Cotidiano
Tradição do “roubo de galinha” em Marechal Thaumaturgo termina em violência após intervenção de facção
Homem que furtou aves no Sábado de Aleluia foi agredido com ripas de madeira por criminosos; vídeo mostra vítima sendo coagida a admitir o furto

Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem é agredido com ripas de madeira por integrantes do grupo. Foto: ilustrativa
Marechal Thaumaturgo/AC – Um costume antigo do Sábado de Aleluia, conhecido como “roubo de galinha”, acabou em agressão e ameaças no município de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre. Um homem que tentou manter a tradição — em que moradores furtam galinhas para o almoço de encerramento da Quaresma — foi surrado por integrantes de uma facção criminosa que atua na região.
O caso ganhou repercussão após um vídeo circular nas redes sociais, mostrando o momento em que o homem, segurando duas galinhas, admite o furto e promete não repetir o ato, enquanto é agredido com ripas de madeira. Nas imagens, um dos agressores, aparentemente líder do grupo, orienta que os golpes não atinjam a cabeça da vítima. Após várias pancadas, a surra é interrompida.
Entre a tradição e a criminalização
O “roubo de galinha” é uma prática folclórica em algumas comunidades rurais, onde o furto das aves é visto como uma brincadeira típica do período. No entanto, neste caso, o ato foi tratado como crime e resultou em violência extralegal.

O homem foi flagrado com duas galinhas furtadas de um galinheiro e acabou sendo punido por membros de uma facção criminosa que atua no município. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o suspeito admitindo o furto. Foto: ilustrativa
O que se sabe até agora:
- Homem foi flagrado com duas galinhas furtadas;
- Agredido por membros de facção, que aplicaram “justiça própria”;
- Vídeo mostra vítima coagida a confessar o furto;
- Estado de saúde do agredido ainda não foi divulgado;
- Nenhum dos envolvidos na agressão foi preso até o momento.
Implicações legais
Além do furto (art. 155 do Código Penal), a ação violenta do grupo configura crimes como lesão corporal (art. 129) e constrangimento ilegal (art. 146). A Polícia Civil deve investigar o caso, que mistura tradição cultural e violência organizada.
A reportagem tentou contato com a delegacia local, mas não obteve informações sobre inquérito ou possíveis prisões. O Ministério Público também pode ser acionado para apurar abusos.
O Acre, assim como outros estados da região Norte, tem registrado casos de facções impondo suas próprias regras em comunidades, substituindo a ação do Estado em conflitos locais.

Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre. Um homem que tentou manter a tradição — foi surrado por integrantes de uma facção criminosa que atua na região. Foto: internet
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Você precisa fazer login para comentar.