fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Travessia/ac24horas no governo: Gladson tem 47%, Jorge 33%, Mara 11% e Petecão 6%

Publicado

em

O Instituto Travessia Diagnóstico, empresa contratada pelo ac24horas para aferir a intenção de voto da população do Acre, divulgou os números da corrida ao Palácio Rio Branco nesta quarta-feira, 28. De acordo com a pesquisa estimulada, o governador Gladson Cameli (PP), candidato à reeleição, aparece na liderança com 44%, seguido por Jorge Viana (PT), com 31%, e Mara Rocha (MDB) 10%. Sérgio Petecão (PSD) aparece com 6%, Márcio Bittar (UB) 2% e David Hall (AGIR) 1%. Nilson Euclides (PSOL) não pontuou nesta amostragem. Brancos e nulos registraram 3% e não sabem ou não responderam também marcou 3%.

Com o levantamento estimulado, na simulação de votos válidos, Cameli aparece com 47%, Viana com 33%, Mara 11%, Petecão 6%, Bittar 2% e David Hall 1%.

Já na pesquisa espontânea, Cameli aparece com 39%, Jorge com 26%, Mara 7%, Petecão 3% e Bittar 1%. Branco e nulos marcou 7% e 17% não souberam ou não responderam.

REJEIÇÃO

No quesito rejeição, Jorge Viana e Petecão estão empatados com 38%, seguido por Gladson 34%, Bittar 31%, Mara 23%, Nilson 15% e Hall 12%.

CENÁRIO DE SEGUNDO TURNO

A pesquisa também realizou a simulação de segundo turno. Na aferição, Gladson venceria Jorge Viana por 48% a 35%. 11% marcaram brancos e nulos e 6% não sabem ou não responderam.

Já na disputa direta com Mara Rocha, Cameli venceria a emedebista com 53% contra 27%. Brancos e nulos marcaram 12% e 8% não sabem ou não responderam.

No confronto direto com Márcio Bittar, Cameli também venceria com 56% contra 25%. 11% optaram por brancos ou nulos e 8% não sabem ou não responderam.

Já na simulação com Petecão, Cameli também ganharia com 56% contra 23%. 13% optaram por branco ou nulo e 8% não sabem ou não responderam.

Em outro cenário, onde Jorge Viana e Mara Rocha disputassem o segundo turno, o petista leva a melhor com 39% contra 33%. 13% optaram pelo branco e nulo e 15% não sabem ou não responderam. Já contra Bittar, Viana venceria com 40% contra 26%. 15% brancos e nulos e 19% não sabem ou não responderam. Em cenário disputando contra Petecão, Viana venceria 40% a 26%. 15% brancos ou nulos e 19% não sabem ou não responderam.

A pesquisa do Instituto Diagnóstico ouviu 1.200 eleitores por telefone entre os dias 24 a 27 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05815/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Acre com o número AC-08454/2022.

Comentários

Continue lendo

Extra

Madrugada agitada em Epitaciolândia: três acidentes de trânsito são registrados em diferentes pontos da cidade

Publicado

em

A madrugada deste domingo (6) foi marcada por uma série de acidentes de trânsito em Epitaciolândia, no interior do Acre. Três veículos se envolveram em ocorrências distintas em bairros diferentes do município. Apesar dos danos materiais significativos, até o momento, não há registro de feridos encaminhados ao Hospital Regional do Alto Acre.

Um dos casos ocorreu na Rua Benevenuto Peres Lima, próximo a um bar, onde um veículo Hyundai/Creta, de placas SQS-4E90, colidiu com outros carros estacionados. Segundo informações, o motorista teria perdido o controle da direção, provocando uma batida em cadeia. O veículo conduzido por A.D.F.C., de 51 anos, atingiu a traseira de um Renault/Kwid, que, por sua vez, foi empurrado contra um VW/Gol e, posteriormente, um Chevrolet/Onix.

O condutor apresentava sinais visíveis de embriaguez e foi conduzido à delegacia por uma equipe do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), onde foi submetido aos procedimentos legais.

Outro acidente foi registrado no Bairro Liberdade. Um veículo modelo VW/Saveiro perdeu o controle e colidiu violentamente contra um poste, danificando gravemente a parte dianteira do automóvel. Não há informações sobre o estado de saúde do condutor ou demais ocupantes. A empresa responsável pela rede elétrica realizou a troca do poste e normalizou o fornecimento de energia na área afetada.

Já no Bairro Baixa Verde, uma caminhonete Chevrolet, de placas RSX-0D15, foi encontrada capotada em um ramal nas primeiras horas do dia. Um guincho foi acionado para remover o veículo do local. Assim como nos outros casos, não houve registros de feridos ou entrada de vítimas no hospital.

Todos os casos estão sob investigação das autoridades competentes para apurar as causas e eventuais responsabilidades pelos acidentes.

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovem é executado a tiros durante noite chuvosa em Epitaciolândia

Publicado

em

Vítima, identificada como Victor Rafael, foi alvejada a queima-roupa; autor fugiu e polícia intensifica buscas

Em um crime foi registrado na noite desta sexta-feira (4), um jovem foi executado com pelo menos cinco tiros a queima-roupa na Rua Ana de Souza Lira, no Bairro Liberdade, em Epitaciolândia.

A vítima, identificada preliminarmente como Victor Rafael, morador do Bairro José Hassem, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Segundo testemunhas, o atirador fugiu imediatamente após o crime, deixando a vítima caída na calçada. Socorristas do SAMU foram acionados, mas apenas confirmaram o óbito.

A Polícia Militar isolou a área e acionou a Polícia Técnica do IML para os procedimentos periciais. O corpo foi removido e encaminhado a Rio Branco para autópsia.

A PM realizou rondas na região, mas nenhum suspeito foi preso. As motivações do crime ainda são desconhecidas, e as investigações seguem em andamento. Autoridades aguardam confirmação oficial da identidade da vítima, que não portava documentos no momento do crime.

Comentários

Continue lendo

Extra

Em Brasiléia, Nicolau Jr entrega certificados para 100 alunos do curso de redação da Escola do Legislativo

Publicado

em

A Escola do Legislativo Acreano ofertou nos últimos dois dias, em Brasiléia, um curso de redação para alunos de cinco escolas de ensino médio do Alto Acre. A oficina intensiva de “redação nota 1000” contemplou cem alunos com oito horas de aulas teóricas e práticas de redação, preparatória para o ENEM.

A entrega dos certificados aconteceu na tarde desta sexta feira, 4, na escola Kairala José Kairala, em Brasiléia, com a presença dos estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, do vice prefeito Amaral do Gelo e os deputados Gilberto Lira e Tadeu Hassem.

A oficina faz parte do Programa de interiorização das ações da Escola do Legislativo, que tem ainda na grade, cursos de história do Acre, geografia, inglês e matemática.

“Quando recebemos a notícia que nossa região havia sido contemplada com esse curso, a gente vibrou de alegria e nos mobilizamos para que nosso estudantes pudessem aproveitar ao máximo essa oportunidade. Quero agradecer a sensibilidade do presidente Nicolau por ter ofertado essa grande oportunidade para nossa educação “, disse a professora Cecília Carvalho, coordenadora do Núcleo de Educação do Alto Acre.

O deputado Tadeu Hassem, que nasceu em Brasiléia, agradeceu em nome dos professores e da comunidade a iniciativa da ALEAC, e lembrou que foi na escola Kairala José Kairala onde concluiu o ensino médio.

A estudante Emanuele Saraiva, de 17 anos, aluna da escola onde ocorreu a oficina disse que a iniciativa estimula os jovens e prepara com mais qualidade cada um para o ENEM.

“A gente não tem aqui esse tipo de oficina e quando recebi a notícia que teríamos esse curso, vi a oportunidade de melhor me preparar. Espero que possam levar para outras cidades também”, comentou.

O presidente da ALEAC, Nicolau Jr disse ao final da solenidade que já determinou a equipe da Escola do Legislativo que estenda a oficina para todas as regiões do estado.

“Fiz questão de começar esse programa aqui no Alto Acre porque sei do potencial dos nossos estudantes e de quanto é importante para eles. Já determinou ao pessoal da Escola do Legislativo que leve esse e outros cursos para todos os municípios que pudermos contemplar até a data do ENEM”, disse Nicolau.

Comentários

Continue lendo