia que a Claro implementou na Capital Federal assim que recebeu autorização dos órgãos reguladores e Anatel. A Claro está preparada para acompanhar as inovações tecnologias da rede móvel e do portfólio dos fabricantes. No Distrito Federal, a Claro é líder em velocidade na tecnologia 5G, segundo o Speedtest®, estudo realizado pela Ookla”, ressalta Soraia Tupinamba, diretora Regional da Claro Centro-Oeste.

Esse espaço imersivo 5G+ traz a proposta de democratizar o acesso à tecnologia de ponta para o maior número de pessoas. No ambiente, os visitantes terão uma percepção ainda maior do que o 5G pode proporcionar em termos de avanço tecnológico e poderão vivenciar aplicações inovadoras que demandam alto consumo de banda, e com o 5G a experiência é realmente diferenciada, com muito mais qualidade e fluidez.

Soraia Tupinambá, Fábio Nahoum e Tiago Fontes

William Freitas, Soraia Tupinambá, Lília Lamboglia e Daiane Figueiredo

William Freitas, Lília Lamboglia, Rachel Facó, Nayana Pizzolatto e Daiane Figueiredo

Thiago Malva e Ju Rodrigues

Thiago Malva e Soraia Tupinambá

Thiago Malva e Fábio Nahoum

Soraia Tupinambá, Fábio Nahoum e Wanda Pereira

Soraia Tupinambá e Fábio Nahoum

Soraia Tupinambá e Fábio Nahoum

Soraia Tupinambá

Ju Rodrigues , Christian Dantas, Soraia Tupinambá e Fábio Nahoum

Fábio Nahoum

Fábio Nahoum

Fábio Nahoum

Fábio Nahoum

Claro

Claro

Claro

Claro

Claro

Claro

Claro

Christian Dantas, Soraia Tupinambá, Fábio Nahoum e Rachel Facó (1)

São quatro diferentes aplicações que podem ser experimentadas no espaço Claro e Huawei, com conteúdos já gravados nos aparelhos com alta qualidade de imagem e tecnologia de ponta:

Na primeira aplicação o visitante poderá ser o diretor do conteúdo que assiste: Por meio do recurso multiscreen, o visitante terá a experiência de escolher diferentes ângulos de uma partida de basquete e poderá acompanhar as distintas perspectivas da performance dos atletas em quatros telas diferentes ao mesmo tempo.

A segunda experiência será com o uso de óculos especial para realidade aumentada: O visitante poderá sentir a emoção de estar em uma arquibancada assistindo uma partida de futebol, por meio de um conteúdo já gravado no aparelho. Será possível interagir com os conteúdos sem perder nenhum detalhe. Por exemplo, congelar o conteúdo para explorar mais detalhes sobre determinado jogador da partida. Ao clicar no jogador escolhido é possível visualizar o nome, número da camisa, posição que joga, quantos gols na partida, quantos chutes a gol, entre outras possibilidades.

A terceira aplicação traz a experiência de uma câmera 360 ° : O visitante poderá conferir uma transmissão ao vivo de imagens captadas pela câmera 360º, que serão transmitidas usando a tecnologia e velocidade Claro 5G+, que amplia o jeito tradicional de assistir aos conteúdos, proporcionando uma nova visão geral no modo de consumir os vídeos preferidos.

A quarta experiência demo n stra conteúdo 3D, com o uso de uma película: O visitante poderá assistir ao conteúdo em 3D sem a necessidade de uso de óculos especiais, pois a tecnologia da película permite experimentar a alta qualidade da imagem 3D aliada à internet 5G + da Claro na palma da mão.

“Quem visitar esse espaço poderá ter uma percepção ainda maior do que o 5G pode proporcionar em termos de avanço tecnológico”, enfatiza Soraia. Ainda segundo a diretora da Claro, o espaço será constantemente renovado conforme a operadora for agregando novas experiências juntamente com a evolução das tecnologias da rede móvel e do portfólio dos fabricantes.

Sobre a Claro

A Claro é uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.

The post Claro inaugura espaço imersivo 5G+ em Brasília first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Publicado

em

Por

No Brasil, das 163 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples e 11,4 milhões não têm essa habilidade mínima. Em números proporcionais, o resultado indica taxa de alfabetização em 93%, em 2022 e, consequentemente, a taxa de analfabetismo foi 7% do contingente populacional.

Os dados são do Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, observa-se uma tendência de aumento da taxa de alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais ao longo dos censos. Em 1940, menos da metade da população era alfabetizada, 44,%. Após quatro décadas, em 1980, houve aumento de 30,5 pontos percentuais na taxa de alfabetização, passando para 74,5% e, finalmente, depois de mais quatro décadas, o país atingiu um percentual 93% em 2022, representando um aumento de 18,5 pontos percentuais em relação a 1980.

“A comparação dos resultados de 2000 com os de 2010 e os de 2022 indica que a queda na taxa de analfabetismo ocorreu em todas as faixas etárias, refletindo, principalmente, a expansão educacional, que universalizou o acesso ao ensino fundamental no início dos anos 1990, e a transição demográfica que substituiu gerações mais antigas e menos educadas por gerações mais novas e mais educadas”, diz o instituto.

De acordo com o IBGE, em 2022, o grupo de 15 a 19 anos atingiu a menor taxa de analfabetismo (1,5%) e o grupo de 65 anos ou mais permaneceu com a maior taxa de analfabetismo (20,3%).

“A elevada taxa de analfabetismo entre os mais velhos é um reflexo da dívida educacional brasileira, cuja tônica foi o atraso no investimento em educação, tanto para escolarização das crianças, quanto para a garantia de acesso a programas de alfabetização de jovens e adultos por uma parcela das pessoas que não foram alfabetizadas nas idades apropriadas, conforme almejado pela Constituição de 1988”, diz o órgão.

Em 2022, a taxa de analfabetismo de pessoas de cor ou raça branca e amarela com 15 anos ou mais era de 4,3% e de 2,5%, respectivamente, enquanto a taxa de analfabetismo de pretos, pardos e indígenas na mesma faixa etária era de 10,1%, 8,8% e 16,1%, respectivamente.

Segundo o IBGE, as mulheres tendem a apresentar melhores indicadores educacionais do que os homens, inclusive melhores taxa de alfabetização. Em 2022, o percentual de mulheres que sabiam ler e escrever era 93,5%, enquanto o de homens era 92,5%.

Essa vantagem das mulheres foi verificada em praticamente todos os grupos etários analisados, exceto entre os mais velhos de 65 anos ou mais de idade. A maior diferença em pontos percentuais a favor das mulheres foi no grupo de 45 a 54 anos, atingindo 2,7 pontos percentuais, ainda que as mulheres pertencentes aos grupos de idade abaixo de 45 anos sigam apresentando maiores taxas de alfabetização comparadas aos homens dos mesmos grupos de idade. Somente na faixa etária de 65 anos ou mais, os homens apresentavam uma proporção maior de pessoas que sabiam ler e escrever, de 79,9%, comparado ao de 79,6% das mulheres.

A Região Sul se mantém com a maior taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais. O percentual passou de 94,9% em 2010 para 96,6% em 2022. Em seguida, com maiores taxas, vem a Região Sudeste, que variou de 94,6% em 2010 para 96,1% em 2022.

O percentual de alfabetização da Região Nordeste permaneceu o mais baixo do país, embora tenha apresentado aumento – de 80,9% em 2010 para 85,8% em 2022. A segunda menor taxa de alfabetização foi encontrada na Região Norte tanto em 2010 quanto em 2022. Nessa região, o indicador seguiu a tendência nacional, passando de 88,8% em 2010 para 91,8% em 2022, situando-se um pouco mais próximo do índice da Região Centro-Oeste, que passou de 92,8% em 2010 para 94,9% em 2022.

População indígena

A taxa de alfabetização das pessoas indígenas – incluindo as que se consideram indígenas pelo critério de pertencimento –, foi 85% em 2022. De 2010 para 2022, a taxa de analfabetismo dessa população caiu de 23,4% para 15,1%. A queda mais expressiva foi observada na região Norte (de 31,3% para 15,3%).

A queda na taxa de analfabetismo das pessoas indígenas ocorreu em todas as faixas etárias, com as maiores reduções nas faixas de 35 a 44 anos (de 22,9% para 12%), 55 a 64 anos (de 38,3% a 27,4%) e 25 a 34 anos de idade (de 17,4% para 6,7%). Os homens indígenas de 15 anos ou mais têm taxa de alfabetização de 85,7%, 1,4 p.p. acima da taxa de alfabetização das mulheres indígenas (84,3%).

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

‘The Eight Show’, ‘Ashley Madison’ e mais chegam aos streamings

Publicado

em

Por

‘The Eight Show’, ‘Ashley Madison’ e mais chegam aos streamings
ESTADÃO CONTEÚDO

‘The Eight Show’, ‘Ashley Madison’ e mais chegam aos streamings

A sul-coreana ‘The 8 Show’ e a ação com Jason Statham Beekeeper estão as séries e os filmes em destaque nas estreias da semana no streaming . Confira a seguir.

The 8 Show

Enquanto os fãs de ‘Round 6’ ainda não têm a 2.ª temporada da atração, eles podem ficar com esta outra série sul-coreana da Netflix envolvendo um gameshow bizarro com muito dinheiro em jogo.

Oito pessoas são convocadas a conviver em uma espécie de reality show no qual ficam confinadas, e têm de viver longamente juntos em prédio de oito andares. Quanto mais o tempo passa, mais dinheiro receberão ao fim do desafio. Netflix. Estreia: sáb.,18

Beekeeper: Rede de Vingança

Estrelado por Jason Statham, o filme tem início quando um apicultor que trabalha na casa da sra. Parker toma conhecimento de que a amiga se matou após ser vítima de um golpe pela internet que lhe tomou todas as suas economias. Em busca de vingança, ele decide ir à sede da empresa que realiza as práticas ilícitas. A partir daí, surgem tramas bem maiores envolvendo interesses de poderosos. Como a maioria dos longas de ação com Statham, este traz uma série de cenas com luta, tiros e explosões. Prime Video. Estreia: 6.ª, 17

Ashley Madison: Sexo, Mentiras e Escândalo

Baseada em fatos reais, a série documental de três episódios aborda o site de relacionamentos Ashley Madison, voltado exclusivamente a pessoas casadas que desejavam um caso extraconjugal, que fez sucesso em alguns países na última década

A atração traz a visão de usuários que traíram, de seus parceiros traídos, do criador da empresa e mostra ainda o problema de cibersegurança que atingiu a plataforma em 2015, quando houve um grande vazamento de informações de seus usuários Netflix. Já em cartaz.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

The post ‘The Eight Show’, ‘Ashley Madison’ e mais chegam aos streamings first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo