fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Trabalhadores dos Correios podem entrar em greve a partir de terça

Publicado

em

Os trabalhadores dos Correios podem decidir por deflagrar greve por tempo indeterminado na noite de terça-feira (14). O motivo é a falta de avanço nas negociações que tentam evitar demissões. Eles protestam também contra a nova forma de entrega determinada pela direção da empresa, que amplia a demora para o recebimento de correspondências.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC), Suzy Cristiny, os dirigentes da empresa ainda passaram a cobrar dos trabalhadores a assistência médica que vem consumindo até 40% dos salários daqueles que recebem pouco mais de um salário mínimo.

“Há meses estamos buscando uma negociação, tentando evitar prejuízos para o trabalhador e para a população. Os diretores da empresa querem que o carteiro passe na sua rua a cada três dias, acabando com a entrega diária, prejudicando os moradores e aumentando a carga de trabalho que vai se acumulando”, afirmou a sindicalista.

A presidente do Sintect-AC denunciou uma política de fechamento de agências, o que também prejudicará a população que depende dos serviços de envio de correspondências.

“A empresa é pública, portanto, tem uma responsabilidade social com a população. Temos muitas famílias que sacam dinheiro nas agências, que solicitam CPF e enviam correspondências. Se houver o fechamento, existirá o aumento de filas e a dificuldade de chegar até os Correios mais próximo”, alertou.

De acordo com Suzy Cristiny, todos os anos vários carteiros são obrigados a procurarem o médico por doenças relacionadas a exposição ao sol ou a acidentes. Os atendentes também procuram tratamento de saúde pelo esforço repetitivo que causa lesão nas mãos. Todos os problemas relacionados com as funções, agora, estão sendo cobrados dos trabalhadores.

“O funcionário já ganha pouco, ninguém quer ser carteiro, porque sofre com o sol, com a chuva, com a violência, com acidentes, e a estatal manda descontar do salário o pagamento dos serviços de saúde que deveriam ser custeados pelo patrão”, acusou a presidente do Sindicato.

Caso haja greve, os trabalhadores manterão o mínimo de trabalhadores previsto em lei para atender a população.

“Não queremos entrar em greve, porque sabemos dos problemas, mas, se não houver alguma manifestação, a população ficará sem o serviço em breve pelo consequente caos nas entregas provocado por incompetentes que administram a empresa”, finalizou Suzy Cristiny.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia reforça compromisso com o Alfabetiza Acre

Publicado

em

A secretária municipal de Educação de Brasiléia, Raiza Dias, acompanhada de sua equipe técnica, esteve em Rio Branco em uma agenda estratégica para o fortalecimento da educação no estado.

No primeiro momento, participou da apresentação dos resultados do Avalia Acre, que reuniu gestores e técnicos de todo o estado para analisar dados da avaliação de aprendizagem e planejar novas estratégias pedagógicas. Na ocasião, também foi celebrada a adesão de 22 municípios ao programa Alfabetiza Acre, iniciativa que visa garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa.

Em seguida, a secretária participou da reunião presencial promovida pela Undime/AC, que discutiu temas essenciais para a gestão educacional, como transporte escolar, realidade das escolas do campo, das águas e da floresta, e a Resolução CIF Nº 15 sobre a distribuição de recursos do VAAR em 2026.

“A adesão ao Alfabetiza Acre e o trabalho conjunto com o estado e demais municípios reforçam nosso foco em oferecer uma educação de qualidade e transformar vidas por meio do conhecimento.” destacou a secretária Raiza Dias.


Por Verônica Rodrigues
Secom/PrefeituraDeBrasileia

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia inicia elaboração do orçamento municipal para 2026 com foco em transparência e desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Reunião com secretarias define metas e prioridades para garantir uso eficiente dos recursos públicos

A Prefeitura Municipal deu início ao processo de elaboração do orçamento anual referente ao exercício de 2026. Em reunião realizada com a participação de todos os secretários municipais, foram discutidas as prioridades, metas e ações que deverão nortear os investimentos e a gestão dos recursos públicos no próximo ano.

O objetivo é assegurar que o planejamento orçamentário reflita as reais demandas da população, promovendo um desenvolvimento sustentável e equilibrado em todas as áreas da administração. Durante o encontro, os gestores destacaram a importância de alinhar os projetos de cada pasta com as diretrizes da gestão, priorizando iniciativas que gerem impacto positivo e duradouro na qualidade de vida da população.

A construção do orçamento também reafirma o compromisso da atual administração com os princípios da transparência, da participação cidadã e do equilíbrio fiscal, considerados fundamentais para a boa governança pública.

O planejamento segue etapas técnicas e legais, incluindo a escuta de representantes da sociedade e a posterior apresentação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) à Câmara Municipal para discussão e votação.

Comentários

Continue lendo

Flash

Jovem é executado a tiros em via pública no Bairro Hélio Melo, em Rio Branco

Publicado

em

Eduardo Freitas Xavier, de 24 anos, foi morto por criminosos armados em um ataque que tem características de execução; Polícia Civil investiga o caso

Um crime com fortes indícios de execução foi registrado na tarde desta quarta-feira (9), na Travessa União, no Bairro Hélio Melo — região conhecida como Sapolândia —, no Segundo Distrito de Rio Branco. A vítima, identificada como Eduardo Freitas Xavier, de 24 anos, foi assassinada a tiros enquanto caminhava pela rua.

Segundo informações repassadas por testemunhas à Polícia Militar, Eduardo foi surpreendido por ocupantes de um veículo. Pelo menos dois homens desceram do carro e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra ele. Os criminosos fugiram logo em seguida, tomando rumo ignorado.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas ao chegar ao local apenas pôde constatar o óbito. Eduardo morreu antes de receber atendimento médico.

A motivação do crime ainda é desconhecida. No entanto, a polícia informou que Eduardo já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio há cerca de três anos, quando sobreviveu após ser baleado. Durante a adolescência, ele também passou por uma unidade socioeducativa da capital.

O caso foi registrado e está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Acre. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Comentários

Continue lendo