fbpx
Conecte-se conosco

Geral

TRE/AC agenda para segunda, julgamento que pode confirmar cassação do prefeito e do vice Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Juruá Online

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), realiza na próxima segunda-feira, 02 de dezembro, o julgamento do recurso eleitoral referente ao processo que resultou na cassação do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, do vice Zequinha Lima e da suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito Vagner Sales.

O julgamento está marcado para acontecer as 9h em Rio Branco. No processo, a coligação do atual prefeito Ilderlei Cordeiro é acusada de oferecer dinheiro em troca de apoio de candidatos de outra coligação nas eleições de 2016. Na época foram presos em flagrante pela Polícia Federal o então chefe de gabinete da prefeitura Mário Neto e o candidato a vereador Edson de Paula, dirigente local do PSDB na época. Eles também são réus no processo e devem ter os direitos políticos cassados.

O candidato a vereador Clebisson Freire que pertencia a coligação do então prefeito Henrique Afonso, disse que chegou a se reunir com o então prefeito Vagner Sales com quem firmou uma proposta de cinco mil reais, para mudar de coligação. Ele apresentou um áudio à Polícia Federal da possível negociação.

Os envolvidos chegaram a ser inocentados em primeira instância, mas a coligação adversária recorreu e o processo teve prosseguimento. Em julho desse ano os réus foram condenados com cassação dos direitos políticos e possíveis perdas de mandatos. O prefeito Ilderlei Cordeiro recorreu da decisão, agora o recurso que pode determinar, ou não, o afastamento dele e do vice Zequinha Lima do cargo será julgado.

Caso se confirme a condenação e afastamento imediato dos cargos, a justiça pode determinar que o presidente da Câmara de Vereadores assuma o cargo, até a realização de uma eleição suplementar.
Em entrevista exclusiva, concedida a TV Juruá, o prefeito Ilderlei Cordeiro enfatizou que não fez nada de errado e se considera inocente.

“A turma do contra tá doida que eu seja cassado, pensando que eu vou disputar eleição e eles perderem de novo. Eu não fiz nada de errado, é a política velha, a política antiga, que tenta cooptar pessoas, fazendo um jogo sujo e baixo, e eu não concordo com isso. Quero que o áudio seja verídico para eles analisarem e ver que na hora que entrei na reunião, não falo em compra de ninguém por nada, nem por dinheiro nem por cargo, e saio do mesmo jeito, e infelizmente a turma do contra fala de dinheiro no começo e no final”, relatou.
Cordeiro enfatizou ainda que está confiante e garante permanência até o fim do mandato.

“Caso a justiça decida pelo afastamento tenho que entrar com recurso mais uma vez, pois temos outras instâncias. Temos recursos no TRE, TSE e no Supremo. Os que torcem que eu saia do mandato ainda nesse ano ou no ano que vem, vou sim sair, mas no dia 31 de dezembro de 2020”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusados de executar e decepar orelha da vítima são julgados

Publicado

em

Os presidiários Patrick Lima de Oliveira, Maicon Thallys Andrade dos Santos e Jonas Pereira Neves Filho  estão sendo julgados nesta quinta-feira, 2,  pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri.

Os três são acusados pela execução do ex-presidiário Dejesus Souza de Farias, morto na madrugada de 19 de maio do ano passado.

O crime aconteceu na Rua Flor de Maio, no Bairro Eldorado, em Rio Branco.

Consta na investigação, que Patrick Lima , Maycon Thallys e Jonas Pereira invadiram o apartamento, onde a vítima morava.

Na sequência, sem dar qualquer chance de defesa,  mataram Dejesus. A vítima foi assassinada  a tiros e a golpes de faca, na frente da esposa.  A mulher também foi baleada de raspão na cabeça.

Os bandidos ainda decepatara uma das orelhas da vitima para confirmar a autoria do crime.

Maycon Thallys e Jonas Pereira foram presos em junho do ano passado, por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.

A dupla, segundo o inquérito, mesmo com as prisões decretadas, passou ameaçar, as testemunhas, entre elas a mulher de Dejesus.

Patrick Lima, conhecido por IML, foi preso pela Polícia Militar, após matar o estudante Jorge Luiz de 15 anos, e ainda tentar contra a mãe da vítima.

Comentários

Continue lendo

Geral

Da custódia para cela: Trio que tentou matar taxista durante assalto tem prisão preventiva decretada

Publicado

em

A Justiça do Acre decretou, em audiência de custódia, as prisões preventivas de Weverton Feliciano Pereira, Lorana Nascimento Gadelha e Jeferson de Souza Vieira.

A decisão foi do Juiz da Comarca do Bujari, em sessão realizada na tarde desta terça-feira, 30, no Fórum da Cidade.

O trio é acusado de atirar na cabeça de um taxista durante um roubo.

Em um dos trechos, o magistrado justificou a prisão. “Como forma de preservação da ordem pública, sendo necessária para a instrução criminal e importante para garantia da futura aplicação da lei penal”.

Weverton Feliciano, Lorana Gadelha e Jeferson Vieira, foram presos na noite da última segunda-feira, 29, por policiais militares do 1º Batalhão.

O trio, é acusado de assaltar o taxista, Márcio Alex Feitosa de 46 anos.

O crime aconteceu, após os bandidos, contratar uma corrida até o Bujari.

A vítima, foi rendida durante o trajeto e na tentativa de fuga, atingida com um tiro de raspão na cabeça.

Pouco tempo depois, os autores do crime, foram detidos após uma perseguição policial.

A arma usada na tentativa de latrocínio, foi apreendida.

A Polícia Civil terá agora, o prazo de dez dias, para finalizar o inquérito.

Comentários

Continue lendo

Geral

Casal que armou emboscada para assaltar médico é condenado

Publicado

em

O presidiário José Gilberto Rocha dos Santos e a jovem Cibelle Oliveira da Costa, foram condenados a quase 20 anos de prisão por envolvimento no assalto a um médico.

A decisão é do Juiz da Vara de Delito de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco Gustavo Sirena.

A sentença foi preferida na terça-feira, 30. José Gilberto Rocha dos Santos terá que cumprir 11 anos, 10 meses e 20 dias, em regime fechado.

Já Cibelle Oliveira, foi condenada a 7 anos e 4 meses. O regime da pena é o semiaberto. Mas a ré poderá recorrer em liberdade.

O casal foi denunciado pelo crime de roubo qualificado mediante a emprego de violência.

Consta na investigação, que a vítima foi atraída para uma emboscada. O médico teria marcado um encontro com Cibele pelas redes sociais. Mas ao ir ao encontro da jovem, acabou rendido por criminosos. O roubo ocorreu em 18 de novembro de 2022, no Bairro do Bosque.

A vítima foi abordada pelos bandidos, quando esperava Cibelle, em um posto de combustíveis, na Avenida Getúlio Vargas.

Após ser agredido, o médico foi obrigado a fazer um pix no valor de R$ 2 mil.

Depois, teve que entregar o cartão de crédito e a senha, onde os bandidos sacaram quase R$ 12 mil.

Consta ainda, na investigação, que profissional foi deixado armado em árvore, na zona rural da cidade.

Os acusados foram identificados e presos por investigadores da DCORE.

Matéria relacionada:

Bonita e perigosa: Presa jovem que atraiu vítima para ser assaltada

Comentários

Continue lendo